Connect with us

Bico do Papagaio

Frank Tamba acusa diretor do IFTO de usar carro e diárias em ato de campanha eleitoral

Publicado

em

diretor de Relações Institucionais da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Cícero Salatiel Pereira Lopes.

O diretor de Relações Institucionais da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Cícero Salatiel Pereira Lopes, responde à representação administrativa por ter sido flagrado utilizando a máquina administrativa e estrutura da instituição como carro e diárias para ir a reuniões e atos de campanha do candidato da situação. Apoiador declarado do candidato da situação à reitoria do IFTO, o diretor foi alvo de denúncia no órgão.

A denúncia é do candidato a reitor Frank Tamba.

“No dia 18/10/2017 o representado, ao invés de ordinariamente estar se deslocando para cidade de Araguatins-TO para participar supostamente de evento naquela localidade, conforme a solicitação, em verdade, se fez presente fazendo uso de veículo de propriedade do IFTO para deslocamento e com o recebimento ilícito de Diárias no debate dos candidatos a Reitor do IFTO em sua íntegra no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins na cidade de Colinas do Tocantins, oportunidade na qual realizou campanha eleitoral em favorecimento ao candidato apoiado pela atual gestão do IFTO, o professor Antônio da Luz Junior, fato este astuciosamente omitido pelo representado no respectivo  relatório de viagem de sua autoria, datado de 21 de outubro de 2017”, revela a representação.

Ainda conforme a representação, o fato “é de grande gravidade, pois afronta diretamente o Regulamento Eleitoral aprovado pela Resolução n.o 47/2017/CONSUP/IFTO, de 23 de agosto de 2017, que estabelece as normas referentes ao processo de consulta para eleição do Reitor, dos Diretores-Gerais dos Campi e Diretores dos Campi avançado do IFTO, bem como, gera lesão ao Patrimônio Público e a Moralidade Administrativa, constituindo-se em tese em ato de improbidade em desfavor da Administração Pública, fazendo-se necessária a adoção de medidas tempestiva e austeras pela Comissão Eleitoral Central de modo a resguardar a legalidade e moralidade do processo eleitoral, conforme veremos em sequência”.

A representação se baseia no artigo 26, que é claro: “É vedado, durante o período de propaganda eleitoral, sob qualquer pretexto: III – a utilização de recursos financeiros, materiais ou patrimoniais de natureza pública, inclusive do IFTO, apoio partidário ou empresarial para cobertura da campanha eleitoral,  ressalvadas as promoções de iniciativa das comissões eleitorais, garantida a igualdade de oportunidade a todos os candidatos”.

Conforme a representação, tal atitude “além de infração ao Regulamento Eleitoral do IFTO (BIÊNIO 2018-2022) é prática de ato de improbidade administrativa. A representação pede que o diretor seja alvo de Processo Administrativo Disciplinar para apurar a responsabilidade do servidor”.

Pneu furado

A justificativa que ele deu para participar de um dos eventos, em Colina,s por exemplo, foi , no mínimo, interessante: no retorno de uma viagem a Araguatins o carro do IFTO usado por ele teve o pneu estourado próximo a Colinas. Ele alega que não pode consertar o pneu e resolveu passar no campus de Colinas. Coincidentemente, no momento estava ocorrendo o debate entre os candidatos a reitor. “Acontece Senhor Presidente, que nesse dia acontecia o Debate Eleitoral no Campus Colinas, e como os servidores estava no debate, achei por bem esperar o fim do debate e tentar resolver meu problema”, justificou Salatiel em resposta à representação.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Nova vítima por Covid-19 é confirmada

Publicado

em

Subiu para 37 o número de mortes em decorrência da Covid-19, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio. A informações foi dada pelo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), desta terça, 2.

A vítima é um homem de 84 anos, sem comorbidades relatadas. O óbito aconteceu dia 7 de fevereiro, no Hospital Unimed de Imperatriz, na região Tocantina, estado do Maranhão.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: BRK Ambiental inicia obra de expansão do sistema de esgoto

Publicado

em

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, iniciou as obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário de Tocantinópolis, município localizado na região norte do estado. 

Nesta primeira etapa, serão construídos cerca de 17 mil metros de novas tubulações, que irão beneficiar diretamente mais de 970 famílias dos setores Alto da Boa Vista I, II e III, garantindo o acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto. A previsão é que as obras sejam concluídas em setembro deste ano. 

De acordo com o engenheiro da concessionária, Igor Marinho, os benefícios da expansão do saneamento na região serão imediatos. “A chegada do saneamento em novas áreas transforma para melhor a vida das pessoas, garantindo mais saúde, educação, empregabilidade, além de colaborar com a preservação do meio ambiente”, explica. 

São mais de 15 milhões de brasileiros que tiveram suas vidas impactadas pelos serviços de água e esgoto de qualidade oferecidos pela BRK Ambiental em diversas regiões do Brasil. Durante as obras em Tocantinópolis, algumas ruas e avenidas precisarão ser interditadas, para a segurança dos trabalhadores e dos pedestres. 

Confira o cronograma completo: 

Segunda-feira (01) 

Rua Minas Gerais entre as ruas 21 de Abril e Rio Branco 

Rua Amazonas entre as ruas Araguaia e Imperatriz 

Rua 05 

Terça-feira (02) 

Rua Minas Gerais entre a Av. A e rua Rio Branco 

Av. Rio de Janeiro entre a Rua Rio Branco e Av. A 

Rua 05 

Quarta-feira (03) 

Rua Minas Gerais entre Av. A e Rua Imperatriz 

Av. Rio de Janeiro entre Av. A e Rua Imperatriz 

Rua 05 

Quinta-feira (04) 

Rua Minas Gerais entre Av. A e Rua Imperatriz 

Av. Rio de Janeiro entre Rua Araguaia e Rua Imperatriz 

Rua Rio Branco entre Rua Nova e Rua Bela Vista 

Sexta-feira (05) 

Rua Minas Gerais entre Rua Araguaia e Rua Imperatriz 

Rua Tocantins entre Trav. Araguaia e Rua Filadélfia 

Rua Rio Branco entre Rua Nova e Rua Bela Vista 

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Aquiles e Elizabete recorrem ao TRE sobre decisão que reprovou contas de campanha

Publicado

em

A defesa do prefeito Aquiles da Areia (PP) e da vice Professora Elizabete (PSD), após terem recurso negado que pedia em primeira instância, a reforma da decisão que reprovou a prestação de contas de campanha eleitoral de 2020, agora agravaram a decisão por meio de Recurso Eleitoral, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta terça, dia 2.

Aquiles e Elizabete tiveram suas contas de campanhas reprovadas por irregularidades principalmente na aplicação de recursos do Fundo Eleitoral de Financiamento de Campanha (FEFC), que é um fundo público destinado ao financiamento de campanhas eleitorais de candidatos políticos.

A Justiça também determinou que Aquiles e Elizabete, devolvam ao Tesouro Nacional R$ 78.305,00 (Setenta e Oito Mil Trezentos e Cinco Reais) e paguem multa eleitoral no valor de R$ 56.432,21.

Continue lendo
publicidade Bronze