- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 08 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Hemocentro do Bico e restante do Tocantins necessitam de doação de sangue tipo O negativo

Mais Lidas

A Hemorrede do Tocantins está com os estoques de sangue tipo O- (negativo) em estado crítico, sob-risco de falta para casos emergenciais. Por isso, está convocando os doadores para que se sensibilizem e compareçam a uma unidade do hemocentro mais próximo para, mais do que nunca, praticar esse gesto voluntário de doar sangue e reverter essa situação.

O sangue ‘O negativo’ é considerado universal e pode ser transfundido em qualquer pessoa, pois, em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sangue do paciente, ele é utilizado pelos hospitais. Por isso, esse tipo sanguíneo é de fundamental importância e não pode faltar nos bancos de sangue.

“Estamos passando por uma situação delicada, por isso estamos convocando toda a população para comparecer em uma de nossas unidades, a situação é crítica e alarmante, o sangue não tem como ser fabricado, por isso precisamos da ajuda dos nossos doadores para reverter essa situação”, afirmou a superintendente da Hemorrede do Tocantins, Heloina Oliveira.


Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
• Estar em boas condições de saúde;
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
• Não ter diabetes em uso de insulina;
* Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

1 Comentário

  1. Boa tarde!!!! Lendo a reportagem, percebi que falta muito a ser feito para que esta situação seja amenizada. Sou doador desde a década de 90. Sempre que alguém necessita de sangue, as dificuldades são imensas para os familiares do paciente, pois os mesmos são responsáveis por encontrar os DOADORES, seja de qualquer tipo sanguíneo. Minha sugestão é que deveria ser formado um convênio/parceria entre Estado e Municípios. ficando os mesmos responsáveis para encontrar os doadores e levá-los até ao local de coleta. Pois, hoje, fica praticamente inviável o doador de outras localidades onde não há ponto de coleta se deslocarem, por conta própria até este local, pois as despesas são enormes.
    Para se ter uma ideia do quanto a situação é complicada, pois há poucos municípios onde há uma RELAÇÃO de doares na Secretaria Municipal de Saúde. Essa dificuldade sempre prevalecerá enquanto o poder público não tomar tais providências.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias