Após nível do Rio Tocantins recuar, chegando nesta quarta-feira (29) em 5.14 metros acima do normal, a partir de quinta-feira (30), algumas famílias poderão retornar para suas casas. Segundo a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), a ação iniciará no abrigo Governador Archer, no Centro, e nos abrigos do Parque Alvorada II.
Assim como ocorreu na retirada das famílias, a volta também será feita pela Defesa Civil. A equipe fará toda a mudança das famílias conforme o cronograma, observando os locais que já estão sem pontos de alagamentos.
O superintendente Josiano Galvão, explica que além do monitoramento dos locais, os agentes também estão de olho na previsão do tempo, e de possíveis riscos de novos alagamentos para não ocorrer de nenhuma família voltar para casa e ter que sair novamente.
“Estamos preparando o retorno das famílias, mas desde já deixamos claros que as famílias só voltam se, se sentirem confortáveis, e seguras, ou seja, vai do entendimento de cada um. Além disso, a Prefeitura trabalha também na limpeza total do local, com diversas frentes de serviços para a população”, afirma Josiano.