Connect with us

Bico do Papagaio

ITAGUATINS: Projeto Histoarte em alusão ao Dia da Consciência Negra e reciclagem é destaque em escola

Publicado

em

A Escola Municipal Santo Antônio da Cachoeira, da cidade de Itaguatins, no Bico do Papagaio, realizou na sexta, 22, o Projeto Histoarte em alusão ao Dia da Consciência Negra e a Reciclagem como sustentabilidade. Os professores idealizadores foram os professores Naudo Barbosa e Maria de Fátima Alves da Silva.

Segundo os professores, a Consciência Negra foi criada para dar voz aos negros e ressaltar a sua luta contra a discriminação racial. “É muito importante refletirmos sobre a posição deles na sociedade, já que sofrem preconceito até hoje, além de terem sua imagem ofuscada na maioria dos lugares”, disse o professor Naudo Barbosa.

Ainda segundo o professor historiador Naudo Barbosa, no atual cenário nacional de crise, seja econômica ou de política institucional, a população mais pobre e negra do país é a mais atingida, com a perda de direitos. “A quem diga que o Brasil, onde a maioria da população é negra, é um dos países mais racistas do mundo. Não é difícil perceber, é só olhar ao redor. O racismo que está institucionalizado nos diversos espaços, na educação, na saúde, na segurança pública tem que ser debatido e revertido o ano todo, não só em novembro esse contexto atual, apresenta novos desafios para os movimentos socioculturais negros, no momento que atravessamos hoje, quando o racismo está tão forte assim como a intolerância e violência religiosas. Quando enaltecemos esse legado, nós estamos dando uma opção para que as pessoas reflitam. Assim, o Dia da Consciência Negra não é meramente de comemoração, é momento de muita luta e reflexão para apontar caminhos para uma sociedade mais justa e igualitária. Quando enaltecemos esse legado, nós estamos dando condições para que as pessoas reflitam”, disse.

Para a professora Maria de Fátima Alves da Silva uma das idealizadoras do projeto, o homem passou a se preocupar com o meio ambiente quando começou a perceber que suas interferências estavam influenciando a sua qualidade de vida. E dentre os diversos problemas ambientais, ela cita o lixo gerado diariamente nas residências e que pode ser amenizado com a reciclagem.

“Podemos nos questionar e refletir: Em que tipo de mundo queremos viver? Em um mundo minimamente habitável com recursos para prover a nossa existência ou em mundo poluído com tanto lixo acumulado?”, finalizou a professora.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Em jogo eletrizante, TEC derrota Interporto e vai disputar final do Tocantinense 2020

Publicado

em

O Tocantinópolis Esporte Clube (TEC), venceu o Interporto nesta segunda-feira (25) na semifinal do Tocantinense 2020. A disputa começou com o Tigre na frente com dois gols ainda no primeiro tempo, Tozin marcou o primeiro para a equipe portuense e Lelo marcou o segundo. No segundo tempo o Tocantinópolis empatou com dois gols do centroavante Jheimy. O segundo gol foi aos 46 minutos do segundo tempo.

Com tudo igual, a disputa foi para os pênaltis. O TEC então se saiu melhor marcando quatro, enquanto o Interporto fez apenas dois. Os dois times tinham empatado no jogo de ida, realizado em março de 2020, antes do campeonato ser paralisado por causa da pandemia de Covid-19,

A partida entre os dois times estava prevista para o domingo (24), mas foi adiada. A decisão foi em solidariedade ao trágico acidente que matou quatro atletas e o presidente do Palmas, além do piloto do avião que os transportava.

Agora o Tocantinópolis aguarda o vencedor do jogo entre Palmas e Araguacema pela outra semifinal. A partida seria no dia 28 de janeiro, mas também foi adiada por causa do acidente e não tem data para acontecer. (GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Representante da Sousa Cruz visita 9º BPM

Publicado

em

Na última sexta-feira, 22, o capitão José Carlos da Costa Abreu, que está respondendo pelo comando do 9º BPM, recebeu o coordenador de segurança da empresa Sousa Cruz, na região Norte e Nordeste, Bruno da Hora de Sousa.

A visita serviu para estreitar os laços e efetivar futuras parcerias entre a empresa de cigarro e a Polícia Militar (PM) por meio do 9º BPM.

Conhecida anteriormente como Souza Cruz, a empresa é uma indústria de cigarros brasileira, atual subsidiária da British American Tobacco no Brasil (BAT Brasil).

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Reforma do Núcleo de Saúde da Fundação Pró-Tocantins é entregue

Publicado

em

Na manhã da última sexta, 22, foi entregue a reforma da sede do Núcleo de Saúde da Polícia Militar, em Araguatins, no Bico do Papagaio. O órgão de saúde pertencente a entidade privada e sem fins lucrativos, Fundação Pró-Tocantins (FPTO).

Em parceria com a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), a entrega da obra, com recursos próprios da FPTO, foi a fim de possibilitar melhoria na qualidade da saúde e bem-estar dos militares da PM e Corpo de Bombeiros e seus dependentes na área do 9º Batalhão.

Atualmente o Núcleo de Saúde em Araguatins presta aos usuários da FPTO atendimento odontológico e psicológico. De acordo com o major Sodré, em breve o órgão estará retomando com o atendimento fisioterapêutico, e assim, garantindo mais qualidade de vida para os militares e seus dependentes. Após o descerramento da placa os participantes participaram de um café da manhã.

Continue lendo
publicidade Bronze