Connect with us

Bico do Papagaio

Lockdown no Bico começa a valer neste sábado, 16, a partir das 18h

Publicado

em

O Governo do Tocantins decidiu decretar o fechamento todas as cidades do Bico, pelo prazo de sete dias para combater o novo coronavírus. Pelo texto, ficam proibidas atividades não essenciais pelo período da medida para evitar a disseminação do novo coronavírus. O comitê de crise trata a medida como um ‘lockdown’.

Araguaína, que é a segunda maior cidade do Tocantins e a mais afetada pela doença no estado, também está na lista. 

O termo em inglês não tem uma definição única. Em geral, significa a imposição de medidas mais radicais para que haja o distanciamento social. Confira como outros países e estados implementaram a medidas.

A ordem começa a valer às 18h deste sábado (16) e deve durar pelo menos sete dias.

O governo do Tocantins informou que a medida foi determinada porque houve crescimento no percentual de ocupação dos leitos de hospitais. O problema foi identificado tento na rede particular como na rede privada, incluindo os leitos de UTI específicos para Covid-19.

Entre as restrições estão a vedação da circulação dos moradores. As exceções são para deslocamentos até hospitais, supermercados, farmácias e para trabalhadores dos serviços considerados essenciais.

Estão proibidas visitas ou reuniões, públicas ou privadas, inclusive de pessoas da mesma família que não morem na mesma residência, independentemente do número de pessoas. Também estão proibidas as atividades religiosas presenciais, que podem ser feitas apenas na modalidade virtual.

Quem estiver indo para o trabalho terá que apresentar documentos comprovando o vínculo empregatício. A entrada e saída de veículos destas cidades também está proibida, exceto nos casos já previstos.

Todos os órgãos públicos estaduais suspenderam o expediente e as prefeituras foram orientadas a fazer o mesmo. Também estão previstas higienizações em locais públicos de grande movimento.

A fiscalização será feita tanto pelo estado como pelas prefeituras através da Vigilância Sanitária municipal e Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Secretaria Estadual de Segurança Pública

O Detran e órgãos de trânsito podem realizar blitz. Segundo o governo, as punições para o descumprimento estão previstas na Lei Federal 6.437, de 20 de agosto de 1977 e no art. 268 do Código Penal.

Os dois textos indicam que a severidade da punição depende da gravidade do delito e pode variar do pagamento de multas até a prisão da pessoa por até um ano. (G1)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Rocha Miranda é o segundo a protocolar pedido de registro. Conheça a proposta de Governo

Publicado

em

A Coligação “De Volta ao Progresso”, formada por PTB e DEM, apresentou junto a Justiça Eleitoral o pedido de registro das candidaturas de Rocha Miranda (PTB) a prefeito e Lindomar Madalena (DEM), a vice.

Rocha Miranda foi o segundo candidato ao Palácio Araguaia a protocolar o pedido de registro. O primeiro foi o petista Ronaldinho.

Os pedidos aguardam deferimento da Justiça Eleitoral.

Junto com toda a documentação e as certidões exigidas pela Justiça, Rocha Miranda e Lindomar também protocolaram suas propostas para o município. Clique AQUI e conheça o Plano de Governo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Escola Fazenda Dezesseis se destaca no Bico em resultado do Ideb 2019

Publicado

em

A Escola Estadual Fazenda Dezesseis, localizada na Zona Rural do município de Augustinópolis, atende atualmente 369 alunos, matriculados nas etapas iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos com 2 e 3 segmentos, Educação Prisional e Educação Especial, participou da edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, com a turma do 5ª ano, onde 22 alunos realizaram a Prova Brasil, garantindo a média de 6.7, considerada a maior na história da Diretoria Regional de Araguatins, a qual é vinculada.

A diretora da Unidade de Ensino, Tatiane Maria Padilha Targino , atribui o resultado positivo a diversos fatores, destacando o trabalho em equipe, e avalia que cada servidor contribuiu muito no processo de preparação dos alunos. “A participação efetiva muito forte da comunidade escolar e local, na rotina da escola. O acompanhamento sempre com caráter orientador e colaborativo da equipe da Diretoria Regional e em destaque, o desempenho da professora Cleane Sales Moreira, regente da turma, que se dedicou em ofertar aulas de reforço, no contraturno de forma voluntária, são fatores que contribuíram significativamente para o bom resultado”, disse Tatiane Padilha .

Outro ponto forte dessa Unidade Escolar, são as parcerias realizadas com a Unitins, Secretaria Municipal de Educação, de Meio Ambiente e de Saúde, para realização de ações que fomentam o processo de ensino, por ela ofertado.

Esse ano está inscrita no Prêmio Gestão, através do Projeto “Passos que buscam, caminhos que trazem”, que objetivou garantir a conclusão dos alunos matriculados nas turmas do 3 período/ Ensino Médio EJA, com práticas que foram desde a busca ativa de cada um , à garantia da permanência da frequência, nas aulas não presenciais .

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Veja os números da Covid-19 deste terça, 22

Publicado

em

Continue lendo
publicidade Bronze