Connect with us

Bico do Papagaio

Municípios do Bico podem solicitar ao FNDE retomada de obras inacabadas

Publicado

em

A Resolução n° 03/2021, aprovada pelo Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (CD/FNDE), abre prazo para que estados, municípios e o Distrito Federal solicitem a retomada de obras inacabadas de infraestrutura educacional. Os entes federativos têm até dia 30 de setembro deste ano para encaminhar os pedidos ao FNDE para a repactuação de termos de compromisso com vistas à conclusão dessas construções.

A área técnica da autarquia estima que mais de 1.200 obras podem ser beneficiadas pela iniciativa. “O mais importante é poder entregar à população brasileira construções relevantes para a educação básica pública. São escolas, creches e outros espaços educativos que não podem ficar pela metade. Precisamos fazer um esforço para concluir essas obras, que vão aprimorar a infraestrutura educacional de estados e municípios, contribuindo assim para a melhoria da educação brasileira”, comenta o presidente do FNDE, Marcelo Ponte.

Cabe esclarecer que as obras inacabadas são aquelas que tiveram início, mas não foram finalizadas até o fim da vigência do instrumento pactuado com o FNDE. Com o vencimento, os entes federativos não podem mais receber recursos do governo federal para terminar essas edificações. Agora, abre-se a possibilidade de se firmar novos termos de compromisso para garantir a conclusão das obras.

Só podem ser repactuadas as construções com execução física superior a 20%. “Os entes federativos também devem concordar em investir recursos próprios para a conclusão das obras, considerando que o FNDE só pode repassar valores até o limite estabelecido no termo de compromisso original, cuja vigência expirou”, ensina o diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE, Gabriel Vilar.

As solicitações para a retomada de obras inacabadas devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Para firmar os novos termos, os interessados precisam, ainda, apresentar laudo técnico, acompanhado da respectiva Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica, atestando o estado atual da obra inacabada e, se for o caso, a viabilidade da reformulação do projeto que utilizou a metodologia construtiva inovadora para a metodologia convencional.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Para Aquiles, grupo liderado por Irajá tem melhor projeto para o Bico e Tocantins

Publicado

em

Durante as ações encampadas pelo senador Irajá Abreu, presidente estadual do PSD, desde quinta, 23, no Bico do Papagaio, o prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), não deixou dúvidas quanto a seu apoio político ao projeto.

Aquiles por vários momentos ressaltou que o grupo em construção, é a melhor alternativa para o estado, e que tanto Irajá, como Edison Tabocão, tem condições que comandar um projeto viável e de reconstrução do estado.


O prefeito de Araguatins tem dito a aliados, que o momento é de centrar forças, no grupo que pode, segundo ele, ajudar o município em questões estruturantes e tem apontado a questão da estadualização do Hospital Municipal, como crucial, para as finanças do município. Aquiles tem criticado, promessas de estadualização não cumpridas.

O grupo liderado por Irajá, e que teve a presença do ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, presidente estadual do PSB e do empresário Edison Tabocão, reuniu diversos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças do Bico, em diferentes reuniões.

Irajá tem pregado que esse é um momento de mudanças para o Tocantins, e dito que com a união daqueles que anseiam por um estado mais justo e com oportunidades para todos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Amastha garimpando apoios para federal

Publicado

em

Amastha saudando líderes durante evento em Araguatins

Compondo a caravana comandada pelo senador, Irajá Abreu (PSD), durante 4 dias na região do Bico do Papagaio, o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), que é pré-candidato a deputado federal, fez visitas em Araguatins, em busca de apoios.

Do seu principal conhecido no município, o ex-prefeito Lindomar Madalena, ele ouviu que não poderá contar com sua base, por conta de já estar compromissado com a reeleição da deputada federal, Professora Dorinha (DEM). Caso a deputada busque outro tipo de mandato, como o de senadora, por exemplo, existirá a possibilidade de abertura de diálogo com Amastha.

Mesmo sem a confirmação do apoio de Lindomar, Amastha pretende organizar um grupo de sustentação em Araguatins, e volta para Palmas, com conversas adiantadas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Live discute sobre saúde mental e prevenção do suicídio

Publicado

em

A Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Araguatins realizou na sexta-feira, 24, uma live alusiva ao Dia Nacional da Juventude. Com o tema “Toda vida importa, juventude a favor da vida”, o evento foi conduzido pela coach de performance familiar e analista de perfil comportamental, Camila Castro.

A abordagem da live foi voltada ao cuidado com a saúde mental e a prevenção ao suicídio, seguindo a mobilização proposta pelo Setembro Amarelo, que defende que a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

A temática do setembro também foi trabalhada durante a semana, com os alunos nas salas de aula e/ou por meio de roteiros de estudo, nas escolas que integram a Regional de Araguatins. Um dos resultados dessa ação foi a produção de vídeos alusivos às discussões propostas para este mês e que foram apresentados durante a live.

De acordo com o assessor de Políticas da Juventude da DRE de Araguatins, Bruno Marques, que foi mediador do evento, a live teve como foco a valorização dos jovens e a importância da vida. “A temática abordada foi ao encontro do momento vivido durante a pandemia e apontou que os jovens podem gerar mudanças decisivas na realidade mundial”, apontou.

Rayslla Layny Martins Silva, da Escola Estadual Vicente Carlos de Sousa, de Buriti do Tocantins, foi a responsável pela produção de um dos vídeos e destacou a importância das reflexões realizadas durante a live. “Ótima iniciativa da nossa regional. Foi um evento maravilhoso, aprendi muito e gostei da palestrante. Vai ser muito bom na vida dos jovens e dos pais”, afirmou.

Já a estudante Letícia Gabriela Milhomem, da Escola Estadual Leônidas Gonçalves destacou que a live impactou positivamente sua vida, especialmente as palavras de motivação. “O evento foi muito bom e produtivo, gostei da participação da Camila Castro e das palavras bonitas e motivadoras que ela falou, amei, me senti inspirada”, ressaltou. 

O evento contou com a participação da titular da Diretoria Regional de Araguatins, Joelma Vieira Lopes, de jovens da rede estadual de ensino e da rede municipal, professores, diretores, secretários municipais de educação e comunidade em geral, que tiveram a oportunidade de interagir com a palestra via chat.

A live está disponível no canal do YouTube da DRE-Araguatins podendo ser acessado pelo link https://youtu.be/36YycScLcdQ. (Cláudio Paixão)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze