Connect with us

Bico do Papagaio

Municípios do Bico recebem orientação sobre controle da raiva humana e animal

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins está promovendo palestras sobre a raiva humana e animal, que iniciaram na terça-feira, 26, nos municípios de Araguatins e Augustinópolis e seguem até quinta-feira, 29, nas cidades de Axixá, Sitio Novo e Ananás. O objetivo é capacitar os agentes de saúde comunitários e os técnicos da Agência sobre a doença, visando interligação de dados, e consequentemente orientações aos produtores rurais.

No Tocantins, em 2015 foram registrados 48 focos de raiva em herbívoros (bovinos, equídeos, ovinos e caprinos), já em 2016 foram registrados 43 focos. Desde o início deste ano, as instituições se uniram para fortalecer a prevenção e controle da doença. “Essa parceria tem dado resultados excelentes, pois os agentes de saúde colaboram repassando também informações da zoonose na zona rural, com isso, os produtores rurais ficam mais atentos em colaborar com as nossas ações e notificar a Agência sobre suspeita da doença no animal”, disse o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

O responsável pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, José Emerson Cavalcante, explicou que a Agência ao ser notificada sobre suspeita de casos da raiva animal mobiliza equipes de controle da doença para região atingida, além de comunicar a Secretaria de Saúde, responsável pelos casos de notificações em humanos. “Na propriedade rural, analisamos o animal suspeito, procuramos abrigos de morcegos hematófagos, principal transmissor da doença na zona rural, para realização da captura e controle do morcego”, destaca.

De acordo com o inspetor agropecuário da Adapec, José Veloso Júnior, a intenção é que diante das informações adquiridas, tanto os agendes de saúde quanto os técnicos da Agência estarão mais preparados para colaborar com o controle da enfermidade. “Já comprovamos que após a execução de educação sanitária a notificação de novos casos aumenta, comprovando que o conhecimento é um grande aliado no controle da doença”, pontua. (Dinalva Martins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Leitos Covid no Bico tem ocupação de 60% na UTI e 79% clínico

Publicado

em

Os dois Hospitais Regionais da região do Bico do Papagaio, habilitados para tratamento de pacientes com Covid-19, estão com suas ocupações relativamente altas, apesar de melhorar, principalmente nas vagas para UTI, que no domingo anteriro, dia 21, tinha 80% de ocupação e neste dia 28, está com 60%.

No Hospital Regional de Augustinópolis, único que oferece UTI Covid na região, dos 10 leitos disponíveis, 6 estão ocupados. Na área clínica, dos 12 leitos, 8 estão ocupados.

Xambioá não oferece UTI Covid, apenas leitos clínicos que estão com sua capacidade ocupada em 92%. Dos 12 leitos, 11 estão ativos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC pega o Capital neste domingo, às 16h, no Nilton Santos

Publicado

em

A segunda rodada do Tocantinense 2021 será realizada neste fim de semana. No sábado (27), o Interporto recebe o Araguacema, no estádio General Sampaio. No domingo (28), jogam: Tocantins x Palmas, Capital x TEC e Gurupi x NC/Paraíso.

O TEC, representante do Bico do Papagaio, tem duas dúvidas para a partida: Gil Macena e Jheimy. Gil volta de lesão, já Jheimy teve um problema de estômago e ainda não sabe se terá condição de atuar. Karu e Tety devem ser as opções. O TEC estreou com vitória, por 4 a 1, contra o Tocantins e busca o segundo triunfo neste domingo.

O Capital joga em casa e deve ir a campo com o que tem de melhor. O técnico Leandro Mehlich ganhou seis reforços no BID, entre esta quinta-feira (25) e sexta-feira (26). Em contato com o ge, o treinador informou que deve fazer algumas mudanças para este jogo. A expectativa é que o time tenha um desempenho melhor em relação a estreia contra o NC, quando foi derrotado por 2 a 0. (Com informações do GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Morte é confirmada por Covid-19

Publicado

em

Neste sábado, 27, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de seu Boletim Epidemiológico, confirmou mais um óbito por Covid-19, no município de Praia Norte, no Bico do Papagaio. Agora sobe para 4 o número de vítimas da doença.

O óbito oficializado neste sábado, é de um homem de 65 anos, obeso, de morreu dia 20 de janeiro, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo
publicidade Bronze