Connect with us

Bico do Papagaio

No Bico, Tocantinópolis tem o melhor IDHM. Augustinópolis é o 3ª e Araguatins 9ª

Publicado

em

Imagem aérea de Tocantinópolis

Imagem aérea de Tocantinópolis

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou semana passada o relatório que aponta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2012. O IDH é um índice medido anualmente pela ONU com base em indicadores de renda, saúde e educação. O índice varia em uma escala de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais elevado é o IDH. O ranking divide os países em quatro categorias: nações com índice de desenvolvimento “muito elevado”, “elevado”, “médio” e “baixo”.

O Brasil registrou IDH de 0,730, ante 0,728 em 2011, o que inclui o país entre os de desenvolvimento elevado. Nas últimas duas décadas, o país registrou crescimento de 24% no IDH, conforme a ONU – passou de 0,59 em 1990 para 0,73 em 2012.

A primeira colocação no ranking mundial permanece com a Noruega (0,955), seguida por Austrália (0,938) e Estados Unidos (0,937). Os três piores colocados são Moçambique (0,327), Congo (0,304) e Niger (0,304).

O Brasil está atrás de quatro países da América do Sul, como Chile (40º lugar), Argentina (45º), Uruguai (51º) e Peru (77º). Entre outros vizinhos, fica na frente de Equador (89º) e Colômbia (91º).

Bico do Papagaio e seu IDHM

Para os municípios a ONU tem o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM) que adota faixas: Muito Alto 0,800 – 1,000; Alto 0,700 – 0,799; Médio 0,600 – 0,699; Baixo 0,500 – 0,599 e Muito Baixo 0,000 – 0,499. Avaliando os dados regionalmente, Tocantinópolis é o município do Bico do Papagaio com melhor desenvolvimento apontado pela ONU, ficando em 1ª no Bico e 19ª posição entre os municípios do estado do Tocantins. Tocantinópolis ficou na faixa média com IDHM 0.681. O segundo melhor IDHM do Bico foi o de Xambioá e Ananás que estadualmente ficaram na 31ª, ambos tiveram IDHM de 0.671.

Na terceira posição no Bico ficou Augusinópolis que estadualmente ocupou a 34º posição com IDHM de 0.670. Araguatins maior município do Bico e 6ª maior do estado ficou com IDHM 0.631 ficando na 9ª posição no Bico e 78ª do estado.

Dos 26 municípios do Bico do Papagaio nenhum conseguiu atingir a classificação de Muito Alto com índice entre 0,800 – 1,000 ou Alto 0,700 – 0,799. Os municípios biquenses ficaram nas faixas de Médio 0,600 – 0,699 e Baixo 0,500 – 0,599. Os piores índices ficando na faixa Baixo foram: Carrasco Bonito, Praia Norte, Darcinópolis, Maurilândia, São Sebastião, Riachinho e Esperantina.

Veja relação completa do Bico do Papagaio:

Sem título

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Dois homens morrem após moto bater em caminhão com 23 indígenas na carroceria

Publicado

em

Dois homens morreram após uma colisão entre uma motocicleta e um caminhão que transportava 23 indígenas da etnia Apinagé na carroceria. O acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (14) na TO-126, próximo da entrada do povoado Mumbuca em Tocantinópolis. As vítimas estavam na moto e foram identificadas como Gustavo Borges de Sousa, de 39 anos, e Hildo de Araújo Moraes, de 42 anos.

O motorista contou à Polícia Militar que estava fazendo o transporte dos indígenas após passarem o dia coletando coco babaçu em uma fazenda da região. Durante a viagem ele ouviu um barulho e quando parou percebeu que a moto tinha colidido na traseira do caminhão.


A PM informou que uma equipe médica ainda foi chamada, mas apenas constatou a morte de Gustavo Borges e Hildo de Araújo.

Nenhum ocupante do caminhão se feriu. O motorista permaneceu no local e não apresentava nenhum sinal de alteração da capacidade psicomotora. Depois ele foi levado para prestar depoimento na delegacia de plantão.

A Polícia Científica foi chamada para fazer a perícia e depois o IML recolheu os corpos. Os dois veículos foram apreendidos e entregues na delegacia. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

PALMEIRAS: Saiu de Pedrinhas para Dia das Mães e foi pego roubando comércio

Publicado

em

Um homem de 25 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira, 14, por volta das 10h, após uma tentativa de roubo em um estabelecimento comercial em Palmeiras do Tocantins.

A guarnição da Polícia Militar, foi acionada, via Central de Atendimento, para averiguar uma possível tentativa de roubo. No local, após constatar a veracidade dos fatos, a PM colheu informações de testemunhas que relataram que o acusado portava uma arma de fogo quando anunciou o assalto.


Durante o episódio, segundo relatos, o indivíduo chegou a efetuar disparos com a referida arma, vindo a atingir o vidro traseiro de uma caminhonete, porém ninguém ficou ferido.Não obtendo êxito, o indivíduo tentou empreender fuga, ocasião em que tentou roubar uma moto que estava estacionada em frente ao estabelecimento, momento em que foi contido por terceiros até a chegada da Polícia Militar. Com o indivíduo foi localizada uma arma de fogo, marca Taurus, calibre .38, uma munição deflagrada e, outras oito munições intactas.

Diante dos fatos, recebeu Ordem de Prisão e foi encaminhado, juntamente com todo o material apreendido, até a Delegacia de Polícia Civil, em Tocantinópolis, para as demais providências.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Dimas articula no Bico este final de semana

Publicado

em

Em Araguatins este final de semana, o ex-prefeito de Araguaína e pré-candidato a governador do Tocantins, Ronaldo Dimas (PODE), está recebendo e conversando com diversos líderes do município e da região.

Tema principal, é lógico, Eleições 2022.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze