Connect with us

Bico do Papagaio

Operações aéreas da PC são realizadas no Bico do Papagaio

Publicado

em

A equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) realizou na última semana patrulhamento aéreo no Bico do Papagaio com a presença do secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública, Fernando Ubaldo.  A operação teve início no dia 29 de novembro e aconteceu nas cidades de Araguatins, Esperantina, Buruti do Tocantins, Augustinópolis, Axixá e rodovias de acesso.

Durante os sobrevôos, que contou com o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar e Civil, foram realizados patrulhamentos aéreos na Casa de Prisão de Augustinópolis, onde ocorreu um princípio de rebelião no dia 29 de novembro, monitoramento nas embarcações que trafegavam nos rios Tocantins e Araguaia, além de barreiras policiais, que aconteceram nas divisas do Tocantins com o Maranhão e na BR 230, divisa do Tocantins com o Pará. As equipes de terra foram divididas e a aeronave deu suporte aéreo nas fronteiras do estado. Durante os trabalhos foi apreendida uma pistola 380 Taurus.

De acordo com o delegado, Leonardo Garrido, piloto da aeronave, durante o sobrevoo foram constatadas áreas de desmatamento de vegetação nativa. “No local foi feito plotagem dos pontos e registros fotográficos. Todo material foi repassado para a Delegacia Especializada, que irá tomar todas as providências cabíveis”, disse Garrido.

Depois da operação na região do Bico do Papagaio, a aeronave foi deslocada para Araguaína. Na cidade, o Ciopaer deu apoio às equipes de solo que trabalhavam na captura de 10 detentos que fugiram da Casa de Prisão Provisória de Araguaína – CPPA. Durante o período foi feito rádio patrulha aérea por toda a cidade e na BR 153.

De acordo com o Secretário Executivo da SSP, Dr. Fernando Ubaldo, que participou de toda a ação na região do Bico, o trabalho realizado pelo Ciopaer foi muito importante, já que foram realizadas muitas operações pela equipe aérea no Norte do Estado. “O trabalho aéreo possibilita um campo de visão ideal para o apoio logístico e para um melhor desenvolvimento das atividades em terra. Além do apoio as equipes terrestres, o helicóptero conseguiu detectar problemas em regiões de difícil acesso. Na oportunidade, já que a gente estava na divisa do estado do Maranhão, visemos uma visita de cortesia ao comandante do 50° Batalhão de Infantaria de Selva, Coronel, Anatólio, bem como ao 3° DPM do Maranhão. Durante as visitas nos colocamos a disposição daquele Estado”, disse Ubaldo.

O Secretário Executivo também participou efetivamente do início e da conclusão do curso na cidade de Araguatins, onde na oportunidade fez entregas de matérias para a delegacia regional da cidade. (Leandro Souza)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
2 Comments

Bico do Papagaio

PALMEIRAS: Homem é morto com facada no peito e suspeito foge

Publicado

em

Um homem foi morto com uma facada no peito em Palmeiras, no Bico do Papagaio, após uma discussão em um bar. O suspeito foi identificado pela Polícia Militar, mas fugiu do local e ainda não foi localizado. O crime aconteceu na manhã deste domingo (24).

A PM informou que quando chegou uma equipe da saúde do município tinha confirmado a morte. A vítima foi golpeada com uma perfuração de faca na altura do peito.


Testemunhas contaram à polícia que os dois homens estavam conversando e logo depois, sem motivo aparente, o autor atingiu a vítima com uma facada. O suspeito fugiu do local a pé e não foi localizado.

A PM informou que o autor do crime é conhecido na região por envolvimento com outras duas mortes. Os militares isolaram o local do fato, chamaram a perícia científica e o IML para recolher o corpo. O caso foi repassado para a Polícia Civil e o suspeito está sendo procurado. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Saúde apresenta projeto “Fortalece Pré-Natal”

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, das Diretorias de Atenção Primária e Especializada e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), promoveu na sexta-feira, 22, reunião híbrida no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde para apresentação do projeto-piloto Fortalece Pré-natal.

No Bico do Papagaio, o município de Axixá, está entre os selecionados.

A apresentação do projeto feita pela diretora de Atenção Primária da SES-TO, Laudecy Soares, especificou a origem do projeto, os objetivos, os benefícios, o público-alvo, a metodologia, os critérios de eleição dos municípios prioritários e os próximos passos que serão dados para implantação.

Para Laudecy Soares, “o projeto tem como objetivo ofertar apoio às equipes de APS [Atenção Primária à Saúde] no processo de qualificação e fortalecimento do pré-natal nos municípios prioritários, contemplando as oito regiões de saúde do Tocantins”, destacando ainda que “o projeto é uma das prioridades para a Diretoria, considerando o cenário epidemiológico em relação ao pré-natal e à morbimortalidade materna e infantil”, completou.

Também esteve presente na reunião, de forma presencial, Rondinelly Souza, Presidente do Cosems-TO, pontuando que é de extrema importância para quem está na ponta, receber projetos como este. Nós temos condições de pegar este projeto e torná-lo referência em ação, quando falamos de gestação, de pré-natal e na maternidade de forma geral. Foi pensada a participação de todas as esferas: judiciário, Estado – que é o intermediário neste processo, e os municípios que são os executores. Continuem contando com o Cosems, porque sabemos que o papel institucional é acima de tudo dar condições para essa operacionalização, para que o projeto possa rodar, para que esse projeto possa ser um caso de sucesso em âmbito nacional”, completou.

Ao final da reunião, ficaram como encaminhamentos assinatura do Termo de Adesão pelos gestores dos municípios prioritários, indicação de equipe de Saúde da Família (ESF) e respectivas equipes de Saúde Bucal (ESB) e equipe multiprofissional, referências para a ESF selecionada, até o dia 29 de outubro de 2021.

Critérios de seleção e municípios selecionados

Os municípios foram selecionados com base na análise do resultado dos indicadores, definidos como critérios de priorização, proporção de nascidos vivos de mães, com sete ou mais consultas de pré-natal; número de nascidos vivos prematuros (menores de 22 a 36 semanas), e, estimativa de gestantes de 2021, por município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Cemitérios são preparados para Dia dos Finados

Publicado

em

Os cemitérios públicos de São Miguel, no Bico do Papagaio, estão sendo preparados para receber visitantes no Dia dos Finados, no dia 2 de novembro, uma terça-feira.

A Prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, vem fazendo serviços de roço, limpeza e reparos em geral em todos os principais cemitério do município.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze