- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 26 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

OPINIÃO: O gigante acordou, vamos pra rua!!! – Uma carta à Araguatins

Mais Lidas

Sem títuloCláudio Duarte é natural de Araguatins, e estudante de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (Palmas).

 

Araguatins vai se manifestar. Vai sair às ruas.

O povo quer.

Os vereadores não querem…

Os vereadores e o prefeito não querem.

O povo quer.

Os vereadores, o prefeito, os deputados, os senadores, a presidenta Dilma Rousseff, e ainda, a FIFA, não querem que a população saia às ruas.

Eles negam. Dizem que querem. Sabem que é legítimo. Mas não querem.

Eles querem que a gente fique em casa, assistindo televisão, e que tudo permaneça “deitado eternamente em berços esplêndidos”.

Mas o gigante acordou. E fala alto.

O povo quer falar.

Eu também quero falar.

No entanto, já que os deputados, os senadores, a presidenta, e a FIFA, não me darão atenção, pois no momento estão preocupados com as manifestações de centenas de milhares de pessoas por todo o país, vou me dirigir aos políticos de Araguatins.

Não vou tentar explicar porque a população está na rua protestando. Seria chover no molhado. Todos sabem. Está nas ruas, nos cartazes, e nos gritos de protesto.

E não venham também tentar nos convencer de que as coisas não são como parecem.

Porque são. E nós sabemos.

Tá bom, eu vou dizer um dos motivos. É isso mesmo: “Cansamos de ser feitos de idiotas, palhaços e tudo o mais que vocês nos queiram adjetivar”.

O universo político brasileiro extrapolou todos os limites do bom senso e nos humilhou quando nos tornou invisíveis a seus olhos ladinos. E fez de conta que não havia a quem prestar conta.

Havia.

Por fim, negociou muito. E se “arrumou”.

E isso não é de hoje.

Se serve de consolo… É no país inteiro. Em todas as escalas. Assim como as manifestações.

Ontem às vinte e uma horas eu estava em frente à televisão. Queria ver o pronunciamento da presidenta Dilma. Esperava, como toda a população, que ela se explicasse, e que dissesse à nação o que precisava ser feito. Mas, ao contrário, ela preferiu fazer apenas o já que estamos acostumados e cansados de ouvir: promessas.

Parece não perceber que o país mudou a postura. E que ninguém suporta mais tanto descaso.

O senador Pedro Simon, um dos poucos que parecem ter entendido o recado, pouco antes da presidenta se pronunciar, sugeriu no plenário do Congresso Nacional que ela procurasse aquela casa e que propusesse um pacto para tratar dos problemas nacionais, sem troca-troca, aprovando as leis que são importantes para o país, não para o PT, PMDB ou coisa que o valha (È necessário?). Confirmando não só a existência das tais negociatas, mas o seu tratamento prioritário, primeiro o interesse dos partidos, depois…

Cristóvão Buarque lamentou. Disse que queria ir na “passeata”, mas que não podia, porque o povo não o queria lá. Como não querem também, a Dilma, os partidos políticos e nenhum vereador.

– Que vergonha, disse ele. Com tantos milhares de votos, e não represento um único eleitor.

– Que clareza, digo eu. Esse conseguiu enxergar alguma luz.

Mas, não se iludam. São alguns raros lapsos de clareza.

O discurso institucional dos representantes do PT, ainda se calca no pseudo-prestigio do ex-presidente Lula e na ideia imbecil de que o país está muito bem.

Mas, voltemos aos vereadores de Araguatins.

Meus amigos, e os são. Eu acho que vocês deviam analisar os códigos de ética, regimentos, leis…

Vocês devem saber melhor do que eu. Afinal, são os representantes do povo.

Tá bom, nós mudamos. Vamos falar sério.

“Não sabem”.

Não sabem e nem sabem sequer o que estão fazendo aí.

Não sabem, porque estão fazendo errado?!

E se sabem, envergonham mais ainda a população, porque o fazem conscientes.

Nós os colocamos aí porque acreditávamos que vocês podiam nos representar, defender nossos interesses, ficar do lado de quem não tem quem os defenda.

Mas, ao contrário. Tornaram-se importantes, sentiram-se poderosos e só se aproximam dos necessitados para manipulá-los e conquistar alguns votos através da miséria do outro.

Isso é comprar voto.

Eu estou morando em Palmas, e às vezes fico distante das coisas daí. Mas pra saber como as coisas andam hoje em dia é muito fácil. É só acessar as redes sociais.

Lá, ninguém defende vocês. A não serem vocês mesmos e aqueles que recebem algumas benesses.

Isso é muito ruim. Porque as pessoas estão falando de gente muito próxima. A cidade é pequena. Nós conhecemos vocês.

Eu tenho um grande amigo vereador aí.

E tenho lido, em várias postagens, severas críticas a ele. Fico muito triste. E gostaria de dizer a ele que esse recado é muito pra ele. Porque não é bom não termos como defender aqueles que gostamos, por falta de argumentos.

E gostaria muito que ele, depois de ter lutado tanto e conquistado esse espaço com um brilho singular de um recordista de votos, repensasse sua posição, e sem discurso diplomático, se dispusesse a cumprir o resto de seu mandato com os brios a que se comprometeu em praça pública. E, com o respeito devido a quem o colocou lá, assim, representasse brilhantemente o povo de Araguatins, como se espera deles.

Senhores vereadores, esta manifestação AINDA não é CONTRA vocês, é PARA vocês.

Para vocês se conscientizarem que NÓS já nos CONSCIENTIZAMOS.

E que não estamos mais dispostos a nos sujeitar a essa GENTIL ESCRAVIDÃO.

Portanto, eu sugiro que vocês assistam a manifestação de dentro de vossos carros, porque, acredito eu (e vocês podem até achar que eu sou inocente, mas não sou) vocês não serão bem recebidos por lá.

Claro, que numa cidade onde todos se conhecem, ninguém irá machucá-los, são seus amigos que estarão lá. Mas o constrangimento será um agravante muito sério, e acaba machucando aqueles que tem sentimentos. E afinal de contas, vai fazer o que lá?

Seu lugar é na câmara dos vereadores, representando a população e fiscalizando a gestão pública.

Povo de Araguatins, VÁ ÀS RUAS.

Mostre que tem voz.

Se manifeste contra as coisas inconvenientes de NOSSA cidade, NOSSO Estado e de NOSSO País.

Mande seu recado.

O Brasil precisa saber que os pequenos centros também têm vida e que não estamos satisfeitos com o tratamento que recebemos e com o que fazem com o NOSSO dinheiro.

E vamos esperar (e muito cuidado com esse verbo) que nossos amigos, que são nossos vereadores, secretários e prefeitos, daqui pra frente pensem melhor na hora de decidir por nós. Por que NÓS estamos de OLHO neles.

E no fundo, no fundo… NÓS ESTAMOS EXIGINDO RESPEITO!!!

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

20 Comentários

  1. Sabiamente as palavras desse artigo expressam perfeitamente a razao de sairmos aas ruas de Araguatins, faz tempo que o cabresto caiu, mas alguns politicos ainda beneficiam-se da inocencia de eleitores desatentos aas intencoes maliciosas de muitos que jah nos representaram e que agora nos representam, estahticos, sem acoes em prol da sociedade, apenas investindo em seus bens, enquanto passamos por vahrias provacoes, misehria, falta de atendimentos mehdicos, educacao de verdade, nao boletins maquiados, conforme a necessidade do sistema, eleitor burro eh voto certo. Somos cidadaos, agora cientes dos nossos direitos, nao somos ignorates. Somos brasieiros e nao anarquistas, somos reinvindicantes e nao vandalos. Vamos sair nas ruas e mostrar a esses senhores vereadores que estamos fiscalizando, que eh obrigacao dos senhores, nao eh contra prefeito, pois este senhor ainda nao teve condicoes de mostrar para o que veio, sabemos dos rombos deixados em outra administracao, nossa desejo em o melhor para a comunidade.

  2. “…O voo entre o excesso e o rastejo é racional e prudente…”
    O excesso com resultados positivos ou negativos, assim como Ícaro, faz-nos cair nas águas, águas metafórica multidão. O conhecimento… todas as coisas têm dois empregos, mas a escolha, ou escolhas, cabe a quem o detém, bem ou mal? Aqui se expressa o livre arbítrio.

    A vocês vereadores e prefeito, vocês podem ser ou substituir qualquer pessoa, mas não podem se quer intentarem ser Deus. Lembrem-se, voar alto demais não lhes é permitido, pois suas asas não suportaria, e baixo demais não lhes será também aceito.
    Cairão ao acharem que possuem poderes que os tornam intocáveis, impuníveis, ou centro de tudo. Cairão na ou pela multidão esta é a lei da termodinâmica o efeito nunca é ou será maior que a causa, se o poder emana do povo e para o povo (democracia) vocês são o EFEITO e NÃO A CAUSA.

    Parabéns ao Claudio, palavras sensatas as suas!

  3. Sábias palavras, garoto, muito inteligente(pena que inteligencia não foi usada evitar consumo natural, mas tudo bem) estou de apoio ao movimento pacifico. Que tal….. como sugestão, vestir os abadás dos blocos de carnaval nesse protesto? cada um veste o seu e sai as ruas, levando sua cartolina, banner ou cartaz…. pinte se de verde amarelo, leve sua bandeira ou um simples pano verde ou amarelo. vamos fazer bonito.

  4. Acho que vc disse tudo, principalmente quando falou dos vereadores porque tenho amigos vereadores e que infelizmente não posso defendê-los nesse momento por que eles estão mais preocupados em comprar carros novos, receber migalhas do que nos defender. quero pedir encarecidadmente a esses vereadores repense suas atitudes, observe os ex-vereadores que as vezes não são nem comprimentados por onde passam, perderam grandes amigos e companheiros e hj com certeza pensam de outra forma.

  5. Sabias palavras Claudio, vc disse o que muitos gostariam de falar, porém não fala por várias razões, medo de perder o emprego, medo de serem perseguidos, vivem de favores… Muitos ainda não tem consciência de seus direitos, não acredita na força do povo… Mais o povo ACORDOU… Assim como vc e demais pessoas postaram também tenho amigos vereadores, e que neste momento não posso defende – los seria hipócrita da minha parte. Muita demagogia de alguns querer está presente na manifestação, será que ainda não perceberam que não serão bem vindos…. O lugar de vcs é na casa de lei, na plenária fiscalizando defendo o direito do povo… Caros colegas vereadores repense suas atitudes… Mostre ao povo seus projetos, trabalhos desenvolvidos, na cidade… Fico triste sempre que vejo uma reportagem sobre os senhores na rede social é uma denúncia, é escândalo, são comentários negativos… Será que não hora de vcs observarem o que o povo comenta e refletir? faça valer o numero de voto que te elegeu… O GIGANTE ACORDOU E A POPULAÇÃO VAI PARA A RUA COM A CARA PINTADA…

  6. MINHAS COBRANÇAS COMO CIDADAO: COLETA DE LIXO REGULAR NA CIDADE, OS BURACOS DA CIDADE, A PISTA DO IFTO QUE É UMA VERGONHA, ALEM DE ESCURA AINDA É CHEIA DE BURACO. VAMOS PROTESTAR NA FRENTE DA CASA DO PREFEITO PRA VER SE ELE FAZ ALGUMA COISA PELA CIDADE. SOU A FAVOR DE IRMOS PARA A FRENTE DA CASA DELE

  7. a que estao falando em vereador, eu gostaria de fazer uma reclamação. tem um vereador, que tem um uno (desses novo, cor marrom) que parece nao existir legislação de transito pra ele, ele só anda na contra-mao, correndo, no meu ponto de vista nao é jeito de um vereador se portar na cidade, fora que ainda corre o risco de machucar alguem, nao sei o nome dele, pois nem de politica eu gosto, mas ele parece o MR. Bean, da tv, Juizo Sr. Vereador, vai acabar machucando alguem. e vcs policiais, tem que parar essas altoridades tambem, nao é somente a população normal nao

    • Esse povo acha que indo pra casa do prefeito resolve alguma coisa… Vcs acham que ele ta se sentindo culpado pelo rombo que o antigo gestor Rocha deixou na prefeitura?? Com certeza nao. O Rocha deixou as ruas esburacadas, 2 meses de salario sem pagar e tantas obras com dinheiro desviado e NINGUEM foi na casa dele. Quais serao os motivos??? O povo ‘acordou’ so agora??? Reflitam……….

  8. Parabéns Cláudio, belas palavras… Bem posicionadas e por alguém que tem a dimensão do que fala ou pede. Espero apenas que Araguatins dê mais um recado de cidadania, de não ter nenhuma atitude de violência ou vandalismo, de ambas as partes (polícia e população), não sujemos de sangue essa página tão bonita que está sendo escrita. Quebrar vidraças, assaltar as lojas, queimar carros, como estamos vendo nos grandes centros, é desperdiçar mais dinheiro público, o mesmo dinheiro que queremos que sejam empregados para melhorar. E os comerciantes, esses já pagam muito impostos e trabalham para sobreviver… Na verdade eu espero ver essa grande mudança ano que vem, nas urnas.
    Políticos que estão a 10, 20, 30 anos na política, o que quer que tenham de bom a contribuir já o fizeram, e o que quer que tenha de surrupiar do povo, também.
    Só acredito na verdadeira mudança do povo após a eleição do ano que vem. aí teremos a chance de sermos o JUIZ, 100 milhões de juízes mostrando que somos dignos de termos políticos decentes…
    EDUCAÇÃO…
    SAÚDE…
    POLÍTICOS DECENTES…
    MOBILIDADE URBANA…
    RESPEITO SOCIAL…
    JUSTIÇA PARA TODOS…
    De nada vale se o povo, o eleitor, for corruptível…
    É a lei da ação e reação de NEWTON.
    Só existe o corrupto pela presença de quem ele corrompeu, e não se engane, são cúmplices, somos cumplices…

    Abraços aos amigos…

    Parabéns Cláudio…

    Boa manifestação Araguatins…

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias