- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 08 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

OPINIÃO: Sobre a censura da internet na biblioteca do IFTO

ARTIGO

Mais Lidas

Pouco se tem falado sobre a censura da internet na biblioteca, que foi retirada sobre o “argumento’’ de que “os alunos estavam fazendo muita baderna’’. Ora, se existe uma suposta “maioria” de alunos que não frequentam a biblioteca a título de estudos ou pesquisas, existe uma minoria que sim. E essa minoria não deve pagar pelos erros da maioria baderneira. Agora, sem internet, ninguém poderá ter o pleno acesso à educação. O que me soa como uma piada sem graça, pois o IFTO Campus Araguatins na minha opinião é o melhor Instituto do Brasil.

Por ser o único campus onde se encontram diversas culturas de animais: Suinocultura, bovinocultura, ovinocultura, caprinocultura, avicultura, equinocultura, apicultura, piscicultura. Agroindústrias: Embutidos e defumados, massas e derivados do leite. Também incluindo as áreas agrícolas como: Olericultura, agrossilvicultura e fruticultura. Além disso, conta com 17 laboratórios bem equipados e excelentes professores (Que infelizmente, nem todos dão o devido valor) tudo isso implica em melhor qualidade de ensino, por que os alunos não estarão limitados a um quadro negro medíocre, e sim á experiências pessoais ricas, reais e complexas, como a vida é. Complexidade essa, que não pode ser materializada em um simples quadro. As Culturas do latim culturaae: cultivar, cuidar, preparar, realizar, são aprendidas na prática! (Mas isso é tema para outro texto…)

Após algumas semanas estudando na biblioteca, questionei a falta de internet, fui informado pela bibliotecária que ‘’não sabia do ocorrido’’ então me dirigi até a central de T.I perguntar por qual motivo não havia a rede, eles me informaram que a direção da biblioteca simplesmente mandou retirar sob o “argumento dos alunos bagunceiros”. (que nem sequer é um argumento para a censura da internet de todos).

Não é “apenas um corte” da rede, mas um corte do acesso à educação, ciência e tecnologia dos discentes no ambiente da biblioteca, palavras essas que fazem parte do nome da instituição. Agora, como os alunos e a comunidade terão acesso aos artigos científicos que são publicados todos os dias na internet? Artigos esses, que são acessados instantaneamente por cientistas, pesquisadores e estudantes do mundo inteiro em uma fração de segundos após suas publicações? Ou mesmo fazer uma simples pesquisa para se aprofundar mais no conteúdo de um livro?

O que a direção da biblioteca poderia ter feito, é fiscalizar os alunos e punir os desordeiros. E não censurar a internet de todos, política essa, que considero autoritária e anticonstitucional. Segundo os artigos da Constituição Federal: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

II – Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

V – Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um; § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo. E segundo a PLS 280/2015 que dispõe “Sobre a obrigatoriedade da disponibilidade de acesso à internet para os alunos nas escolas de ensino fundamental e médio das redes pública e privada”. Que foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

Para que eu ou você aluno, estudamos todos os dias? Para constatar que as leis são meras letras mortas? Não hoje, pois eu com o apoio da comunidade estudantil vou mudar o status quo, em benefício dos alunos e de toda a comunidade Araguatinense. Com base nessas leis, peço que seja restituída a internet da biblioteca para uso de todos, e caso não seja restituída, irei pelos meios corretos apelar para as autoridades competentes. Como diz no Artigo 208, Parágrafo § 2º.

E se alguém, de qualquer nível acadêmico, ainda discorda dos meus argumentos e da constituição, eu o convido para um debate público sobre educação, ciência e tecnologia. Mande um e-mail para gabriel.dimperio@gmail.com informando o local, data e hora, que eu estarei lá.

GABRIEL YURI DIMPERIO, Acadêmico de Engenharia Biotecnológica.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias