- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 19 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pablo Marçal vira “rei das fake news” durante crise humanitária no Rio Grande do Sul

Mais Lidas

Membros de diversas instituições de autoridade do Rio Grande do Sul estão fazendo um esforço extra para desmentir, informações falsas sobre as doações para as vítimas da tragédia causada pelas chuvas, consideradas a pior da história do estado. Uma delas é a fake news de que a Secretaria da Fazenda estaria exigindo notas fiscais para as doações foi disseminada nas redes sociais do coach Pablo Marçal, que não teve o nome citado nas notas das autoridades.

A Polícia Civil do estado afirma estar com oito investigações em aberto contra pessoas que compartilharam a informação incorreta.

A Brigada Militar do estado desmentiu a alegação através de um vídeo divulgado em suas contas oficiais nas redes. Alegações que circularam na internet sugeriam que caminhões com donativos estavam sendo impedidos de prosseguir nos postos fiscais devido à falta de notas fiscais, uma alegação prontamente negada pelas autoridades.

Marçal tem puxado uma série de vídeos sobre suas ações de apoio ao desaste, mas sempre acompanhado de desinformação, fato que tem prejudicado bastante o enfrentamento a crise.

A Polícia Federal irá investigar a divulgação de fake news sobre ações dos governos federal, estaduais e municipais nas enchentes do Rio Grande do Sul. O pedido de abertura da investigação foi feito pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No ofício, o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, lista de nomes de influenciadores digitais, de contas em redes sociais e postagens na internet que vêm disseminando informações falsas sobre o trabalho de resgate de pessoas e sobre a recuperação dos estragos no estado. Segundo Pimenta, há “narrativas desinformativas e criminosas” que causam impacto no aprofundamento da crise social vivida pela população gaúcha.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias