Connect with us

Bico do Papagaio

Plantações de eucalipto no centro do debate em Minifórum

Publicado

em

Um dos assuntos que geraram maior discussão no 4° Minifórum das Águas foi a questão levantada pela estudante de biologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Ismênia Fenelon, que quis saber até que ponto a legislação estadual permite as monoculturas.

A preocupação da estudante se refere à plantação de eucaliptos que se estende por diversos municípios do Bico do Papagaio. Segundo ela, por não ser uma planta nativa, os eucaliptos representam perigo ao ciclo ambiental e podem causar o assoreamento.

O superintendente do Ibama no Tocantins, Joaquim Henrique Montelo, disse que a licença para as empresas de celulose responsáveis pelas plantações citadas foram concedidas pelo Naturatins, sob a condição de que fosse respeitada uma área de reserva legal. “É o desenvolvimento do Estado, não tem como frear, vai gerar empregos, riqueza”, completou.

A diretora-geral da Organização Jaime Câmara no Tocantins, Fátima Roriz, chamou atenção para o fato de que o município tem autonomia para barrar esse tipo de empreendimento, mas não o fez.
”Só conseguiram esta licença porque são empresas ricas”, comentou o secretário de Meio Ambiente de Wanderlândia, José Armando. “Mas será que compensa derrubar a mata nativa, derrubar centenas de pés de caju, pequi, para plantar eucaliptos?”, questionou o secretário.

A inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, Vanessa Durante, afirmou que o órgão está se reestruturando para ser mais eficiente nas fiscalizações, mas que precisa, sobretudo, da colaboração da população, através de denúncias. (Com informações de Mara Santos- Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
3 Comments

Bico do Papagaio

Times do Bico estreiam no Tocantinense 2022

Publicado

em

Este ano, a região do Bico do Papagaio voltou a ter dois representantes na elite do futebol estadual. Os times são o tradicional Tocantinópolis EC (TEC) e o estreante Bela Vista, do município de Cachoeirinha.

O TEC é o atual campeão estadual e é a equipe mais tradicional do estado, vai defender o título buscando sua quarta conquista. O Bela Vista tem à frente da presidência o atacante do Phitsanulok, da League 3 da Tailândia, Gilberto Macena. O time teve uma trajetória meteórica, sendo campeão estadual amador em 2021, conquistando direito de se profissionalizar e disputar a 2ª divisão estadual, onde foi vice campeão, adquirindo o direito ao acesso a elite em 2022.

As duas equipes estrearam no sábado, 22. O Verdão do Bico acabou derrotado no Nilton Santos, em Palmas, perdendo para o Capital por 2 a 1. O Capital saiu na frente com Bombado, mas Alan Maia deixou tudo igual, ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Fábio Júnior garantiu o placar da vitória para a equipe de Palmas: 2 a 1.

No estádio Municipal Jorge Filho, em Angico, o Bela Vista saiu na frente com Arnaldo e Maelson ampliou. Na etapa final, Luís Carlos diminuiu para o Araguacema. Com a vitória, o Bela Vista somou os primeiros pontos. A equipe de Cachoeira jogou em Angico por conta do campo estar em melhores condições. (Foto: Lucas Ferreira/ TV Anhanguera)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veículo invade cais e quase bate em mureta

Publicado

em

Um incidente na noite deste sábado, 22, na cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, deixou danos matérias após um veículo descontrolado invadir a área de passeio do cais do porto, que fica na Avenida Beira Rio Pedro Ludovico.

O carro não chegou a atingir pessoas, mas destruiu um banco e por pouco não se chocou contra a mureta de proteção do cais.

A Polícia ainda não confirmou as circunstâncias do incidente.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Casos de Covid-19 explodem, faltam testes e prefeito tira férias no nordeste

Publicado

em

Em Tocantinópolis, município do Bico do Papagaio, um outro problema além da cheia do Rio Tocantins, passou a preocupar a cidade. É a explosão de casos de Covid-19, que mais que dobraram nas últimas 48 horas.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta sexta-feira, 21, Tocantinópolis tem oficialmente 183 pessoas com a doença. Comparado com o boletim anterior, divulgado na quarta, 19, eram 90 infectados ativos, no anterior eram apenas 33.

Entre esse total, 3 pacientes tiveram de ser transferidos para internação em unidades de saúde fora do município.

A cidade passa por outro problema, este denunciado pelo vereador Roberlan Cokim, que é a falta de teste. O parlamentar esteve na UPA 24 Horas e na Secretaria Municipal de Saúde, que confirmaram a informação.

Paralelo a explosão de casos, o vereador ainda denuncia, que o prefeito do município, Paulo Gomes (PSD), resolveu tirar férias e viajou para o nordeste, aproveitar o litoral.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze