Connect with us

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Pipes pode fabricar balsas para transporte de mercadorias da ZFM

Publicado

em

O envolvimento do empresariado tocantinense no processo de desenvolvimento do Estado a partir da instalação do Porto Fluvial de Praia Norte é prioridade do governo e um dos pontos destacados pelo governador Carlos Henrique Gaguim, ao assinar o protocolo de intenções para construção da obra. Os contatos para consolidar as parcerias estão sendo intermediados pela Secretaria de Indústria e Comércio. Um exemplo foi a reunião entre o presidente da Eurolatina, Klaus Weyand e o empresário Pedro Irã Pereira do Espírito Santo, proprietário da Pipes Navegação, localizada na cidade de Carolina (MA).

Segundo o empresário alemão, a Pipes pode ser uma das prestadoras de serviços para a Eurolatina, na construção de barcaças industriais, que farão o transporte de mercadorias oriundas da Zona Franca de Manaus.

Pedro Irã diz que somente no Tocantins ele atua há mais de 50 anos e sua empresa está presente em cinco estados brasileiros, trabalhando com navegação de travessia e fabricação de embarcações como lanchas, balsas e rebocadores (barcos pequenos que auxiliam o transporte da balsa). A empresa atua em cinco estados (Tocantins, Maranhão, Pará, Piauí, Mato Grosso) com travessia de cargas e veículos, embarcações e outros empreendimentos. Ao todo, a Pipes gera mil empregos diretos no Tocantins.

O empresário maranhense informa que, atualmente, estão em construção quatro balsas para o transporte de grãos. Pedro Irã adiantou que cada balsa comporta até 800 toneladas e que as mesmas são puxadas por um rebocador, também fabricado pela Pipes.

De acordo com Iapurê Olsen, diretor de Atração e Fomento da Secretaria de Indústria e Comércio, a intenção do Governo do Estado é beneficiar os empresários locais, criando para isso, mecanismos que facilitem a inserção destes no processo de construção e funcionamento do Porto.

Klaus Weyand explica que com o corredor intermodal da Hidrovia Tocantins será possível reduzir os custos de transporte de cargas em 80%, em relação ao transporte rodoviário, e em 40% comparativamente aos da Ferrovia. (Andreia Dias)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
2 Comments

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Irajá começa articulação pró Edison Tabocão

Publicado

em

Desde o final de semana, o senador Irajá Abreu, presidente estadual do PSD, iniciou uma maratona de reuniões com prefeitos, vereadores e líderes do Bico do Papagaio, para apresentar oficialmente o empresário Edison Tabocão, como pré-candidato a governador do Tocantins.

Edison é vice-presidente estadual do PSD.

Irajá permanecerá em Araguatins até quarta, recebendo e se reunindo com os líderes municipais.

Edison atua empresarialmente no setor de combustíveis, transporte e alimentação, com abrangência principalmente nos estados do Tocantins, Goiás e São Paulo. Em Araguatins, Tabocão tem forte identificação com a comunidade, local onde tem residência fixa no estado.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Saúde oficializa 65ª morte por Covid-19

Publicado

em

Neste domingo, 25, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou a 65ª morte por Covid-19, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio. A informação foi publica no Boletim Epidemiológico.

A vítima é um homem de 72 anos, com doença respiratória crônica. A morte aconteceu no dia 26 de maio no Hospital Regional de Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Vendedor de maconha do Setor Santa Rita é preso

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 24,  a Polícia Militar prendeu um homem de 51 anos, suspeito de tráfico de drogas no Setor Santa Rita, município de Axixá, Bico do Papagaio.

Policiais militares do 9° Batalhão, monitoraram o suspeito, que rotineiramente se deslocava ao Estado do Maranhão, município de Imperatriz, para supostamente comprar substância análoga à maconha. As equipes de serviço posicionaram o cerco no endereço informado, com o objetivo de bloquear a passagem do transporte público que o indivíduo usava para se deslocar. 

O veículo foi interceptado e o suspeito abordado pelos policiais, momento em que os militares localizaram alguns pacotes de substância análoga à maconha. A droga apreendida e o suspeito foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze