Connect with us

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Pipes pode fabricar balsas para transporte de mercadorias da ZFM

Publicado

em

O envolvimento do empresariado tocantinense no processo de desenvolvimento do Estado a partir da instalação do Porto Fluvial de Praia Norte é prioridade do governo e um dos pontos destacados pelo governador Carlos Henrique Gaguim, ao assinar o protocolo de intenções para construção da obra. Os contatos para consolidar as parcerias estão sendo intermediados pela Secretaria de Indústria e Comércio. Um exemplo foi a reunião entre o presidente da Eurolatina, Klaus Weyand e o empresário Pedro Irã Pereira do Espírito Santo, proprietário da Pipes Navegação, localizada na cidade de Carolina (MA).

Segundo o empresário alemão, a Pipes pode ser uma das prestadoras de serviços para a Eurolatina, na construção de barcaças industriais, que farão o transporte de mercadorias oriundas da Zona Franca de Manaus.

Pedro Irã diz que somente no Tocantins ele atua há mais de 50 anos e sua empresa está presente em cinco estados brasileiros, trabalhando com navegação de travessia e fabricação de embarcações como lanchas, balsas e rebocadores (barcos pequenos que auxiliam o transporte da balsa). A empresa atua em cinco estados (Tocantins, Maranhão, Pará, Piauí, Mato Grosso) com travessia de cargas e veículos, embarcações e outros empreendimentos. Ao todo, a Pipes gera mil empregos diretos no Tocantins.

O empresário maranhense informa que, atualmente, estão em construção quatro balsas para o transporte de grãos. Pedro Irã adiantou que cada balsa comporta até 800 toneladas e que as mesmas são puxadas por um rebocador, também fabricado pela Pipes.

De acordo com Iapurê Olsen, diretor de Atração e Fomento da Secretaria de Indústria e Comércio, a intenção do Governo do Estado é beneficiar os empresários locais, criando para isso, mecanismos que facilitem a inserção destes no processo de construção e funcionamento do Porto.

Klaus Weyand explica que com o corredor intermodal da Hidrovia Tocantins será possível reduzir os custos de transporte de cargas em 80%, em relação ao transporte rodoviário, e em 40% comparativamente aos da Ferrovia. (Andreia Dias)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
2 Comments

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Polícia impede furto de sacas de soja em trem

Publicado

em

No início da noite desta segunda-feira, 26, por voltas das 18h45, policias militares da 5ª Companhia Independente em Aguiarnópolis, impediram o furto de 17 sacas de sojas de 50 kg cada, que estavam acondicionadas no compartimento de cargas de um trem estacionado no pátio da ferrovia norte/sul, naquele município. Os suspeitos já haviam retirado a carga dos vagões do trem, quando foram surpreendidos com a aproximação dos patrulheiros.

Os militares faziam patrulhamento e se aproximaram, juntamente com os inspetores de segurança da área em que os trens ficam parados, quando perceberam que três elementos empreenderam fuga do local e adentraram em um matagal próximo, deixando para trás todas as sacas de sojas que haviam sido retiradas dos vagões do trem. Os militares realizaram diversas incursões na tentativa de capturar os suspeitos, que conseguiram fugir.

Diante da situação, os responsáveis foram orientados a procurar a delegacia de plantão, para registrar o fato.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Qualiquanti Gauss mostra disputa acirrada pela Prefeitura. Alberto tem 45,38% contra 40,77% de Elisângela

Publicado

em

Pesquisa Qualiquanti Gauss, realizada no dia 15 de outubro, aponta disputa acirrada pela Prefeitura Municipal de São Miguel, no Bico do Papagaio. O candidato do SD, Alberto Moreira, lidera com 45,38% das intenções de votos. A prefeita e candidata à reeleição, Elisângela (PP), aparece na segunda colocação com 40,77%.

Ronaldo Barbalho (PATRIOTA) e João da Farmácia (PT), vem respectivamente com 3,08% e 2,31%.

Não sabe ou não opinou são 7,69%; Branco e nulo 0,77%; Nenhum 0%.

Espontânea

Na espontânea, a prefeita Elisângela lidera, com 39,23%. Alberto Moreira vem com 37,69%; Ronaldo Barbalho 3,08%; João da Farmácia 1,54%; Não Sabe/Não Opinou 18,46%.

Rejeição

Elisângela é a candidata mais rejeitada, com 27,69%. Em segundo lugar na rejeição vem João da Farmácia com 21,54%, seguido por Alberto Moreira com 13,08% e o menos rejeitado é Ronaldo Barbalho 6,15%. Não sabe/Não opinou 30% e 1,54% não rejeita nenhum dos candidatos.

Dados

O Instituto Qualiquanti Gauss ouviu 130 eleitores. Margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Nível de confiança: 95%. Registro no TRE: TO-05800/2020.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veja a agenda dos candidatos a prefeito para esta terça, 27

Publicado

em

Os candidatos à Prefeitura de Araguatins nas eleições de 2020 divulgaram suas agendas de campanhas para esta terça, 27. Eles foram organizados em ordem alfabética a partir do nome de urna. Veja abaixo.

Desde o dia 27 do mesmo mês, estão liberados atos de campanha, como a realização de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda pela internet.

AQUILES DA AREIA (PP): Às 9h participa de reunião na Associação Comercial e Industrial de Araguatins (ACIAT) e no período noturno tem reunião política com vereadores em bairros da cidade.

CLÁUDIO SANTANA (MDB): Às 16h30 faz caminhada nas ruas Marechal Rondon, Castelo Branco e adjacências. Às 19h40 comício na Rua Alfredo Gonçalves da Silva entre Castelo Branco e Marechal Rondon.

IAN CAVALCANTE (PL): Faz visitas nos bairros Conjunto Vitória e Cristal durante todo o dia.

RONALDINHO: Não divulgou agenda.

ROCHA MIRANDA (PTB): Não divulgou agenda.

Continue lendo
publicidade Bronze