- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 26 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Projeto “Recriar Vidas” chega ao Bico do Papagaio

Mais Lidas

Após realizarem as atividades do curso Recriar Vidas na cidade de Marianópolis, a equipe da empresa Recriar Vida Consultoria e Gestão parte para a região do Bico do Papagaio por meio de uma parceria firmada nesta quarta-feira, 15 de setembro, com a Prefeitura de Axixá. Durante a reunião ficou definido que será realizado um convite ao secretário nacional de Cuidado e Prevenção as Drogas, Quirino Cordeiro Júnior, para que o mesmo participe do lançamento, previsto para o dia 20 de outubro de 2021.

O projeto na cidade deverá ser dividido em duas etapas. A primeira, com execução neste ano, prevê formar 120 profissionais das redes de educação, assistência, saúde, sociedade civil e conselho tutelar. Por ordem do prefeito Dr. Auri, também serão convidadas a participar equipes do Judiciário local, promotoria, defensoria e forças de segurança, afim de que a formação da rede local de proteção social seja completa, incluindo os órgãos de fiscalização no processo.


De acordo com o prefeito, existe um processo de reorganização da cidade que passa pelo equilíbrio fiscal, e pela retomada e início de obras importantes, mas que parte de reconstrução da cidade de Axixá também passa pelo cuidado com as pessoas. “Nosso povo de Axixá perdeu a alegria nos últimos anos, e com a pandemia vejo que isso ficou muito grave. Eu quero devolver a autoestima para as pessoas da nossa cidade. Cuidar do coração e da mente de cada cidadão. Afastar o perigo das drogas, garantir qualidade na saúde emocional dos servidores públicos municipais, e acima de tudo, preparar essas pessoas para mostrarem aos jovens que existe um caminho de prosperidade e esperança, que passa pela educação e pelo cuidado da saúde mental. Estava ansioso pra anunciar essa parceria, e agora vamos realizar para toda rede local em duas etapas, sendo a primeira imediatamente. Vem o Secretário Nacional Dr. Quirino, e nós vamos fazer uma gigantesca festa de cidadania, respeito e cuidado ao povo da nossa cidade”, afirmou Dr. Auri Wulange.

De acordo com o CEO da empresa Recriar Vida, essa é a primeira de muitas parcerias já em andamento na região. Segundo Ricardo Ribeirinha, “Axixá é a porta de entrada do projeto Recriar Vidas no Bico do Papagaio, mas em pouco tempo devemos fazer os 29 municípios da região”. Ribeirinha ainda afirmou que mais duas cidades da região devem anunciar a execução das ações ainda neste ano de 2021. “Estamos em conversas avançadas com mais duas cidades. Acredito que o início da próxima semana já anunciamos novas parcerias. A intenção é chegar aos 139 municípios. Estamos realizando em Palmas, Pium, Marianópolis, iniciamos agora em outubro mais 23 municípios nas regiões Sudeste, Vale do Araguaia e Região Centro Sul. Vamos formar a maior rede de proteção social do Mundo. Não é por acaso que a cidade de São Paulo nos convidou pra uma parceria também, tanto que desembarcamos lá para iniciar as palestras no dia 29 deste mês ainda. Tudo isso graças ao reconhecimento que estamos recebendo aqui no Tocantins e que tá ganhando o Brasil inteiro”, finalizou Ricardo.

Trilha Educacional Projeto Recriar Vidas

A formação, que teve sua trilha educacional completa apresentada ao Prefeito, tem duração de 44 horas aula, e deverá acontecer em outubro, após as festividades de aniversário da cidade. Na grade do curso, serão oferecidas as instrumentalizações pedagógica, psicológica e métrica. A pedagógica visa instruir as equipes e aprimorar didaticamente, tendo como orientação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, as atividades voltadas as competências socioemocionais, dentro das matrizes curriculares estabelecidas pela Base. A instrumentalização psicológica, acompanhada e ministrada por psicólogas especialistas, busca dar ferramentas de identificação e correto procedimento para os profissionais lidarem com fatores de risco para consumo de drogas lícitas ou ilícitas, como depressão, ansiedade, ideação suicida, violência, abuso, bullying, automutilação, gravidez na adolescência, entre outros.

Nessa etapa, são utilizados os métodos de validação por estudo de caso real, com os conteúdos didáticos “Viver de Cara Limpa, Uma Escolha”, e a implementação da “Entrevista Motivacional”, pelo sistema Assisti. As atividades voltadas para métrica oferecem a oportunidade dos participantes em gerarem projetos permanentes de prevenção, acompanhar tais ações e criarem mecanismos de monitoramento e medida de resultados. Ainda como parte do programa, serão entregues conteúdos didáticos e serão realizadas palestras sobre temas relacionados. (Ascom)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias