Connect with us

Bico do Papagaio

Rede estadual de ensino no Tocantins inicia atividades não presenciais nesta segunda, 29

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) inicia nesta segunda-feira, 29, as atividades não presenciais para os 16.845 estudantes da 3ª série do ensino médio na rede estadual. Esta é a primeira etapa do cronograma de retomada do ano letivo, seguindo o modelo educacional que será utilizado durante e após a pandemia.

A proposta, que visa assegurar a reorganização do Calendário Escolar 2020, será desenvolvida de forma gradual e sistêmica, seguindo um cronograma ajustável de acordo com o avanço ou redução da epidemia do novo Coronavírus.

Todas as medidas foram planejadas tendo como base cinco pilares: a segurança dos profissionais de educação e dos estudantes; o respeito à diversidade da comunidade escolar; a garantia do ano letivo para os estudantes da 3ª série, ainda no ano civil 2020; a garantia da conclusão do ano letivo para todos os estudantes, independente do calendário civil; e a garantia de que o ano letivo de 2021 transcorra independente do ano 2020.

“A decisão de iniciar com os estudantes concluintes leva em consideração o fato de estarem em vias de realizar vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio. Aos demais alunos, que terão um tempo maior conosco na rede estadual, eu gostaria de tranquilizá-los que o retorno às aulas está sendo planejado de forma gradativa e com toda segurança necessária”, assegura a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Metodologia

O ensino não presencial prevê que os estudantes da 3ª série do Ensino Médio cumpram parte da carga horária no formato não presencial, entre os dias 29 de junho a 31 de julho. Os alunos podem optar pelo acesso aos conteúdos pela internet ou por receberem os materiais impressos. Antes de iniciar a etapa não presencial, os professores receberam formação com as orientações sobre a metodologia e os mecanismos de acompanhamento dos alunos neste modelo de ensino.

Além do material impresso, ou digital, os alunos recebem o roteiro de estudos de cada disciplina, construído pelos próprios professores. Os estudantes que não têm acesso à internet e moram na zona urbana estão retirando o material impresso na escola. Já os estudantes da zona rural receberão as atividades por meio do transporte escolar em cada comunidade em seus domicílios.

Semipresencial

 O formato semipresencial terá início também com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e, gradualmente, será ampliado para as demais séries. Este formato está previsto para começar no dia 3 de agosto e consiste nos estudantes cumprindo sua carga horária parte não presencial e parte presencial.

Para tanto, está prevista a realização de revezamento de turmas. Uma semana, metade da turma participa de atividades presenciais na escola, enquanto a outra metade desenvolverá atividades não presenciais, seguindo os roteiros de estudos, que serão validados na semana subsequente, quando estarão presencialmente na escola.

Cronograma

O cronograma de retomada do ano letivo pode ser ajustado em determinados municípios, a depender do avanço ou redução da Covid-19.

29 de junho a 31 de julho – aulas não presenciais para os 16.845 estudantes da 3ª série do Ensino Médio;

03 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio;

10 de agosto – revezamento com os outros 50% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio;

17 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio;

24 de agosto – revezamento com os outros 50% dos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio;

31 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes do Ensino Fundamental;

09 de setembro – revezamento com os outros 50% dos estudantes do Ensino Fundamental;

Até 31 de janeiro de 2021 – fim do ano letivo 2020;

Fevereiro de 2021 – início do ano letivo 2021.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Novas máquinas já estão no município e vão reforçar trabalho da infraestrutura e limpeza

Publicado

em

Após da entrega das máquinas realizada no dia 29 de junho, em Palmas, pelo governador Mauro Carlesse, adquiridas pelo Governo Federal, por meio de recursos da bancada federal, o município de Augustinópolis foi contemplado com duas retroescavadeiras que chegaram nesta tarde de sexta, 3, no município.

A Prefeitura informou que as máquinas começarão a trabalhar, assim que organizar as documentações, direcionando uma para manutenção de estradas vicinais e a outra para os serviços de limpeza urbana.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANGICO: Apoliana Oliveira lança pré-candidatura a vereadora

Publicado

em

Apoliana Oliveira (PP), formada em Cooperativismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), 31 anos, mãe de dois filhos, casada com José Luiz e membro de uma das famílias tradicionais da cidade, filha dos pioneiros Bento Oliveira e de Maria do Espírito Santo, se lançou, como pré-candidata a vereadora de Angico pelo o Partido Progressista (PP).

Por ser apaixonada pela política, Apoliana lamenta que ainda tenha poucas mulheres ocupando cargos públicos. A pré-candidata a vereadora, além de defender o aditamento da participação da mulher nas eleições, ainda tem ampla visão de defesa e enaltecimento do segmento feminino com a fomentação de políticas públicas, também pra juventude na cidade de Angico e região.

Em conversa com o Jornal Folha do Bico, Apoliana disse que coloca seu nome para ser avaliado pelo povo. “Sou moradora do povoado Mato Redondo, e assim como centenas de moradores do povoado entendo que posso fazer muito mais e lutar por melhorias do lugar onde nasci e fui criada”, conta.

De acordo com Apoliana, ela aceitou o desafio porque sabe da importância do papel do vereador. “Firmo aqui meu compromisso político, de lutar pelo nosso município, buscando a implantação de políticas sociais que priorizem a saúde, esporte, educação e valorização da juventude”, disse.

Apoliana deseja que venha ter mais ações em defesa dos direitos das mulheres com pauta de debates e ações no Parlamento Municipal de Angico, a partir de 2021. Segundo Apoliana é importante implantar metas de defesa que almeje manter a dignidade das mulheres em Angico, com articulação de políticas públicas para o segmento, incluindo atividades antidiscriminatórias em suas relações sociais e o combate a todas as formas de violência contra a mulher.

É com essa ampla visão e linha de pensamento que Apoliana Oliveira é pré-candidata a vereadora em Angico.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Natividade retoma trabalhos na Saúde após Covid-19

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), informou nesta sexta, 3, que o secretário municipal Natividade Alves Palma, reassumiu os trabalhos, após alta por cura da Convid-19. Ele passou por avaliação médica e se encontra apto a desenvolver suas funções normalmente.

“Retornarei as minhas atividades agradecendo a Deus e aos profissionais da Saúde que nos atenderam e de volta ao trabalho com o objetivo de aprimorar e aperfeiçoar cada vez mais os serviços prestados pela Saúde de Araguatins aos nossos usuários” disse o gestor.

Continue lendo
publicidade