- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 15 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

RIACHINHO: MDA e Prefeitura debatem educação no campo

Mais Lidas

Nos dias 02 e 03 deste mês o município de Riachinho sediou o Seminário Educação no Campo (Escola família agrícola), iniciativa do MDA, Governo Federal, Prefeitura Municipal de Riachinho e demais parcerias. Trata-se de um encontro que reuniu vários segmentos: Poderes executivos, legislativos de municípios circunvizinhos, sociedade civil organizada, território da cidadania bico do papagaio, A. EFACOT, Fórum estadual da educação no campo, associação da escola de Esperantina, MST dentre outros.

O publico alvo prestigiou atentamente tudo o que foi amplamente discutido e obtiveram espaço para perguntas e sugestões.

Foram apresentados os planos das políticas publicas do MDA, relatório de todo trabalho desenvolvido na região do bico, bem como foi feita visita à construção da escola família agrícola de Riachinho. Além de tudo isso, varias temáticas foram pautadas durante o seminário.

Eurípedes Lourenço de Melo (Lipe) ressalta que “Agente vê com muita alegria porque esta é uma luta que começou em 2008 e como já estamos em 2012 agora chegou o momento de discutir efetivamente o modelo de escola que queremos para os nossos filhos, temos aqui representantes de vários segmentos dando suas contribuições para que isso aconteça efetivamente. O projeto foi idealizado, é um projeto arquitetônico diferente para abrigar alunos e professores, pode ate haver uma mudança, mas ele foi elaborado para isso. O município tem um convênio direto com o MDA, já construímos a primeira parte e esta faltando só os arremates finais. O restante do recurso que é superior a R$ 3.000.000, 00(três milhões de reais) e já esta na conta do estado para terminar a segunda etapa. Esperamos que com esse movimento, sobre a educação no campo especialmente sobre as EFAS especificamente a de Riachinho, sensibilize o governador, o secretário de educação e todas as partes interessadas para que reinicie a 2ª etapa o mais rápido possível, tendo em vista que precisamos amparar os filhos dos agricultores, pois a maioria tem que estudar fora e com esse amparo direto possamos valorizar produtivamente a classe assistida” finalizou.

O Prefeito de Santa Terezinha do Tocantins Kleibson Belarmino de Sousa, que também esteve presente foi enfático e disse “É de grande importância o debate, os estudos levantados para fortalecer a escola família agrícola. Eu quero parabenizar o Prefeito Lipe que desde 2008 vem lutando pela construção da escola em Riachinho e com isso priorizando atendimento aos municípios regionais. Dentre os fatores da agricultura defendo a produção do leite, onde nos iremos sediar dia 17 próximo o seminário da cadeia produtiva do leite para viabilizar a mesma”pontuou.

Para Agostinho Chaves, delegado do MDA, “Esse era o nosso objetivo, através desta agenda por meio da qual pretendemos fazer essas escolas funcionarem da melhor maneira possível. É através da educação e do acesso às tecnologias que o MDA tem condições de contribuir para melhorar a vida dos estudantes e da classe trabalhadora do campo”, destacou. (ASCOM Prefeitura de Riachinho)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias