Connect with us

Bico do Papagaio

RIACHINHO: MDA e Prefeitura debatem educação no campo

Publicado

em

Nos dias 02 e 03 deste mês o município de Riachinho sediou o Seminário Educação no Campo (Escola família agrícola), iniciativa do MDA, Governo Federal, Prefeitura Municipal de Riachinho e demais parcerias. Trata-se de um encontro que reuniu vários segmentos: Poderes executivos, legislativos de municípios circunvizinhos, sociedade civil organizada, território da cidadania bico do papagaio, A. EFACOT, Fórum estadual da educação no campo, associação da escola de Esperantina, MST dentre outros.

O publico alvo prestigiou atentamente tudo o que foi amplamente discutido e obtiveram espaço para perguntas e sugestões.

Foram apresentados os planos das políticas publicas do MDA, relatório de todo trabalho desenvolvido na região do bico, bem como foi feita visita à construção da escola família agrícola de Riachinho. Além de tudo isso, varias temáticas foram pautadas durante o seminário.

Eurípedes Lourenço de Melo (Lipe) ressalta que “Agente vê com muita alegria porque esta é uma luta que começou em 2008 e como já estamos em 2012 agora chegou o momento de discutir efetivamente o modelo de escola que queremos para os nossos filhos, temos aqui representantes de vários segmentos dando suas contribuições para que isso aconteça efetivamente. O projeto foi idealizado, é um projeto arquitetônico diferente para abrigar alunos e professores, pode ate haver uma mudança, mas ele foi elaborado para isso. O município tem um convênio direto com o MDA, já construímos a primeira parte e esta faltando só os arremates finais. O restante do recurso que é superior a R$ 3.000.000, 00(três milhões de reais) e já esta na conta do estado para terminar a segunda etapa. Esperamos que com esse movimento, sobre a educação no campo especialmente sobre as EFAS especificamente a de Riachinho, sensibilize o governador, o secretário de educação e todas as partes interessadas para que reinicie a 2ª etapa o mais rápido possível, tendo em vista que precisamos amparar os filhos dos agricultores, pois a maioria tem que estudar fora e com esse amparo direto possamos valorizar produtivamente a classe assistida” finalizou.

O Prefeito de Santa Terezinha do Tocantins Kleibson Belarmino de Sousa, que também esteve presente foi enfático e disse “É de grande importância o debate, os estudos levantados para fortalecer a escola família agrícola. Eu quero parabenizar o Prefeito Lipe que desde 2008 vem lutando pela construção da escola em Riachinho e com isso priorizando atendimento aos municípios regionais. Dentre os fatores da agricultura defendo a produção do leite, onde nos iremos sediar dia 17 próximo o seminário da cadeia produtiva do leite para viabilizar a mesma”pontuou.

Para Agostinho Chaves, delegado do MDA, “Esse era o nosso objetivo, através desta agenda por meio da qual pretendemos fazer essas escolas funcionarem da melhor maneira possível. É através da educação e do acesso às tecnologias que o MDA tem condições de contribuir para melhorar a vida dos estudantes e da classe trabalhadora do campo”, destacou. (ASCOM Prefeitura de Riachinho)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

UNITINS lança edital para Vestibular 2022/1 com 680 vagas

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou nesta quinta-feira, 21, o edital do Vestibular 2022/1 com 680 vagas divididas entre os 17 cursos de graduação ofertados pela instituição em seus cinco câmpus, sendo 40 vagas para cada curso. As inscrições estarão abertas no período de 26 de outubro a 11 de novembro e a taxa custa R$120,00. O edital e cronograma completos podem ser acessados aqui.

As provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 19 de dezembro nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins, municípios onde a Unitins tem câmpus, e em Araguaína exclusivamente para o curso de Medicina.


O edital estabelece que os candidatos ao curso de Medicina poderão optar por fazer a prova em Palmas, Araguaína ou Augustinópolis, podendo haver realocação de candidatos de Augustinópolis para Araguaína, conforme ordem de inscrição. Já os candidatos aos demais cursos poderão optar por fazer as provas em qualquer uma das cidades onde a Unitins possui câmpus.

Confira a seguir a relação de cursos que a Unitins oferece em cada câmpus e para os quais os candidatos podem se inscrever neste Vestibular:

• Câmpus Palmas
– Direito                                        
– Engenharia Agronômica
– Pedagogia
– Serviço Social                       
– Sistemas de Informação       

• Câmpus Araguatins
– Letras                                   
– Pedagogia                            

• Câmpus Augustinópolis
– Ciências Contábeis                
– Direito                           
– Enfermagem                   
– Medicina

• Câmpus Dianópolis
– Administração                     
– Ciências Contábeis           
– Direito                                      

• Câmpus Paraíso
– Ciências Contábeis           
– Direito      
– Tecnologia em Gestão do Agronegócio  

As aulas do semestre letivo 2022/1 estão previstas para começar em 14 de fevereiro de 2022 de forma presencial.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Justiça orienta Wanderlei fazer mudanças no Governo

Publicado

em

O governador interino, Wanderlei Barbosa (Sem Partido), disse na manhã desta quinta, 21, que não fará mudanças bruscas no Governo do Tocantins, nesse primeiro momento, porém, deixou claro, que a Justiça o orientou, que alguns seguimentos da gestão precisam ser modificados. Wanderlei não informou quais seriam esses seguimentos. Assista as declarações no vídeo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 21

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze