Connect with us

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Programa Educa Sanear completa dez edições

Publicado

em

Em Sampaio, na região do Bico do Papagaio, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) realizou a 10ª edição do Educa Sanear, programa de saneamento ambiental com foco no meio ambiente, saúde, qualidade de vida e cidadania. A estimativa é de que aproximadamente mil pessoas tenham participado do evento durante os dois dias de atividades, realizadas na quinta e sexta-feira, 9 e 10.

Neste programa são aplicados R$ 1 milhão, com recursos provenientes da União e do tesouro estadual. Neste mês, o convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) completa nove meses de execução e dez edições realizadas nos seguintes municípios: Sandolândia, Aurora do Tocantins, Crixás, Lizarda, Santa Tereza, Novo Jardim, Centenário, Bernardo Sayão, Brasilândia e Sampaio.

Eder Fernandes, presidente da ATS, destaca que o programa de saneamento é pioneiro no Estado, e que a expectativa da autarquia é estender o Educa Sanear a todos os municípios sob a concessão da Agência. “Este ano ainda vamos atender mais três municípios: Sucupira, nos dias 23 e 24 de novembro; e, posteriormente, retornaremos ao Bico do Papagaio, em Piraquê, e fecharemos o ano na região sul do Estado, em Jaú do Tocantins”, disse o presidente.

Em Sampaio, mais de 600 crianças da Escola Municipal 1º de Junho participaram de um dia especial. Divididos em turmas, de acordo com a faixa etária, as crianças de 9 a 14 anos ouviram palestra sobre a água, e os cuidados para preservação deste recurso natural tão precioso. Atentos, assistiram ao cinema ambiental, participaram de concurso de dança e de uma gincana que estimulou os pequenos a economizarem água nas atividades diárias, como ao escovar dentes e tomar banho.

“Muito educativo e muito interessante”, assim avaliou o estudante Hélio dos Santos, 10 anos. “Aprendi muitas coisas, como conservar nascentes e rios. Vou seguir as dicas que o Dudu falou no vídeo, como colocar a bacia ao tomar banho e também quero fazer a experiência da garrafa com a pressão atmosférica, achei muito bacana” relatou o estudante.

Quem também curtiu as atividades foi o pequeno Carlos Henrique Gonçalves, estudante do 4º ano. “Não é para gastar água, não jogar lixo dentro do rio, o certo é jogar as coisas dentro do lixo. E também teve umas brincadeiras de quem escovar os dentes em que quem gastava menos água ganhava”, recordou.

Enquanto os pequenos se divertiam na Escola Municipal, os adultos participaram de oficinas ministradas pela equipe de educadores ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Uma das oficinas aborda a importância de vigilantes voluntários e outra promove a criatividade dos participantes ao reutilizar materiais recicláveis, como garrafas de vidros e potes de alumínio em lindas peças de decoração.

Próxima edição

A 11ª edição do Educa Sanear será em Sucupira, região Sul do Estado, na quinta e sexta-feira, 23 e 24. Na quinta, a programação com crianças será na Escola Municipal Machado de Assis, e as oficinas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e na Câmara Municipal. Na sexta, o ciclo de palestra inicia a partir das 8 horas, no Centro Comunitário Zacarias Pereira da Trindade. (Lidiane Moreira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Colégio Militar muda de direção

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 26, aconteceu a solenidade de passagem de direção do Colégio Militar (CM) Unidade VI, de Araguatins, no Bico do Papagaio. O tenente-coronel Márcio Cardoso Almeida passou a gestão ao 2º tenente, Antônio Cláudio Pereira da Silva.

O evento contou com a presença dos militares lotados na Unidade Educacional (UE), dos funcionários civis da instituição de ensino, e equipe de alunos da Assessoria de Comunicação (Ascom) e da banda marcial do Colégio Militar.

Além da transição, a cerimônia também foi de despedida do diretor, tenente-coronel Márcio, que esteve à frente da escola desde o início do ano de 2018. O oficial deixa a função e vai para Reserva Remunerada (RR) após assinar requerimento ao completar seus 30 anos de Polícia Militar do Tocantins (PMTO).

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Na Vila dos Pescadores, homem é preso com arma e maconha após agredir companheira

Publicado

em

Na noite de sexta-feira, 26, por volta das 21h, através de policiais militares da 5ª Companhia Independente, quando realizavam a Operação Pagamento em Tocantinópolis, a Polícia Militar prendeu um homem de 44 anos de idade, por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. 

A prisão ocorreu quando os Policiais foram informados sobre uma ocorrência de violência doméstica na Rua da Palha, na Vila dos Pescadores. Quando chegaram na residência foram recebidos pela companheira do autor a qual relatou que mora com o acusado e que este havia lhe agredido com empurrões, mas não pretendia representar o crime de violência doméstica.  

Após entrevista com o casal, a mulher de 24 anos, informou que no interior da residência havia uma arma de fogo. Imediatamente a equipe efetuou busca e localizou a referida arma. Foi localizado também uma munição calibre 28 intacta, uma certa quantidade de substância análoga a maconha e cinco armas brancas. Outrossim, a arma de fogo localizada, trata-se de fabricação artesanal, tipo revólver, calibre 22.

O acusado foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil em Tocantinópolis para os procedimentos cabíveis. As armas, a munição e a substância entorpecente foram exibidos na mesma delegacia.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Adolescente de 17 anos morre após ser esmagado por caminhão

Publicado

em

Um adolescente de 17 anos morreu após ser esmagado por caminhão no posto fiscal de Aguiarnópolis, na região do Bico do Papagaio. Ian Ferreira Marquinho de Souza estaria dormindo embaixo do veículo e foi atropelado quando o caminhoneiro decidiu seguir viagem no início da manhã desta sexta-feira (26).

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas que informam que o adolescente trabalha no local batendo pneus de caminhões – forma utilizada para encontrar pneus furados. O jovem foi visto por volta das 5h10 tomando um café e depois teria entrado embaixo de um caminhão prancha carregando um guindaste.

Pouco tempo depois, por volta de 5h50, o motorista do caminhão teria saído com o veículo sem saber da presença da vítima sob o veículo. O adolescente acabou sendo atropelado e arrastado por cerca de 10 metros. O corpo ficou esmagado.

A perícia esteve no local do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal. A PM foi chamada e registrou a ocorrência, mas informou que não conseguiu localizar o motorista do caminhão. (G1)

Continue lendo
publicidade Bronze