Connect with us

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Programa Educa Sanear completa dez edições

Publicado

em

Em Sampaio, na região do Bico do Papagaio, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) realizou a 10ª edição do Educa Sanear, programa de saneamento ambiental com foco no meio ambiente, saúde, qualidade de vida e cidadania. A estimativa é de que aproximadamente mil pessoas tenham participado do evento durante os dois dias de atividades, realizadas na quinta e sexta-feira, 9 e 10.

Neste programa são aplicados R$ 1 milhão, com recursos provenientes da União e do tesouro estadual. Neste mês, o convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) completa nove meses de execução e dez edições realizadas nos seguintes municípios: Sandolândia, Aurora do Tocantins, Crixás, Lizarda, Santa Tereza, Novo Jardim, Centenário, Bernardo Sayão, Brasilândia e Sampaio.

Eder Fernandes, presidente da ATS, destaca que o programa de saneamento é pioneiro no Estado, e que a expectativa da autarquia é estender o Educa Sanear a todos os municípios sob a concessão da Agência. “Este ano ainda vamos atender mais três municípios: Sucupira, nos dias 23 e 24 de novembro; e, posteriormente, retornaremos ao Bico do Papagaio, em Piraquê, e fecharemos o ano na região sul do Estado, em Jaú do Tocantins”, disse o presidente.

Em Sampaio, mais de 600 crianças da Escola Municipal 1º de Junho participaram de um dia especial. Divididos em turmas, de acordo com a faixa etária, as crianças de 9 a 14 anos ouviram palestra sobre a água, e os cuidados para preservação deste recurso natural tão precioso. Atentos, assistiram ao cinema ambiental, participaram de concurso de dança e de uma gincana que estimulou os pequenos a economizarem água nas atividades diárias, como ao escovar dentes e tomar banho.

“Muito educativo e muito interessante”, assim avaliou o estudante Hélio dos Santos, 10 anos. “Aprendi muitas coisas, como conservar nascentes e rios. Vou seguir as dicas que o Dudu falou no vídeo, como colocar a bacia ao tomar banho e também quero fazer a experiência da garrafa com a pressão atmosférica, achei muito bacana” relatou o estudante.

Quem também curtiu as atividades foi o pequeno Carlos Henrique Gonçalves, estudante do 4º ano. “Não é para gastar água, não jogar lixo dentro do rio, o certo é jogar as coisas dentro do lixo. E também teve umas brincadeiras de quem escovar os dentes em que quem gastava menos água ganhava”, recordou.

Enquanto os pequenos se divertiam na Escola Municipal, os adultos participaram de oficinas ministradas pela equipe de educadores ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Uma das oficinas aborda a importância de vigilantes voluntários e outra promove a criatividade dos participantes ao reutilizar materiais recicláveis, como garrafas de vidros e potes de alumínio em lindas peças de decoração.

Próxima edição

A 11ª edição do Educa Sanear será em Sucupira, região Sul do Estado, na quinta e sexta-feira, 23 e 24. Na quinta, a programação com crianças será na Escola Municipal Machado de Assis, e as oficinas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e na Câmara Municipal. Na sexta, o ciclo de palestra inicia a partir das 8 horas, no Centro Comunitário Zacarias Pereira da Trindade. (Lidiane Moreira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Tocantinópolis e Esperantina tem novas confirmações de óbitos por Covid-19

Publicado

em

Mais duas mortes foram confirmadas como sendo pro Covid-19 no Bico do Papagaio. Os óbitos são nos municípios de Tocantinópolis e Esperantina. As informações são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.

O óbito em Tocantinópolis é de um paciente do sexo masculino, de 64 anos, com obesidade, hipertensão e diabetes. Ele faleceu em 27 de agosto, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Já a vítima de Esperantina, é mulher de 43 anos, com diabetes e obesidade. O óbito aconteceu no dia 17 de outubro, também no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Carretas batem de frente na BR-153

Publicado

em

Um acidente envolvendo caminhões foi registrado na manhã desta terça-feira (20) na BR-153 entre Wanderlândia e Araguaína, no Bico do Papagaio. Os bombeiros informaram que foram chamados para retirar um corpo preso às ferragens. A pista está totalmente interditada para retirada dos veículos.

A colisão aconteceu próximo de uma ponte sobre o ribeirão Lajes.

A Polícia Rodoviária Federal informou que uma equipe também foi para o local atender a ocorrência. Ainda não há informações sobre o que provocou a colisão, mas chovia no momento do acidente. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Caminhonete capota na TO-404 e vítimas são socorridas

Publicado

em

Nas primeiras horas desta terça-feira, 20, bombeiros militares foram acionados para atender vítimas de um capotamento na TO-404, na rodovia estadual que liga a cidade de Augustinópolis à TO-010, nas proximidades de Araguatins, sede da 3ª Companhia. Um casal estava no carro.

Segundo os militares, o acidente ocorreu por voltas das 7h43, no Km 30 da TO-404. Os ocupantes da camionete foram identificados como José Miranda Barbosa e Maria Olívia Maciel Barbosa. Ambos tiveram apenas escoriações, foram avaliadas pelos socorristas e levados para um hospital em Augustinópolis.

O carro é um pick up branca, com placa de Manaus (AM), que foi parar fora da pista com o capotamento.

Continue lendo
publicidade Bronze