Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: FUNASA intensifica ações de vigilância à saúde em comunidade indígena

Publicado

em

A Superintendência Estadual da Funasa no Tocantins (SUEST-TO) e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI – TO), iniciaram essa semana um plano de intensificação das ações de vigilância e assistência á saúde junto as comunidades indígenas da etnia Apinajé, localizada no município de Tocantinópolis.

As ações do plano se prolongam até o dia 18, visa intensificar as atividades de saúde com orientações e implantações de rotinas complementares para prevenir e controlar os agravos comuns no período chuvoso, que ocorre entre os meses de dezembro a março, a fim de proporcionar à comunidade atendida condições adequadas de saúde.

As atividades serão executadas por um grupo/Equipe multidisciplinar e multiprofissional do Pólo Base indígena de Tocantinópolis, com a presença da equipe técnica do DSEI – TO, responsáveis pelos programas de saúde; técnicos de saneamento básico da Divisão de Engenharia e de educação em saúde da FUNASA, com o apoio dos agentes indígenas de saúde e agentes indígenas de saneamento das aldeias.

O atendimento será feito nas aldeias que apresentam maior número de agravo à saúde, priorizando crianças menores de cinco anos; gestantes, com o atendimento ao pré-natal e puericultura, com avaliação clinica das gestantes e crianças com peso baixo e/ ou muito baixo para idade; coleta do PCCU, avaliação dos casos referenciados; busca de sintomáticos respiratórios; casos de hanseníases existentes; realização de teste rápido para diagnóstico do HIV; atividades de educação em saúde e ações de saneamento ambiental.

Visando o atendimento das demandas reprimidas dos Programas de Saúde implantados: Saúde da Mulher e da Criança; DST/AIDS; Vigilância Alimentar e Nutricional, Imunização; Saúde Bucal; Tuberculose e Hanseníase; Saúde Mental; referência e contrarreferência.

Segundo Ivaneizília Nolêto, chefe do DSEI – TO, as ações faz parte do Plano Operacional e Distrital/2010 da FUNASA, que tem como principal objetivo a redução da mortalidade infantil nas populações indígena de abrangência do DSEI – TO.

A Etnia Apinajé possue uma população de 1.943 indígenas que vivem em 20 aldeias, nos municípios de Maurilândia e Tocantinópolis. Conta uma equipe multidisciplinar de saúde composta por enfermeiros, cirurgião dentista, técnico de enfermagem, técnico em consultório dentário, agente indígena de saúde e agente indígena em saneamento para prestar assistência básica nas aldeias.

No Tocantins, o DSEI atende uma população de 9.780 indígenas distribuídas em 6 etnias: Apinajé, Karajá, Krahô, Krahô Kanela, Javaé e xerente.

A ação conta com parceria do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde e da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis. (Da Ascom/Superintendência  Estadual da Funasa no Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Unitins oferta vagas para transferência externa

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) lançou nesta segunda-feira, 30, o Edital de Transferência Externa (veja aqui) válido para o semestre 2021/1. São ofertadas 534 vagas remanescentes dos cursos de graduação presenciais e gratuitos ofertados nos cinco câmpus da universidade. 

Em Araguatins, há 52 vagas para os cursos de Letras e Pedagogia; em Augustinópolis, são 35 vagas para Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem; para o Câmpus Dianópolis são 101 vagas, distribuídas entre os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. A maior quantidade é disponibilizada no Câmpus Palmas: 278 vagas,  nos cursos de Direito, Engenharia Agronômica, Serviço Social e Sistemas de Informação. O Câmpus Paraíso do Tocantins oferta outras 68 vagas, nos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Gestão em Tecnologia do Agronegócio.

Os interessados deverão se inscrever via internet, exclusivamente, a partir das 8 horas do dia 1º de dezembro até às 23h59 do dia 30 de dezembro de 2020. A taxa de inscrição é de R$ 120,00. Para pleitear a isenção da taxa, o candidato deve enviar a documentação exigida no edital no período de 1º a 7 de dezembro de 2020.

De acordo com o edital, o processo de seleção será realizado por meio de análise documental que resultará na aprovação e classificação dos candidatos para preenchimento das vagas. 

Para concorrer, o candidato deve estar vinculado no semestre letivo 2020/2 no mesmo curso para o qual deseja pleitear a vaga ofertada; deve estar regularmente vinculado em Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada, e em curso autorizado e reconhecido pelo órgão competente; estar  cursando, no mínimo, o período imediatamente anterior ao período que estiver concorrendo à vaga; e ter cursado pelo menos um período na IES de origem e não esteja há mais de quatro períodos letivos consecutivos em situação de trancamento total de matrícula.

A publicação do resultado preliminar está prevista para sair no dia 7 de janeiro de 2021, enquanto de 18 a 27 de janeiro de 2021 será o período da entrega dos documentos. Já o resultado final deve ser divulgado no dia 19 de fevereiro próximo. (Josiane Mendes)

Continue lendo

Bico do Papagaio

PALMEIRAS: Ladrão e receptadores de tablet’s, relógio e perfume são presos

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu na noite de segunda-feira, 30, em Palmeiras, no Bico do Papagaio, um homem de 27 anos, por furto em residência, além de outros três indivíduos, 33, 55 e 68 anos, suspeitos de receptação. Na ocasião foram encontrados em posse dos suspeitos três tablet’s, um relógio e um frasco de perfume.

A Polícia chegou até os autores após receber a informação de quem supostamente tinha praticado o furto na residência da vítima. Durante diligências, a guarnição policial conseguiu localizar o suspeito, que ao ser questionado pelos policiais sobre os fatos, revelou que realmente tinha praticado o crime e apontou os demais envolvidos, que teriam comprado os objetos furtados.

Diante da situação, todos os envolvidos foram conduzidos, juntamente com os produtos furtados, e apresentados na delegacia de polícia de Tocantinópolis, onde foram autuados pelos crimes cometidos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta terça, 1º

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze