- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 27 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TOCANTINÓPOLIS: Oficinas de design e bordado retratam a cultura local

Mais Lidas

No intuito de estimular a criação e produção artesanal, desenvolver produtos com uma identidade local, aperfeiçoar as habilidades e fomentar a geração de renda dos artesãos do Tocantins, a Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult), por meio de sua Superintendência de Artesanato, em parceria com Associação de Criatividade Artesanal de Tocantinópolis, levou a este município do Norte do Tocantins, no período de 16 a 30 de janeiro, oficinas de design e bordado. Os trabalhos foram desenvolvidos pelo design Renato Imbroisi e mais duas bordadeiras professoras, Maria de Fátima Rodrigues Lima e Zenaide Ribeiro Alves, da associação Brincando com Linhas, de Brasília, e contou com a participação de 30 artesãos.

Como resultado das oficinas, foi desenvolvida uma coleção de bordados com inspirações em histórias locais, levando em consideração os aspectos culturais e socioambientais. Ao longo da produção dos trabalhos, os alunos foram estimulados à avaliação da produção atual, com pesquisa do histórico individual de cada um, durante a qual todos foram instigados a fazer relatos pessoais do seu aprendizado artesanal. Eles retrataram, por meio de desenhos, a cultura, a fauna e a flora local. Por fim, utilizaram os desenhos, aplicando-os nos tecidos e desenvolvendo as técnicas de bordado dos pontos livres, sendo os mesmos: nó francês, matiz, haste, cadeia, confusão, pé de galinha, margarida, chavão, atrás, pesponto, escama de peixe, caseado, telha, aranha, folha, cheio, corrente e areia.

 “A nossa cidade de Tocantinópolis está de parabéns por ter sido escolhida pela Secretaria da Cultura do Estado para o desenvolvimento desta oficina de bordado. Nós, alunas da oficina, estamos encantadas com esse trabalho tão belo que é o bordado. Através dessa arte poderemos mostrar para o Tocantins, o Brasil e o mundo a nossa cultura, costumes, fauna e flora”, festeja Kellen Cristina Brito de Sousa, artesã de Tocantinópolis.

O projeto faz parte do esforço do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em resgatar a identidade cultural de cada município, explorando suas potencialidades, características socioambientais e históricas, valorizando o que há de melhor em cada região e estimulando a geração de renda para as famílias de artesãos do Tocantins.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

1 Comentário

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias