Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: População aprova restruturação da Feira Livre

Publicado

em

O domingo, 24 de dezembro, ficou marcado para os feirantes e consumidores da Feira Livre Municipal de Tocantinópolis. É que após ampla reforma, a Prefeitura entregou as obras de reestruturação do centro comerciário da cidade.

Uma série de melhorias foi realizada no local, entre elas: ampliação dos banheiros; reparos na cobertura estrutural; pintura; recuperação das instalações elétricas e hidráulicas; piso; os açougues receberam cerâmica, balcão de mármore e pia; rampas de acessibilidade e bancos também foram construídos. Isto é, o espaço recebeu uma reforma geral. Os investimentos são oriundos de emenda parlamentar do deputado José Bonifácio (PR) e também através de recursos do próprio município.

Com as adequações feitas, tanto os comerciantes como os clientes passarão a dispor de um local organizado e acessível, é o que diz o agente de fiscalização, Raimundo Mendes. “A equipe de Fiscalização Municipal além de estar presente na feira, dando suporte aos comerciantes, a fim de que estes obedeçam às novas normas de conduta para que o local seja organizado, nosso objetivo é cada um comercialize nos seus devidos locais para que não atrapalhe a trafegabilidade no entorno da feira”, informou.

Com nova reordenação, cada feirante passa a comercializar em locais específicos conforme o gênero ou produto vendido. Quem comemora a organização é dona Adelita Rodrigues de Oliveira, feirante há mais de 40 anos. “Agora está muito bem organizado e melhor. Principalmente pelos cereais e hortifrútis estarem na parte maior e as confecções estarem na parte de cima da feira. Ficou ótimo, gostei muito. Está muito bem distribuído e melhor localizado para as pessoas, agora há espaço paras as pessoas e carros passarem pelas ruas”, destacou.

Rui Marinho, da cidade de Nazaré, comercializa há 8 anos na Feira Livre de Tocantinópolis e também aprova a nova divisão dos setores. “Gostei das divisões dos setores e dos gêneros alimentícios. O setor da carne, das frutas, roupas e folhagens estão cada um no seu lugar; e a passarela para os clientes andarem entre as barracas ficou legal. A organização está muito boa nesse sentido”, ressaltou Rui dizendo que concorda com o funcionamento da Feira Osvaldo Mariano durante as quartas-feiras, “concordo, até porque a cidade tem um espaço físico muito grande e proporciona maior conforto para a população. A cidade tem potencial para condicionar duas feiras”, enfatizou.

Há 20 anos como feirante, Francisco dos Santos (Chico da Praça) também comemora a reestruturação, pois segundo ele, a reforma em foi bastante válida. Outro comerciário que também gostou muito da reforma foi o senhor, Davi Matrinchã, de 63 anos. Perguntado o que achou da nova reestruturação, ele foi bastante enfático. “Estou achando ótimo, as melhorias estão 100%, a que mais gostei foi a dos açougues e da organização do local”, disse.

Comerciante da cidade de Imperatriz/MA, João Batista Ferreira, de 47 anos, percorre mais de 100 km para vencer seus produtos, e ressalta que a nova estrutura está adequada e as melhorias feitas no local dão melhores condições de trabalho a todos os feirantes, independentemente de ser de Tocantinópolis ou de outra cidade da região. Dona Maria Luiza Fonseca também destacou que agora está tudo perfeito. “Melhorou 100%, não tenho nenhuma reclamação a fazer, está tudo organizado”, disse ela. (Com informações de Dirceu Leno)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Novas medidas para enfrentamento à Covid devem ser anunciadas

Publicado

em

Diante do contexto atual da pandemia do Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram na sexta, 5, uma reunião com os profissionais da saúde, membros do Conselho de Saúde, além de representantes de diversas entidades do município.

O encontro, realizado no auditório do CAPS, teve como objetivo debater assuntos pertinentes ao atual cenário da pandemia do Covid19. Foram abordados temas como dados atuais do Coronavírus, as novas medidas que serão adotadas, além de um debate de novas estratégias, ações a serem executadas diante do crítico cenário atual.

Estivaram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins, membros do conselho de saúde, Aciat, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Sebrae, Vigilância Sanitária, além dos secretários de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social.

Ainda não foram anunciadas as medidas que serão adotadas. (Com informações da Ascom)

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico têm até 31 de março para solicitar apoio ao fomento do setor agropecuário

Publicado

em

A Plataforma +Brasil disponibilizou o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

O objetivo é apoiar projetos de desenvolvimento e fomento ao setor agropecuário para incentivo à produção agro de pequeno e médio porte, disponibilizando meios para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas e de processamento agroindustrial. Os municípios interessados em participar do programa têm até o dia 31 de março de 2021. 

O programa também oferece oportunidade de realização de obras agropecuárias de desenvolvimento rural, tais como construção e readequação de estradas vicinais.

Critérios para Seleção

• Existência de dotação orçamentária para atendimento aos projetos;

• Aprovação dos aspectos técnicos das propostas apresentadas;

• Atender a critérios de legalidade estabelecidos pelo Decreto n 6170/2007 e alterações, pela Portaria Interministerial 424/2016 e alterações;

• Estar em situação de adimplência na União, mediante ao SIAFI, CADIN, CAUC e, ainda, nas administrações Estadual e Municipal.

Os interessados devem se cadastrar na Plataforma +Brasil, até o próximo dia 31 de março de 2021. (Brasil 61)

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Verdão do Bico vai à Paraíso em busca de reabilitação

Publicado

em

O Tocantinópolis Esporte Clube (TEC), busca reabilitação neste sábado, 6, diante do NC Paraíso, no estádio Pereirão, na cidade de paraíso, região central do estado. O Verdão do Bico perdeu na última rodada dentro do estádio Ribeirão, para o Interporto, por 1 a 0 e ocupa a quarta colocação no Campeonato Tocantinense 2021. O técnico Neto Costa tem todo grupo à disposição.

NC/Paraíso também busca reabilitação nesta rodada. O time que vinha de uma sequência de duas vitórias acabou empatando na última rodada com o Araguacema. Para o duelo deste sábado, o técnico Wilcemo Rodrigues, tem todo elenco à disposição. A equipe ganhou ainda o reforço do centroavante Tony Júnior (inscrito no BID).

A partida pode ser acompanhada pelo Canal Boa Vista, no Youtube clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze