- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 29 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TOCANTINÓPOLIS: Prefeitura e Secretaria de Educação promove capacitação para merendeiras da Rede Municipal

Mais Lidas

DSC_0049

A Prefeitura Municipal de Tocantinópolis realizou um treinamento com manipuladores de alimentos da Rede Municipal de Ensino. A ação aconteceu no Centro de Inclusão Digital e contou com presença da secretária de Educação Marly Monteiro; equipe do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE) e da assessora Marinalva Alves.

Durante o encontro foi abordado como obter uma relação às boas práticas na manipulação dos alimentos, bem como as atividades do PMAE da qual envolvem treinamento especializado de pessoal (merendeiras), tanto de forma proativa quanto reativa, atendendo a demandas das Unidades atendidas. O treinamento são cursos periódicos para formar e aperfeiçoar os profissionais envolvidos com o Programa de Alimentação, visando, por exemplo, garantir a produção de alimentos seguros e fornecer subsídios técnicos aos responsáveis pelo controle da alimentação das unidades no gerenciamento das atividades relacionadas à alimentação.

A promoção de hábitos alimentares saudáveis é o grande desafio do PMAE. Dentro deste enfoque, as ações do departamento estão atendendo a “Estratégia da Ação Global em Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde” proposta pela Organização Mundial de Saúde que dentre outros objetivos visa a redução dos fatores de risco das doenças associadas a uma alimentação pouco saudável e a promoção da consciência e do conhecimento geral sobre a influência da alimentação saudável.

De acordo a secretária Marly Monteiro, o objetivo da capacitação é conhecer o Programa da Merenda escolar em um trabalho conjunto, onde todos possam contribuir para o melhor direcionamento na qualidade da alimentação escolar. Ressaltou ainda que a merenda escolar oferecida na Rede Municipal tem um cardápio organizado e acompanhado pela nutricionista do município, Linaya Costa Silveira, onde a mesma desenvolve um amplo trabalho o que possibilita na qualidade dos alimentos oferecidos aos estudantes.

“Na reunião foi possível contar com a contribuição das merendeiras no sentido de falar um pouco da aceitabilidade da merenda, ressaltando que os cardápios são feitos a partir do teste de aceitabilidade com os alunos de unidade escolar. Através deste ato, acaba-se garantindo o valor nutricional o qual é de suma importância no desenvolvimento dos alunos”, destacou a secretária Marly. (Dirceu Leno)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias