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segunda-feira, 29 / abril / 2024

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TOCANTINÓPOLIS: Reunião discute instalação da Redesim

DESBUROCRATIZAÇÃO

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Uma Reunião que envolveu o prefeito Fabion Gomes (PR), representantes do Sebrae, secretários municipais e servidores do setor de arrecadação da Prefeitura Municipal, tratou da instalação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que é um sistema eletrônico que visa desburocratizar a abertura e o fechamento de microempresas, o qual deverá ser instalado gradativamente em 30 cidades, as quais representam 90% da arrecadação do Tocantins.

O encontro teve por objetivo explicar aos servidores do município o que é a Redesim, e quais as mudanças necessárias para estabelecer o sistema.

Durante a reunião, o consultor do Sebrae, Guilherme Zanina, explicou que com a instalação da Redesim o município irá integrar todos os órgãos comerciais e amenizar a burocratização entre os poderes públicos e privados. “Com a instalação da Redesim a cidade de Tocantinópolis terá uma rede de dados centralizada e compartilhada, facilitando e aumentando o controle dos órgãos de fiscalização tanto estadual como municipal, garantindo até mesmo o aumento da arrecadação”, destacou.

Para implantação e abertura de empresas são fundamentais a atuação conjunta entre a Junta Comercial, Sebrae, Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Secretaria da Fazenda e Prefeitura Municipal. Normalmente, leva-se até 90 dias para abrir uma empresa, mas com a otimização dos processos através da Redesim, é possível fazer em no máximo cinco dias.

Presenças

Além do prefeito Fabion Gomes, estiveram presentes durante a reunião, os consultores do Sebrae, Guilherme Zanina e Tânia Ferreira; a secretária de Administração, Cristiane Rosa; a secretária de Assistência Social, Maria das Graças Carneiro; o secretário de Habitação e Urbanismo, Antônio Queiroz; o secretário de Agricultura, Salomão Barros; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Tocantinópolis, Evandro Guimarães; o subsecretário de Meio Ambiente, Eudes Ribeiro; o articulador do Selo Unicef, Emivaldo Aguiar; o assessor de Comunicação, Dirceu Leno; a servidora da Acito, Eliete Novais e as servidoras do setor de Arrecadação da Prefeitura, Lindalva e Maria Lila da Silva. (Dirceu Leno)

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