- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 28 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TOCANTINÓPOLIS: RURALTINS realiza palestras para agricultores familiares

Mais Lidas

Com objetivo de orientar os agricultores familiares, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (RURALTINS) realiza nesta quarta e quinta-feira, 30 e 31, durante a 17ª Exposição Agropecuária de Tocantinópolis, palestras sobre o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos (PAACompra Direta) e a doença bovina conhecida como Mastite.

De acordo com Elizete Pereira, assistente social do RURALTINS, a palestra sobre o Compra Direta acontece às 14 desta quarta-feira e visa orientar os agricultores sobre o funcionamento do programa. “Além da palestra haverá ainda uma demonstração prática de como é feito o processo de compra e venda e a distribuição dos produtos”, afirma a assistente social.

Na quinta-feira, 31, às 8h, será ministrada pela zootecnista Laila Castro a palestra Controle da Mastite na Bovinocultura de Leite. Entre os temas abordados estão os aspectos clínicos e a prevenção da doença. “A mastite é uma doença muito comum caracterizada como uma inflamação da glândula mamária, causada por bactérias e coliformes, em decorrência, na grande maioria dos casos, da falta de hábito higiênico-sanitário antes, durante e após a ordenha por parte do ordenhador”, disse.

Ainda de acordo com a zootecnista, entre os sinais da doença estão: a vermelhidão do teto, inchaço (edema) do úbere, dor sentida pelo animal ao ser tocado durante a ordenha e aumento de temperatura do úbere, além da alteração no sabor, no cheiro e qualidade do leite. “A intenção da palestra é mostrar como detectar a mastite subclínica, que é o estado inicial da doença. Nesse estado o produtor não consegue detectar visivelmente alterações no leite e nem no úbere do animal, detectado somente por meio do teste CMT (Califórnia MastitisTest) desenvolvido em 1957 no Estados Unidos e considerado o teste mais eficaz e fácil de ser realizado a campo”, acrescentou.

Cerca de 200 pessoas, entre agricultores familiares e moradores, estão sendo esperadas para as palestras. A Expotoc vai até o dia 03 de agosto e conta com apresentações de rodeios, cavalgadas, shows musicais, palestras e seminários.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias