Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Veja os números da Covid-19 desta terça, 28

Publicado

em

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Rede Municipal supera meta do Ideb 2019 nas séries iniciais

Publicado

em

Alunos da rede municipal de ensino de Araguatins, superaram a meta projetada do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 para os primeiros anos do ensino fundamental (1° ao 5° ano). Os dados foram divulgados no último dia 15 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Ideb vai de 0 a 10 e leva em conta dois fatores: quantos alunos passam de ano e qual o desempenho deles em português e em matemática.

Araguatins cresceu de 4,8 em 2017 para 5,2 em 2019 no Ensino Fundamental I, índice igual à meta estabelecida para 2021, superando a estipulada para 2019 que era de 4,9.

Nos anos finais do ensino fundamental (até o 9º ano), o desempenho das escolas do município não tem média no SAEB: Não participou ou não atendeu os requisitos necessários para ter o desempenho calculado.

Apesar do crescimento significativo nos índices da primeira fase do Ensino Fundamental, na comparação entre os principais municípios do Bico, Araguatins fica atrás. Tocantinópolis e Augustinópolis tem melhor desempenho com índice de 5,4. O detalhe é que diferente de Araguatins, que avançou e superou sua meta, Tocantinópolis e Augustinópolis, não tingiram seus índices projetados que eram respectivamente 5,8 e 5,7.

Araguatins

Tocantinópolis

Augustinópolis

Continue lendo

Bico do Papagaio

Justiça Eleitoral já recebeu 14 pedidos de candidaturas a prefeito no Bico

Publicado

em

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registrou 14 pedidos de candidatura para concorrer aos cargos de prefeito nas eleições municipais de 2020, até o início da manhã desta segunda, 21.

O eleitor pode acompanhar as solicitações de registro, bem como seus deferimentos, dados dos candidatos e planos de governo por meio da plataforma desenvolvida pelo TSE DivulgaCandContas.

A quantidade exata de candidatos nas eleições de novembro ainda está muito aquém da previsão. O prazo de entrega da documentação exigida pela Justiça Eleitoral para a solicitação dos registros pela internet expira às 8h do dia 26 de setembro. Após esse horário, a entrega terá que ser presencial e agendada, exigindo deslocamento ao cartório e os devidos cuidados sanitários.

O agendamento para atendimento presencial será feito pelos meios informados por cada Cartórios Eleitorais, e estará disponível das 8h30 às 19h. O atendimento será marcado conforme a ordem de chegada dos pedidos – o interessado não poderá escolher o horário.

Depois de receber os requerimentos, a Justiça Eleitoral valida a documentação e a encaminha à Receita Federal para emitir o CNPJ. Tendo CNPJ e o registro, os candidatos já podem abrir conta corrente da campanha e estão aptos para iniciar a arrecadação de recursos após o dia 26 de setembro.

Pedidos de registros já entregues:

AGUIARNÓPOLIS – 2

ANANÁS – 1

ANGICO – 1

ARAGUATINS – 1

AUGUSTINÓPOLIS – 2

AXIXÁ – 1

CACHOEIRINHA – 1

SÃO BENTO – 1

SÃO MIGUEL – 2

SÍTIO NOVO – 1

TOCANTINÓPOLIS – 1

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: SD de Osemar vai ocupar vaga de vice de Cláudio Santana. Nome é Edgar Tolentino

Publicado

em

Na noite deste domingo 20, o prefeito Cláudio Santana (MDB), fechou acordo com a direção do Solidariedade (SD), partido de Osemar Mousinho, e a legenda vai indicar o candidato a vice-prefeito.

O nome escolhido foi do até então, pré-candidato a vereador, Edgar Tolentino, filho do ex-deputado Luís Tolentino.

O SD abortou homologar o nome de Osemar, na corrida pelo Palácio Araguaia, por conta do então pré-candidato, ser acometido de Covid-19, e precisar de tratamento fora do estado, estando em uma UTI se recuperando.

Desde a impossibilidade de Osemar, SD e MDB vem conversando nos bastidores sobre a composição, que foi acertada na noite deste domingo.

Cláudio e Edgar ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto.

Continue lendo
publicidade Bronze