Connect with us

Bico do Papagaio

Três Estados avaliam projetos e ações voltadas ao setor produtivo do Bico do Papagaio

Publicado

em

A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário participa nesta quarta-feira, 08, de reunião ordinária do Fórum da Mesorregião Bico do Papagaio que será realizada no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Parauapebas (PA). Participam ainda representantes do Ministério da Integração Nacional, dos governos dos estados do Pará, Maranhão, Tocantins e das prefeituras e Câmaras de vereadores dos 66 municípios integrantes da mesorregião.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Claudio Sayão Lobato, os principais projetos desenvolvidos da mesorregião são nas áreas da apicultura, fruticultura, babaçu, gemas e jóias, bovinocultura, grãos e olericultura. “Este é um momento de avaliação dos resultados, planejamento de novas ações e integração dos representantes dos municípios e estados que fazem parte da mesorregião do Bico do Papagaio”, disse.

A pauta contará com palestra da Embrapa sobre reflorestamento, indicação de projetos a serem apresentados ao Ministério da Integração, realização da Feira Mesorregional da Agricultura Familiar e Ecosol, e ainda os informes: sobre economia solidária, Mobilização em prol da Secretaria Especial Ecosol e sobre a Câmara Técnica do Leite.

Mesorregião

A mesorregião Bico do Papagaio é composta por 66 municípios, integrantes da Amazônia Legal com atividades econômicas predominantes de produção agropecuária e extração vegetal e mineral. Sendo 25 do Norte do Tocantins, 25 do Sul do Pará e 16 do Sudoeste do Maranhão. Predominando sistemas de produção de baixo nível de tecnologia empregado. Por possuir grande biodiversidade, tem na questão ambiental um dos fatores-chave de seu desenvolvimento.

O Plano de Ação para a mesorregião Bico do Papagaio é fruto do Programa de Promoção da Sustentabilidade de Espaços Sub-Regionais (PROMESO), da Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Estão detalhados 142 projetos com responsáveis, estratégia, prazos e estimativa de custos, categorizados em 14 programas e seis Cadeias Produtivas: Bovinocultura do Leite (16), Ovinocultura (20), Apicultura (14), Artesanato (14), Fruticultura (21), Aquicultura e Pesca (19) e projetos comuns às cadeias produtivas (38). Estimou-se um custo de R$ 398,5 milhões (109 projetos), sendo que 32 destes terão seus custos estimados após detalhamento dos projetos executivos.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Verdão do Bico sofre nova derrota no Ribeirão e fica longe da classificação

Publicado

em

O Juventude, da cidade maranhense de São Mateus bateu o Tocantinópolis, no estádio Ribeirão por 1 a 0 na tarde deste sábado, 31, na cidade de Tocantinópolis, Bico do Papagaio. Com a vitória, a equipe maranhense foi aos 12 pontos – na cola do G-4 – e agora ‘seca’ o Paragominas no duelo contra o Palmas, neste domingo, 1º, para seguir em quinto no Grupo A2. Esta foi a segunda vitória seguida do Juventude. O único tento da partida foi marcado por Cris, na etapa inicia do duelo. Com a derrota, o Verdão do Bico segue em último na classificação com sete pontos ganhos.

A partida começou amarrada, com o Juventude levando perigo apenas na bola parada. E foi na bola parada, que nasceu o único gol do jogo. Os 19, após cobrança de escanteio, Cris apareceu para cabecear e colocar o Juventude em vantagem. Após o gol, o TEC ensaiou uma pressão, mas o duelo terminou sem muita emoção na etapa inicial.

No segundo tempo, o TEC voltou mais interessado em buscar o empate ou até a vitória, porém, pecava nas finalizações – muitos erros. O Juventude passou a aproveitar os espaços deixado pelo TEC e chegava ao gol com perigo. Se de um lado, o TEC criava e perdia, do outro o Juventude passou fazer a mesma coisa – criou em cima dos espaços, porém, desperdiçava as investidas. O duelo ficou nisso: 1 a 0 para o Juventude, que segue na cola do G-4 do Grupo a2. (GE / Fotos: Toc em Foco)

Continue lendo

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Suspeito de promover arrastão é preso pela Polícia Civil

Publicado

em

Um homem de 20 anos, suspeito de praticar uma série de roubos a transeuntes, na noite do dia 16 de julho de 2021, na cidade de Wanderlândia, no Bico do Papagaio, foi preso pela Polícia Civil do Tocantins, através de ação conjunta realizada por policiais civis da 30° Delegacia de Wanderlândia, com apoio da 29ª DP Araguaína e 32ª DP de Babaçulândia, na manhã desta sexta-feira, 30.

Coordenada pelo delegado-chefe da 30ª DP, Alexander Pereira da Costa, a prisão foi realizada na cidade de Babaçulândia, em cumprimento a mandado de prisão temporária, expedido pela Vara Criminal de Wanderlândia. Na oportunidade, os policiais civis também deram cumprimento a mandado de busca e apreensão na residência que era ocupada pelo suspeito. No local, foi localizada uma carteira, subtraída de uma das vítimas.

 
Os crimes

Segundo a autoridade policial, na noite do dia 16 de julho do corrente mês, o indivíduo preso hoje, juntamente com um comparsa foi até o município de Wanderlândia, onde passou a abordar transeuntes no sentido de praticar os roubos. Portando armas de fogo e conduzindo uma motocicleta, os investigados fizeram ao menos quatro vítimas de quem roubaram todos os pertences, incluindo aparelhos celulares, carteira e dinheiro.

Ainda segundo o delegado, os crimes em série foram praticados em um curto espaço de tempo e levaram pânico e terror à população. “Os dois indivíduos praticaram uma série de crimes que levaram terror à população, pois agiam sempre com muita violência e rendiam as vítimas, com o uso de armas de fogo. Dessa forma intensificamos as investigações para identificar os dois suspeitos e efetuar a prisão dos mesmos, pois trata-se de pessoas de alta periculosidade”, ressaltou o delegado.

Após ser preso, o homem foi conduzido até a sede da 30ª DP e após a realização das providências legais cabíveis, recolhido à Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. 

Continue lendo

Bico do Papagaio

Acolhimento on-line marcará início do segundo semestre letivo da rede estadual

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), realiza nesta segunda-feira, 2, por meio do canal do YouTube da Seduc –TV Seduc Tocantins, a partir das 8 horas, acolhimento on-line para os estudantes da rede estadual de ensino. A atividade marca o encerramento do período de férias e o início do segundo semestre letivo.

“Esse será um momento importante de diálogo com a comunidade escolar para apresentarmos todas as medidas e os cuidados que estamos adotando na volta às aulas e evidenciaremos a qualidade do trabalho realizado nas nossas escolas para toda a comunidade escolar da rede estadual de ensino”, destacou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Direcionado para toda a comunidade, o acolhimento apresentará as bases para o início das atividades letivas do segundo semestre de 2021, que será realizado de forma híbrida, respeitando os cuidados com a saúde e as medidas de prevenção contra a pandemia adotados em cada município.

Assim como ocorreu no início do primeiro semestre, o acolhimento também irá apresentar o talento dos estudantes de diferentes diretorias regionais de Educação, Juventude e Esportes, que realizarão apresentações, destacando as manifestações artísticas e culturais dos seus municípios.

O público-alvo do acolhimento é composto por diretores regionais de Educação, Juventude e Esportes;  técnicos das diretorias regionais; diretores escolares e suas equipes pedagógicas; professores; superintendentes; diretores e gerentes da Seduc; todos os estudantes da rede estadual e pais/responsáveis também são convidados especiais da live de acolhimento. (Cláudio Paixão)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze