- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 27 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Unitins de Araguatins e Augustinópolis receberão programas de iniciação científica a partir de 2016

EDUCAÇÃO

Mais Lidas

unitins augustinópolis

A partir de 2016, os campus da Universidade do Tocantins em Araguatins e Augustinópolis  receberão programas de iniciação científica, a exemplo do que já ocorre no campus Palmas da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, durante a abertura da XXII Jornada de Iniciação Científica, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Eduardo Ribeiro dos Santos. Atualmente, são desenvolvidos os programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o  de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

“A Unitins tem a iniciação científica como uma de suas missões. Atualmente, temos 43 pesquisadores bolsistas, sendo sete deles pela Unitins. E os benefícios para o acadêmico que participa dos programas são diversos”, disse o pró-reitor, acrescentando “a melhor capacidade intelectual e o desenvolver do pensar científico”.

A reitora Elizângela Glória Cardoso destacou que o evento integra as comemorações dos 25 anos de existência da Unitins e falou que sobre os trabalhos realizados pela universidade e a importância de se compartilhar conhecimento.

Os acadêmicos bolsistas do Pibic e do Pibit, do ciclo 2014/2015, estão apresentando seus trabalhos durante a jornada, que termina nesta terça-feira. Yuri Coelho Miranda, do 6º período de Sistemas de Informação, apresenta em formato de pôster o resultado científico da pesquisa a respeito das plataformas midiáticas com objetivo de traçar o perfil do usuário das redes sociais. “Aplicamos questionários nas universidades, onde a maior parte do público é jovem, e concluímos com resultado científico o que já sabíamos, por exemplo, que a maioria começa a usar redes sociais a partir dos 13 anos e para se socializar”, destacou.

O acadêmico diz que, a partir do trabalho de pesquisa, começou a se interessar pela área acadêmica e pretende seguir essa carreira após sua formatura.

Todos os autores dos trabalhos apresentados receberão certificado, e os trabalhos dos bolsistas serão publicados em edição especial das revistas da Unitins, Humanidades e Inovação e Agri-Environmental Science. Os trabalhos dos demais acadêmicos serão divulgados nos Anais da XXII Jornada de Iniciação Científica.

A abertura da jornada contou também com palestra do professor doutor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Patrick Letouze Moreira e com apresentação cultural de alunos da Escola Municipal Olga Benário. A programação do evento continua nesta segunda-feira a partir das 14 horas, com a realização de uma mesa-redonda.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias