Connect with us

Bico do Papagaio

Unitins faz balanço de 2019 e pontua foco na melhoria da qualidade do ensino para 2020

Publicado

em

O ano de 2019 para a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está sendo marcado por grandes conquistas. Entre as mais importantes ter 100% dos seus cursos reconhecidos ou em processo de reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação (CEE); estar entre os premiados pelo Instituto Innovare, pelo trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Advocacia Voluntária (Navi) do Câmpus Augustinópolis; e a expansão com a criação do Câmpus Paraíso.

“Todos os cursos nossos hoje podem emitir diplomas devidamente regulamentados. Destaco também o sucesso da Semana Pedagógica, na formação dos professores, com dois dias de imersão neste ano de 2019; a participação grande da Unitins na Agrotins e na Semana de Ciência e Tecnologia do Estado; dois grandes eventos de cunho acadêmico e empresarial; e também o trabalho de ampliação para o Câmpus Paraíso, com estudo técnico iniciado em 2018. Ano de 2019 na busca pela parte orçamentária e, em 2020, será o desafio de executar os três cursos do câmpus”, explica o reitor da Unitins, Augusto Rezende.

Outras conquistas que merecem serem pontuadas são o conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para o curso de Direito, Câmpus Palmas, 90% de aprovação dos acadêmicos da Unitins no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),  implantação da Biblioteca Virtual e a diplomação dos alunos da extinta Faculdade para o Desenvolvimento do Sudeste do Tocantins (Fades).

O reitor ressalta ainda que dentre os desafios estiveram a reestruturação do organograma da universidade, com a incorporação da TV e Rádio, e o processo seletivo simplificado com 175 novos docentes, sendo 60% deles de professores que não haviam tido contato com a Unitins.  

Perspectivas

Para o ano de 2020, foi feita uma reestruturação dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de graduação, que irão totalizar 15 no próximo ano. “São projetos pedagógicos novos, mais modernos e mais articulados com a realidade de mercado. A gente acredita que essa modernização dos PPCs vai trazer uma ampliação da parte qualitativa da instituição, e também espera que se reflita no quantitativo de alunos, que se tornem mais interessados, diminua a evasão, e aumente os índices, como do Enade”, destacou o reitor Augusto Rezende.

O gestor frisou ainda que são esperadas melhorias na parte estrutural dos câmpus, com reaparelhamento e investimentos em infraestrutura, aquisição de equipamentos de informática e laboratório. “A gente acredita que será um ano com foco na estruturação e na qualidade dos cursos que a Unitins oferta”, concluiu o Reitor.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Julgamento de Rocha Miranda volta à pauta do TRE nesta quinta, 29

Publicado

em

É prevista para esta quinta, 29, a decisão sobre a situação eleitoral do candidato a prefeito de Araguatins, Rocha Miranda (PTB), pela Coligação “De Volta ao Progresso”.

O julgamento que pede revisão da decisão de primeira instância, que indeferiu seu registro, começou a ser julgado na segunda, 26, pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante sessão ordinária, no período da manhã e recebeu 1 voto pela confirmação do indeferimento, mas houve pedido de vistas, com previsão de retorno do julgamento para a sessão da tarde da mesma segunda-feira. Mas não ocorreu e foi transferido para esta quinta.

Ainda restam 6 juízes para proferirem o voto.

Acontecem duas sessões ordinárias nessa quinta e o caso de Rocha Miranda deve ser definido em uma das duas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Mulheres tentam recuperar espaço na Câmara

Publicado

em

Os registros de candidaturas femininas em Araguatins, maior colégio eleitoral do Bico do Papagaio, subiram 38,7% se comparadas a eleição municipal de 2020 com a 2016. Agora são 43 postulantes, ante as 31 do pleito anterior.

As mulheres representam 34,4% dos registros deferidos pela Justiça Eleitoral para disputar cadeiras na Câmara de Araguatins.

A Lei 9.504 de 1997, alterada em 2009, determina que “cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo”. Dessa forma, o percentual mínimo de candidaturas femininas por partido é de 30%

As 43 candidatas vão tentar recuperar ou ampliar espaço no Poder Legislativo Municipal, que na atual legislatura não conta com nenhuma mulher.

A última vereadora eleita em Araguatins, foi Dora do Zé Guilherme, na eleição de 2012, quando disputou pelo PSB e acabou não sendo reeleita em 2016.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja a agenda dos candidatos a prefeito para esta quarta, 28

Publicado

em

Os candidatos à Prefeitura de Augustinópolis nas eleições de 2020 divulgaram suas agendas de campanhas para esta quarta, 28. Eles foram organizados em ordem alfabética a partir do nome de urna. Veja abaixo.

Desde o dia 27 do mesmo mês, estão liberados atos de campanha, como a realização de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda pela internet.

AGAMEMNON PELLEGRINI (PSB): Caminhada na comunidade Bandeirante

ANTÔNIO DO BAR (PSC): Caminhada e reunião no bairro Santa Rita

GILTÃO (PV): Não divulgou agenda

JÚLIO OLIVEIRA (SD): Caminhada e reunião na Vila Vitória

PROFESSOR HERCULANO (PT): Não divulgou agenda

Continue lendo
publicidade Bronze