- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 26 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

XAMBIOÁ: Coordenadora Nacional do Sub-registro abre mutirão da Cidadania

Mais Lidas

“Para que os brasileiros tenham acesso às políticas públicas é preciso ter a Certidão de Nascimento. A erradicação do Sub-registro é umas das metas do Governo Federal, com a parceria do Governo do Tocantins mobilizaremos diversos municípios tocantinenses”, disse a coordenadora Nacional do Registro Civil de Nascimento, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Luana Alves Sampaio Cruz Bottini, na manhã desta terça-feira, 2, durante a abertura dos trabalhos do Mutirão de Sub-registro que estão sendo realizados no município de Xambioá.

Para o secretário da Cidadania e Justiça, Carlos Alberto Dias de Moraes, o princípio da cidadania é ter acesso à documentação básica. “A educação é a arma poderosa para mudarmos o mundo. De que maneira mudar o mundo se as nossas crianças não têm a documentação básica para frequentar à escola?. Por essa razão, o Governo do Estado por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça está empenhado para diminuir o índice de sub-registro para 5% até o final do ano de 2010”, afirmou o secretário.

A cidade de Xambioá, município onde aconteceu a Guerrilha do Araguaia, no final da década de 1960 a 1974, está recebendo nesta terça e quarta-feira, 2 e 3, as equipes do Mutirão do Sub-registro. Segundo dados do IBGE de 2009, o município possui cerca de 11 mil habitantes. Também serão beneficiados com a ação indígenas da região e moradores dos municípios de Carmolândia, Araguanã e Piraquê.

Depoimentos de famílias inteiras sem a Certidão de Nascimento, como o de Ismael Brito dos Santos, nascido em julho de 1940, pai de três filhos, foram apresentados para a representante do Governo Federal, Luana Cruz. “É triste o fato de sabermos que em nosso país ainda nos deparamos com realidades como o de Israel. Casos como esse é a prova que estamos no caminho certo para levar o acesso às políticas públicas a pessoas que mais necessitam”, concluiu Luana Cruz.

“Fui criado à vida toda por um tio, sempre vivi na roça e nunca frequentei a escola. Meu tio conta que eu nasci aqui na região de Xambioá. Hoje eu sei a importância da Certidão de Nascimento, tive três filhos, mas não pude registrar porque eu não tenho documentação. Não quero que milha família sofra como eu sofri, por isso procurei saber dos meus direitos”, relatou Israel, para as autoridades presentes na abertura do mutirão em Xambioá.

Também esteve presente na solenidade de abertura do mutirão: a prefeita municipal de Xambioá, Ione Leite; a coordenadora Estadual da campanha de Sub-registro no Tocantins, Eunice Gomes; o superintendente de Direitos Humanos do Tocantins, Crimério Pacheco, entre diversas outras autoridades locais.

Estão sendo oferecidos gratuitamente serviços de emissão de Certidão de Nascimento, expedição de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Título Eleitoral, 2ª Vias, 1º e 2ª vias de Certidão de Nascimento, fotos 3X4 e cópia de documentos pessoais. Diversas palestras e atendimento odontológico.

Mutirão

O mutirão está sendo realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça, numa ação conjunta com o Governo Federal por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, através do Convênio nº. 700.227/2008/SEDH/PR.

Esta ação faz parte da grande mobilização nacional pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica, que tem o objetivo de ampliar o acesso da população à documentação. Em 2009, as equipes do Comitê do Sub-registro visitaram todos os municípios do Estado para mobilizar os gestores e identificar as áreas onde residem as pessoas que estão sem a documentação. (Deydjane da Luz)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias