- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 26 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

XAMBIOÁ: RURALTINS apresenta mercados institucionais para produtores

Mais Lidas

IMG_5115

Produtores do município de Xambioá participaram na terça-feira, 15, no Centro Social Isaías Araújo Silva, de um importante encontro que esclareceu dúvidas quanto ao funcionamento dos mercados institucionais, direcionados especialmente para a agricultura familiar.  O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), do governo federal, executados pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (RURALTINS) foram os principais destaques.

Durante a reunião, foi dada ênfase ao PAA na modalidade Compra Direta, destacando as formas de aquisição e distribuição dos produtos adquiridos pelo programa. De acordo com o coordenador do PAA no Estado, Adenieux Rosa Santana, o programa traz um novo modelo de funcionamento.  “A principal mudança na nova configuração do Compra Direta é o pagamento ao produtor que será efetuado por meio de um cartão bancário e o valor a ser pago, que pode chegar até R$ 5.500/ano”, disse.

Ainda de acordo com o coordenador, os programas são de suma importância não só para o produtor, que além de comercializar o excedente ainda aumenta sua renda, como também para o município que, tem a economia aquecida. “O momento foi bom para fazer um nivelamento de informação e mostrar a importância dos dois programas (PAA e PNAE) para o desenvolvimento do homem do campo e das pessoas em risco nutricional”, disse.

O encontro com os produtores serviu ainda para discutir a importância do associativismo e a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), pontos importantes para o bom funcionamento dos programas. “O associativismo como meio de viabilizar economicamente as unidades de processamentos, ou agroindústrias, e agregar valor a produção, gerando trabalho e renda ao pequeno produtor, é fundamental, bem como a implantação do SIM, pois o selo garante a sanidade e viabiliza a comercialização dos produtos de origem animal”, pontuou.

De acordo com o representante da Cooperativa de Agricultores Familiares de Economia Sustentável e Solidária (CAFESSOL), Silmar Martins, a implantação do Compra Direta em Xambioá tem tudo para dar certo, pois segundo ele o município tem boa produção e por meio da assistência técnica do RURALTINS os produtores só tem a ganhar. “O valor a ser pago a cada produtor de R$ 5.500 reais é significativo”, destacou Martins.

Visando a ampliação da oferta de produtos no município, a prefeita Silvia Machado desencadeou uma ação, promovendo a gradagem do solo nas propriedades para potencializar o plantio. “A importância do trabalho conjunto entre os governos federal, estadual e municipal é primordial para o desenvolvimento econômico dos municípios”, afirmou a prefeita.

Ao encontro desse projeto, o Governo do Estado por meio do Programa de Assistência aos Municípios (PAM) vem recuperando as estradas vicinais e por meio do RURALTINS fará distribuição de semente entre os agricultores familiares.

PAA/Compra Direta

Implantado no Estado desde 2005, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/COMPRA DIRETA) é uma das ações do programa Fome Zero, do Governo Federal em parceria com o governo estadual e propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.

Dentre os produtos adquiridos pela modalidade estão: o arroz, feijão, milho, trigo, farinha de mandioca, farinha de trigo, leite em pó integral, castanha de caju, dentre outros. (Alaides Cardoso)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias