- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 26 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

XAMBIOÁ: Saúde parte para “tática do desespero” e vai usar cloroquina

Mais Lidas

Mesmo sem nenhuma comprovação cientifica da eficácia da cloroquina e da hidroxicloroquina, no combate ao coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Saúde, de Xambioá, foi o primeiro município do Bico do Papagaio, a oficializar o novo protocolo do Ministério da Saúde, que autoriza o suso dos medicamentos.

A desconfiança sobre o medicamento é tão grande, que o próprio Ministério da Saúde, bolou um Termo de Ciência e Consentimento, que transfere toda a responsabilidade dos problemas causados pelo remédio, para o paciente e seu familiares. Mesmo assim, o município de Xambioá, resolveu assumir o risco.

O Termo de Ciência e Consentimento, que cada paciente e familiar terão de assinar é claro em afirma que: “não existe garantia de resultados positivos para a COVID-19 e que o medicamento proposto pode inclusive apresentar efeitos colaterais”, diz trecho do documento que continua jogando toda a responsabilidade para cima do paciente: “Estou ciente de que o tratamento com cloroquina ou hidroxicloroquina associada à azitromicina pode causar os efeitos colaterais descritos acima e outros menos graves ou menos frequentes, os quais podem levar à disfunção de órgãos, ao prolongamento da internação, à incapacidade temporária ou permanente e até ao óbito”.

O documento do Ministério deixa claro também os efeitos que o medicamento pode causar: “A Cloroquina e a hidroxicloroquina podem causar efeitos colaterais como redução dos glóbulos brancos, disfunção do fígado, disfunção cardíaca e arritmias, e alterações visuais por danos na retina”.

De acordo com o secretário de Saúde o município, Marcus Venícius, existem algumas regras para obter as medicações. “É importante explicar que os pacientes com diagnóstico de coronavírus já eram previamente medicados com remédios para conter os sintomas. Agora com o protocolo, se houver prescrição médica e se o paciente a família concordarem e realizarem a assinatura de termo de ciência e consentimento serão entregues os kits de medicamentos pela Secretaria Municipal de Saúde”, explicou.

Leia o Termo de Ciência e Consentimento que o paciente terá de assinar:

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias