Connect with us

Bico do Papagaio

11 faculdades privadas atuam na região

Publicado

em

O Ministério da Educação que avaliou 1.828 instituições de ensino superior no Brasil e divulgou o resultado do índice que monitora a qualidade dos cursos de graduação o Índice Geral de Cursos (IGC) dividindo as instituições em categorias que vão de 1 a 5.

Do total, 9 instituições, 0,49%, do total geral obtiveram nota 1 e 674, 36,8%, ficaram com nota 2. O maior grupo ficou na nota média 3, com 985 (53,9%). Outras 131 instituições (7,16%) obtiveram média 4, e um total de 27 universidades e faculdades conseguiram a nota máxima 5, correspondente a 1,47% das instituições que obtiveram notas. A avaliação teve ainda 349 instituições que não tiveram a participação mínima de dois alunos ingressantes e dois alunos concluintes nos cursos avaliados pelo Enade e ficaram sem nota.

O jornal Folha do Bico realizou um levantamento e elaborou com base nos resultados do IGC um ranking com o desempenho das instituições que funcionam e atendem os acadêmicos na área de atuação do jornal ou seja o Bico do Papagaio, Sudeste do Pará e Sul do Maranhão, que buscam cidades como Araguaína, Imperatriz, Marabá, Araguatins, Augustinópolis para estudarem.

Ao todo foram identificadas 11 instituições privadas, em um raio de 250 km de Araguatins.

Entre as instituições privadas da região 9 ficaram na faixa 2

Faculdade Atenas Maranhense (FAMA) Imperatriz, IGC Contínuo 184,47

Faculdade Católica Dom Orione (FACDO) Araguaína, IGC Contínuo 182,33

Faculdade de Medicina (ITPAC) Araguaína, IGC Contínuo 176,15

Faculdade de Imperariz (FACIMP) Imperatriz, IGC Contínuo 171,98

Faculdade de Sisema de Informação (ITPAC) Araguaína, IGC Contínuo 167,12 

Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde (ITPAC) Araguaína, IGC Contínuo 163,44

Instituto de Ensino Superior do Sul do MA (UNISULMA) Imperatriz, IGC Contínuo 157,75

Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA) Araguatins, IGC Contínuo 108,07

Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR) Redenção, IGC Contínuo 102,82

Estas nove instituições de ensino superior são consideradas pelo Ministério da Educação como tendo o mesmo nível de qualidade de ensino. Com estrutura ainda reduzida a FAIARA foi considerada pelo MEC como tendo a mesma qualidade de ensino de instituições que apresentam estrutura física melhor como ITPAC, FAMA, FACIMP e UNISULMA atualmente destinos bastante procurados por alunos da região.

As instituições sem nota

Faculdade Metropolitana (METROPOLITANA) Marabá

Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC) Augustinópolis

A FABIC através do seu diretor geral, Pablo Rêgo, procurado em matéria anterior para comentar sobre o assunto, afirmou não saber e não informar sobre o assunto, limitou-se a dizer que o Conselho Estadual de Educação seria o mais indicado à falar sobre o tema. A FABIC oferece os cursos de Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Tecnologia em Gestão de Agronegócios, todos sem conceito os pareceres emitidos pelo MEC, deixando os acadêmicos sem noção da real qualidade do ensino oferecido. 

Procuramos também a METROPOLITANA de Marabá que oferece os cirsos de Fisioterapia, Educação Física, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Sistema de Informação e Administração, mas a assessoria não atendeu os telefonemas para comentar sobre o assunto.

Veja Ranking

FACULDADE

CIDADE

IGC Contínuo IGC
(FAMA) Faculdade Atenas Maranhense

Imperatriz

184,47

2

(FACDO) Faculdade Católica Dom Orione

Araguaína

182,33

2

(ITPAC) Faculdade de Medicina

Araguaína

176,15

2

(FACIMP) Faculdade de Imperatriz

Imperatriz

171,98

2

(ITPAC) Faculdade de Sistema de Informação

Araguaína

167,12

2

(ITPAC) Faculdade de Ciências H, E e da Saúde

Araguaína

163,44

2

(UNISULMA) Instituto de Ens. Sup. do Sul do MA

Imperatriz

157,75

2

(FAIARA) Faculdade Integrada de Araguatins

Araguatins

108,07

2

(FESAR) Fac. de Ensino Sup. da Amazônia Reunida

Redenção

102,82

2

(METROPOLITANA) Faculdade Metropolitana

Marabá

Zero

0

(FABIC) Faculdade do Bico do Papagaio

Augustinópolis

Zero

0

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
9 Comments

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Suspeito de promover arrastão é preso pela Polícia Civil

Publicado

em

Um homem de 20 anos, suspeito de praticar uma série de roubos a transeuntes, na noite do dia 16 de julho de 2021, na cidade de Wanderlândia, no Bico do Papagaio, foi preso pela Polícia Civil do Tocantins, através de ação conjunta realizada por policiais civis da 30° Delegacia de Wanderlândia, com apoio da 29ª DP Araguaína e 32ª DP de Babaçulândia, na manhã desta sexta-feira, 30.

Coordenada pelo delegado-chefe da 30ª DP, Alexander Pereira da Costa, a prisão foi realizada na cidade de Babaçulândia, em cumprimento a mandado de prisão temporária, expedido pela Vara Criminal de Wanderlândia. Na oportunidade, os policiais civis também deram cumprimento a mandado de busca e apreensão na residência que era ocupada pelo suspeito. No local, foi localizada uma carteira, subtraída de uma das vítimas.

 
Os crimes

Segundo a autoridade policial, na noite do dia 16 de julho do corrente mês, o indivíduo preso hoje, juntamente com um comparsa foi até o município de Wanderlândia, onde passou a abordar transeuntes no sentido de praticar os roubos. Portando armas de fogo e conduzindo uma motocicleta, os investigados fizeram ao menos quatro vítimas de quem roubaram todos os pertences, incluindo aparelhos celulares, carteira e dinheiro.

Ainda segundo o delegado, os crimes em série foram praticados em um curto espaço de tempo e levaram pânico e terror à população. “Os dois indivíduos praticaram uma série de crimes que levaram terror à população, pois agiam sempre com muita violência e rendiam as vítimas, com o uso de armas de fogo. Dessa forma intensificamos as investigações para identificar os dois suspeitos e efetuar a prisão dos mesmos, pois trata-se de pessoas de alta periculosidade”, ressaltou o delegado.

Após ser preso, o homem foi conduzido até a sede da 30ª DP e após a realização das providências legais cabíveis, recolhido à Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. 

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Carro pega fogo no Centro

Publicado

em

Um carro pegou fogo na tarde desta sexta, 30, no Centro da cidade de Araguatins, Bico do Papagaio. O fato ocorreu na Rua Floriano Peixoto, umas das principais vias da cidade.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas.

As causas do incidente ainda não foram confirmadas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Gomes, Jair e Auri, euforia para 2022

Publicado

em

Na capital para participarem de evento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), nesta sexta, 30, onde ocorrerá a entrega de máquinas e equipamentos a Prefeituras Municipais do estado de Tocantins, o prefeito de Axixá, Auri Wulange Ribeiro Jorge (PSL); o deputado estadual, Jair Farias (MDB) e o senador, Eduardo Gomes (MDB), se encontraram na noite desta quinta, 29.

Um dos assuntos mais conversado, segundo pessoas ligadas aos três políticos, foi o processo eleitoral de 2022, que ocupou mais espaço, do que o evento da CODEVASF.

Segundo pessoas que estavam no local, era perceptível a empolgação de Auri e Jair, para uma possível dobradinha, para deputado estadual e federal, tendo como padrinho, o senador Eduardo Gomes (MDB).

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze