- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 30 / junho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

11 faculdades privadas atuam na região

Mais Lidas

O Ministério da Educação que avaliou 1.828 instituições de ensino superior no Brasil e divulgou o resultado do índice que monitora a qualidade dos cursos de graduação o Índice Geral de Cursos (IGC) dividindo as instituições em categorias que vão de 1 a 5.

Do total, 9 instituições, 0,49%, do total geral obtiveram nota 1 e 674, 36,8%, ficaram com nota 2. O maior grupo ficou na nota média 3, com 985 (53,9%). Outras 131 instituições (7,16%) obtiveram média 4, e um total de 27 universidades e faculdades conseguiram a nota máxima 5, correspondente a 1,47% das instituições que obtiveram notas. A avaliação teve ainda 349 instituições que não tiveram a participação mínima de dois alunos ingressantes e dois alunos concluintes nos cursos avaliados pelo Enade e ficaram sem nota.

O jornal Folha do Bico realizou um levantamento e elaborou com base nos resultados do IGC um ranking com o desempenho das instituições que funcionam e atendem os acadêmicos na área de atuação do jornal ou seja o Bico do Papagaio, Sudeste do Pará e Sul do Maranhão, que buscam cidades como Araguaína, Imperatriz, Marabá, Araguatins, Augustinópolis para estudarem.

Ao todo foram identificadas 11 instituições privadas, em um raio de 250 km de Araguatins.

Entre as instituições privadas da região 9 ficaram na faixa 2

Faculdade Atenas Maranhense (FAMA) Imperatriz, IGC Contínuo 184,47

Faculdade Católica Dom Orione (FACDO) Araguaína, IGC Contínuo 182,33

Faculdade de Medicina (ITPAC) Araguaína, IGC Contínuo 176,15

Faculdade de Imperariz (FACIMP) Imperatriz, IGC Contínuo 171,98

Faculdade de Sisema de Informação (ITPAC) Araguaína, IGC Contínuo 167,12 

Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde (ITPAC) Araguaína, IGC Contínuo 163,44

Instituto de Ensino Superior do Sul do MA (UNISULMA) Imperatriz, IGC Contínuo 157,75

Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA) Araguatins, IGC Contínuo 108,07

Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR) Redenção, IGC Contínuo 102,82

Estas nove instituições de ensino superior são consideradas pelo Ministério da Educação como tendo o mesmo nível de qualidade de ensino. Com estrutura ainda reduzida a FAIARA foi considerada pelo MEC como tendo a mesma qualidade de ensino de instituições que apresentam estrutura física melhor como ITPAC, FAMA, FACIMP e UNISULMA atualmente destinos bastante procurados por alunos da região.

As instituições sem nota

Faculdade Metropolitana (METROPOLITANA) Marabá

Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC) Augustinópolis

A FABIC através do seu diretor geral, Pablo Rêgo, procurado em matéria anterior para comentar sobre o assunto, afirmou não saber e não informar sobre o assunto, limitou-se a dizer que o Conselho Estadual de Educação seria o mais indicado à falar sobre o tema. A FABIC oferece os cursos de Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Tecnologia em Gestão de Agronegócios, todos sem conceito os pareceres emitidos pelo MEC, deixando os acadêmicos sem noção da real qualidade do ensino oferecido. 

Procuramos também a METROPOLITANA de Marabá que oferece os cirsos de Fisioterapia, Educação Física, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Sistema de Informação e Administração, mas a assessoria não atendeu os telefonemas para comentar sobre o assunto.

Veja Ranking

FACULDADE

CIDADE

IGC Contínuo IGC
(FAMA) Faculdade Atenas Maranhense

Imperatriz

184,47

2

(FACDO) Faculdade Católica Dom Orione

Araguaína

182,33

2

(ITPAC) Faculdade de Medicina

Araguaína

176,15

2

(FACIMP) Faculdade de Imperatriz

Imperatriz

171,98

2

(ITPAC) Faculdade de Sistema de Informação

Araguaína

167,12

2

(ITPAC) Faculdade de Ciências H, E e da Saúde

Araguaína

163,44

2

(UNISULMA) Instituto de Ens. Sup. do Sul do MA

Imperatriz

157,75

2

(FAIARA) Faculdade Integrada de Araguatins

Araguatins

108,07

2

(FESAR) Fac. de Ensino Sup. da Amazônia Reunida

Redenção

102,82

2

(METROPOLITANA) Faculdade Metropolitana

Marabá

Zero

0

(FABIC) Faculdade do Bico do Papagaio

Augustinópolis

Zero

0

- Publicidade -spot_img

9 Comentários

Assinar
Notificar-me
guest
9 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
dr. flamengo

TUDO TA ERRADO DESDE O VESTIBULAR VEMOS ALUNOS SEM A MENOR CAPACIDADE DE SER APROVODO NO VESTIBULAR MUITOS DELES NAO ATINGIR 10% DAS PROVAS E E APROVADO A FACULDADE SO PENSA EM DINHEIRO, DEPOIS ACONTECE ESSAS COISAS SEM NOTA DO IGC MANCHANDO O NOME DA INSTITUIÇÃO, E OS BONS ALUNOS Q ALI JA CONCLUIRAM CURSOS NAQUELA INSTITUIÇÃO FICA ATE DIFICIL ARRUMAR SERVIÇO NO MERCADO DE TRABALHO QUANDO ALGUMA EMPRESA VER Q VC CONCLUIU NA FABIC VAMOS REPENSAR UM POUCO E PENSAR NA QUALIDADE E NAO NO FINANCEIRO>

Torres

Olha, se a Fabic não repensar a forma como é conduzida dificilmente seus academicos estaram bem no mercado de trabalho. O clima lá é só de curtição, brincadeira. O diretor sr. Pablo não tem postura precisa se espelhar melhor, se mosra despreparado e isso reflete na faculdade

Simas

Essa fabic coloca enfermeiros e advogados no mercado.imagine os enfermeiros de la cuidando de pessoas doentes vai matar todo mundo! Fecha fabic

tocantinense

esse pessoal de araguatins tem uma inveja de augustinopolis.
vou falar uma coisa sou de araguatins estudo na fabic e nao me arrependo por que sei q la a coisa e sim seria e falo mais nao troco ela por essa tao de faiara ai na ó. Acho que essas pessoas que criticam a facudade deveriam conhecer melhor a instituição blz.

Guilherme pra tocantinense

Tocantinense, ainda bem que na fabic segundo vc disse a coisa é séria, e se não fosse, onde estaria…rsrsrsrrsrsrs…se com essa seriedae toda ficou em ultimo sem nota, imagine se levasse na brincadeira. O ministério deveria agir com responsabilidade e acabar com essas faculdades de fundo de quintal que só servem para vender diplomas. fico aqui pensando como serão os profissionais da fabic, advogados que não passam na OAB e enfermeiros cometendo graves erros.

Simas

Minha querida tocantinense nao e populacao de araguatins foi o Mec q um orgao do governo federal q publicou e vc se volta contra o populacao araguatinenese estude mais e aprende a intreprentar texto!

Junior

A Fabic não é boa não.
Me desculpe quem estuda lá! Mas isso é fato.
Começa pela direção da faculdade: o Pablo não tem competência técnica nem moral para gerenciar. Longe das hipocrisias de se afirmar que competência é diferente de títulos, ter títulos é importante sim! Se alguém não concorda com isso é simplesmente fruto da boa e inocente opinião leiga! Sobre a competência moral… um cara casado que anda dando em cima das alunas é sem moral sim. SENHOR PABLO, VÁ A UMA UNIVERSIDADE E FACULDADE DE VERDADE E VEJA COMO OS DIRETORES/ REITORES SE COMPORTAM!
E é verdade sim que tem muita gente a toa na FABIC. Muita gente que só quer saber de farra, de cachaça. Tem uma galera que está só batalhando pela vida, que luta, isso é importante destacar! Infelizmente muito desses trabalham muito e acabam encarando a faculdade como algo secundário (BOA SORTE AOS QUE LUTAM)!

serginho

FECHA FABIC, MORRE PABLO

sonia santo

gostaria de saber se voces oferecem curso de medicina obrigado sonia

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias