- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 30 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

OPINIÃO: Estadualização do Hospital Municipal de Araguatins, a cada eleição um estelionato eleitoral

Mais Lidas

O ano era 2010, mas, precisamente dia 26 de setembro, milhares de pessoas lotaram a Praça da Rodoviária de Araguatins para ouvir o Velho Siqueira Campos, que buscava seu quarto mandato como governador do estado do Tocantins e naquela ocasião encerrava sua campanha no Bico do Papagaio.

Apaixonada por Siqueira como sempre foi, Araguatins recepcionou o então candidato a governador, que com discurso esperançoso prometeu promover melhorias na saúde e no ponto alto de sua fala garantiu a construção de um Hospital Regional em Araguatins, convictos disso os araguatinenses foram ás urnas e depositaram 9.906 votos em Siqueira Campos, que obteve 74% dos votos válidos da cidade, maior votação proporcional do estado naquele pleito dada a ele, que diga-se de passagem só se sagrou vitorioso após a apuração da maior cidade biquense.

Em 1º de janeiro de 2011, aos 82 anos Siqueira Campos sobe a rampa do Palácio Araguaia pela quarta vez, naquele mesmo ano volta a Araguatins, lança a pedra fundamental do hospital regional que havia prometido, mais uma vez a cidade ficou esperançosa de ver o sistema de saúde melhorar, passaram-se os anos, Siqueira renunciou ao mandato, Sandoval Cardoso assumiu, e o tão sonhado hospital não saiu do papel. Nesse meio tempo única coisa vantajosa foi a estadia do Hospital Regional em Araguatins, inclusive a maternidade, enquanto se reformava o de Augustinópolis. Na ocasião se prometia que parte dos equipamentos ficaria no hospital municipal, uma vez que se compraria novos equipamentos para o estadual, Araguatins mais uma vez foi enganada, toda a estrutura foi devolvida a Augustinópolis.

Logo em seguida vem Marcelo Miranda, que não prometeu hospital regional, mas prometeu melhorias na saúde, decorreram se os anos, teve o mandato cassado e nada de concreto aconteceu que melhorasse a saúde pública de Araguatins, nem mesmo um convênio com o Hospital Municipal.

Após Marcelo Miranda ser apeado do Palácio Araguaia, assume o governo o então presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Carlesse, sangue novo na política, que ao iniciar o mandato se comprometeu em estadualizar os hospitais municipais de Araguatins, Colinas e Tocantinópolis, o deputado Rocha Miranda foi o autor do requerimento para que Araguatins fosse contemplado, o referido deputado encerrou o mandato e Araguatins não viu se concretizar a estadualização.

Iniciaram os estudos, fizeram divulgações e até propagaram incluir no orçamento recursos para estadualização dos hospitais acima citado, e em Araguatins apareceu um personagem chamado Jair Farias, ex-prefeito de Sítio Novo e deputado estadual representante do Bico do Papagaio, o mesmo apresentou requerimento na Assembleia e se comprometeu a brigar pela estadualização do Hospital Municipal de Araguatins, o tempo passou, Carlesse foi afastado do governo e nada sobre o assunto avançou.

Surge Wanderlei Barbosa, vice-governador e que agora está ocupando a cadeira maior do Palácio Araguaia, neste curto tempo ainda não houve movimentação e nem anúncio sobre o tema, mas certamente neste ano de 2022, especialmente no período eleitoral não faltarão promessas absurdas para tentarem ludibriar o povo de Araguatins, o eleitor deve ficar atento.

A estadualização do Hospital Municipal de Araguatins é um tema que merece atenção especial das autoridades, principalmente integrantes do executivo e legislativo. A nível de estado já se passaram Siqueira, Sandoval, Marcelo e Carlesse, no município já se passaram Rocha Miranda que também foi deputado, Lindomar Madalena e Cláudio Santana, e a pauta não avançou.

Araguatins precisa ganhar protagonismo, e as melhorias no sistema de saúde é uma grande necessidade, por isso é hora do executivo e legislativo comprarem a briga e reivindicarem do governo do estado a concretização da estadualização do Hospital Municipal de Araguatins.

Elisvan é funcionário público.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias