Connect with us

Bico do Papagaio

ANANÁS: Funasa orienta municípios no controle da qualidade da água

Publicado

em

Com vistas a apoiar os municípios e Estado nas ações voltadas para o aperfeiçoamento de recursos humanos na gestão, operação e manutenção dos serviços de abastecimento de água potável e qualificar melhor os profissionais envolvidos no controle da qualidade da água para o consumo humano, a Fundação Nacional de Saúde – Funasa, por meio da Superintendência Estadual no Tocantins (Suest-TO), iniciou no dia 26, e se estende até o dia 28 de setembro, no Auditório da prefeitura do município de Ananás, uma Ação de Orientação Técnica em Operação de Estação de Tratamento de Água (ETA).

O evento é promovido pelo Serviço de Serviço Ambiental/Controle da Qualidade da Água para o Consumo Humano – Suest- TO/Sesam/Sacqa, com o apoio da Superintendência do Pernambuco e do município de Ananás, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Saneamento e Recursos Hídricos.

Na primeira parte da ação, o Farmacêutico/bioquímico responsável técnico do laboratório do controle da qualidade da água para o consumo humano da Superintendência de Pernambuco, Osman de Oliveira Lira, explanou aos participantes as legislações inerente ao controle e vigilância da qualidade da água, com enfoque a Portaria MS nº 2.914/11, que destaca as competências e responsabilidade para cada nível de governo, a distribuição das águas no planeta, os impactos ambientais e as doenças relacionadas com a água e as técnicas adequadas para a coleta e amostra de água.

Para Osman a qualidade da água eleva a qualidade de vida da população, fez uma alerta aos técnicos responsáveis pela operação de sistema de abastecimento de água, que fornecer água para o consumo humano sem passar por um processo de tratamento é considerado crime.

Na segunda parte será realizado trabalho de campo para o aprimoramento dos conhecimentos, os participantes irão visitar uma Estação de Tratamento de Água – ETA do município, realizar exames operacionais da qualidade da água com o suporte da Unidade Móvel para o Apoio do Controle da Qualidade da Água para o Consumo Humano – UMCQA/Funasa, encerrando o evento com ações de educação em saúde ambiental, com enfoque na água para o consumo humano.

Participam do evento técnicos ligados ao controle da qualidade da água da Funasa/TO, da Secretaria de Estado da Saúde, da Agência Tocantinense de Saneamento, do Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins e técnicos de 14 municípios tocantinenses que operam serviços de sistemas de abastecimento de água autônomo.

A universalização do serviço de abastecimento de água é uma das grandes metas para os países em desenvolvimento, por ser o acesso à água, em quantidade e qualidade, essencial para reduzir os riscos à saúde.

A Funasa, por meio do Programa de Apoio ao Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano, busca beneficiar municípios com apoio técnico e financeiro, objetivando a redução das morbimortalidades por doenças relacionadas à água.

O Programa prioriza ações em municípios com dificuldade na implementação da Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, em áreas de interesse do Governo Federal, tais como comunidades quilombolas, reservas extrativistas, assentamentos rurais e populações ribeirinhas.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Paciente de 46 anos morre de Covid

Publicado

em

Nesta quarta, 3, uma nova morte por Covid-19, foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio de seu Boletim Epidemiológico, no município de Augustinópolis, no Bico do Papagaio.

O paciente morreu na semana passada, dia 28 de fevereiro, no Hospital Regional. O paciente era homem, tinha 46 anos e tinha doença hepática.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Escola Denise Amui promove 1º Aulão da Busca Ativa

Publicado

em

Na segunda, 1ª, a Escola Estadual Denise Gomide Amui, em Araguatins, no Bico do Papagaio, realizou um aulão com a participação ativa de cerca de 100 alunos, por meio da plataforma Meet com o tema: Vacinação Para Covid-19 no Brasil, abordando a biologia do vírus, tecnologia de formulação da vacina, eficácia, contraindicações e sua distribuição.

O objetivo da aula foi ofertar um reforço pedagógico com vista à complementação das habilidades e competências não desenvolvidas durante o período letivo do ano de 2020.

O evento contou com a participação dos profissionais da saúde, como a enfermeira Iarllene Amorim Dourado que é coordenadora do combate ao Covid-19 em Araguatins; Jader Sereno de Melo Figueiredo, bioquímico e diretor do Hospital Municipal.

O projeto foi idealizado pelos professores, Danilo Henrique da Matta, Edmilson Gomes Ribeiro, Flávio dos Anjos de Sousa, Leonardo Sousa Silva e Vladimyr Vieira.

A gestora da Escola, Edilene Gomes da Costa, agradeceu a participação dos estudantes, professores, colaboradores da Saúde e equipe pedagógica. Na oportunidade a mesma falou sobre a importância do trabalho em equipe e a efetividade do tralho na busca ativa aos alunos oportunizando o retorno dos educandos e assim evitar o número de reprovação e evasão escolar.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quarta, 3

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze