Connect with us

Bico do Papagaio

ANANÁS: Funasa orienta municípios no controle da qualidade da água

Publicado

em

Com vistas a apoiar os municípios e Estado nas ações voltadas para o aperfeiçoamento de recursos humanos na gestão, operação e manutenção dos serviços de abastecimento de água potável e qualificar melhor os profissionais envolvidos no controle da qualidade da água para o consumo humano, a Fundação Nacional de Saúde – Funasa, por meio da Superintendência Estadual no Tocantins (Suest-TO), iniciou no dia 26, e se estende até o dia 28 de setembro, no Auditório da prefeitura do município de Ananás, uma Ação de Orientação Técnica em Operação de Estação de Tratamento de Água (ETA).

O evento é promovido pelo Serviço de Serviço Ambiental/Controle da Qualidade da Água para o Consumo Humano – Suest- TO/Sesam/Sacqa, com o apoio da Superintendência do Pernambuco e do município de Ananás, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Saneamento e Recursos Hídricos.

Na primeira parte da ação, o Farmacêutico/bioquímico responsável técnico do laboratório do controle da qualidade da água para o consumo humano da Superintendência de Pernambuco, Osman de Oliveira Lira, explanou aos participantes as legislações inerente ao controle e vigilância da qualidade da água, com enfoque a Portaria MS nº 2.914/11, que destaca as competências e responsabilidade para cada nível de governo, a distribuição das águas no planeta, os impactos ambientais e as doenças relacionadas com a água e as técnicas adequadas para a coleta e amostra de água.

Para Osman a qualidade da água eleva a qualidade de vida da população, fez uma alerta aos técnicos responsáveis pela operação de sistema de abastecimento de água, que fornecer água para o consumo humano sem passar por um processo de tratamento é considerado crime.

Na segunda parte será realizado trabalho de campo para o aprimoramento dos conhecimentos, os participantes irão visitar uma Estação de Tratamento de Água – ETA do município, realizar exames operacionais da qualidade da água com o suporte da Unidade Móvel para o Apoio do Controle da Qualidade da Água para o Consumo Humano – UMCQA/Funasa, encerrando o evento com ações de educação em saúde ambiental, com enfoque na água para o consumo humano.

Participam do evento técnicos ligados ao controle da qualidade da água da Funasa/TO, da Secretaria de Estado da Saúde, da Agência Tocantinense de Saneamento, do Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins e técnicos de 14 municípios tocantinenses que operam serviços de sistemas de abastecimento de água autônomo.

A universalização do serviço de abastecimento de água é uma das grandes metas para os países em desenvolvimento, por ser o acesso à água, em quantidade e qualidade, essencial para reduzir os riscos à saúde.

A Funasa, por meio do Programa de Apoio ao Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano, busca beneficiar municípios com apoio técnico e financeiro, objetivando a redução das morbimortalidades por doenças relacionadas à água.

O Programa prioriza ações em municípios com dificuldade na implementação da Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, em áreas de interesse do Governo Federal, tais como comunidades quilombolas, reservas extrativistas, assentamentos rurais e populações ribeirinhas.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Coligação diz que Aquiles é alvo de fake news

Publicado

em

A Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”, disse por meio de Nota, que o candidato a prefeito, Aquiles da Areia (PP), vem sendo alvo de fake news.

Veja o que a Coligação diz:

A coordenação da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”, formada pelos partidos políticos: PP, PSD e REPUBLICANOS, vem a público esclarecer que, ao contrário do que foi noticiado, na imprensa, o nosso candidato Aquiles da Areia foi ao hotel onde estava hospedado o governador Mauro Carlesse a convite do próprio governador.

Durante o café da manhã, houve uma conversa amistosa e em momento algum Aquiles da Areia fez qualquer pedido de apoio ao governador, conforme afirmado.

Outro fato que também destacamos, e que nos causou perplexidade, foi a afirmação que Aquiles da Areia tem uma grande rejeição. Entendemos que isso só pode ser confirmado através de pesquisa eleitoral autorizada e homologada no TRE de Tocantins. Como isso não aconteceu, estamos exercendo o nosso direito de contestar essa informação equivocada e maldosa, que tem o único objetivo de denegrir a imagem do nosso candidato.

Mas o povo não é bobo e diferencia muito bem o que é verdade do que é falso e não vai se deixar enganar.

Num momento em que todo o Brasil se une contra as fake news, não podemos aceitar passivamente que pessoas inescrupulosas envergonhe a nossa cidade e o nosso povo.

Vamos dizer não as fake news. Campanha eleitoral se faz com verdade e não enganando o povo, que merece saber a verdade para não errar na escolha.

Coordenação da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Jovem morre em batida de moto com animal solto em rodovia

Publicado

em

Um jovem morreu vítima de acidente de trânsito, na madrugada desta quarta, 21, no município de Buriti, no Bico do Papagaio.

O jovem se chamava, José Kemensom, morador do PA Canaã e aluno do 9º ano da Escola Ney Braga. Ele estava em uma motocicleta e se chocou com um animal na rodovia TO-010. Morreu no local.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Ronaldinho intensifica visitas nos bairros

Publicado

em

O candidato do PT à Prefeitura de Araguatins, no Bico do Papagaio, Ronaldinho, tem focado em visitas de casa em casa, nos bairros da cidade, nesse momento da campanha, acompanhado de seu vice, Aparecido da Belina (PT) e de candidatos a vereador.

Ronaldinho destacou a nossa equipe, que o diálogo direto com o eleitor nesse momento de campanha, é importante para ajudar a compreender ainda mais as necessidades populares, bem como amostra com mais clareza e diretamente os projetos que tem para Araguatins.

“Nossa campanha é isso. Popular, sem gastos absurdos que vão comprometer a gestão. Não queremos virar prefeito a qualquer custo, para depois ter de tirar do patrimônio público para cobrir dívidas de campanha e penalizar a população. Vamos com muita humildade, mostrando casa a casa, eleitor a eleitor nosso projeto”, disse.

Continue lendo
publicidade Bronze