- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 26 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ANANÁS: Funasa orienta municípios no controle da qualidade da água

SERVIÇO

Mais Lidas

Com vistas a apoiar os municípios e Estado nas ações voltadas para o aperfeiçoamento de recursos humanos na gestão, operação e manutenção dos serviços de abastecimento de água potável e qualificar melhor os profissionais envolvidos no controle da qualidade da água para o consumo humano, a Fundação Nacional de Saúde – Funasa, por meio da Superintendência Estadual no Tocantins (Suest-TO), iniciou no dia 26, e se estende até o dia 28 de setembro, no Auditório da prefeitura do município de Ananás, uma Ação de Orientação Técnica em Operação de Estação de Tratamento de Água (ETA).

O evento é promovido pelo Serviço de Serviço Ambiental/Controle da Qualidade da Água para o Consumo Humano – Suest- TO/Sesam/Sacqa, com o apoio da Superintendência do Pernambuco e do município de Ananás, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Saneamento e Recursos Hídricos.

Na primeira parte da ação, o Farmacêutico/bioquímico responsável técnico do laboratório do controle da qualidade da água para o consumo humano da Superintendência de Pernambuco, Osman de Oliveira Lira, explanou aos participantes as legislações inerente ao controle e vigilância da qualidade da água, com enfoque a Portaria MS nº 2.914/11, que destaca as competências e responsabilidade para cada nível de governo, a distribuição das águas no planeta, os impactos ambientais e as doenças relacionadas com a água e as técnicas adequadas para a coleta e amostra de água.

Para Osman a qualidade da água eleva a qualidade de vida da população, fez uma alerta aos técnicos responsáveis pela operação de sistema de abastecimento de água, que fornecer água para o consumo humano sem passar por um processo de tratamento é considerado crime.

Na segunda parte será realizado trabalho de campo para o aprimoramento dos conhecimentos, os participantes irão visitar uma Estação de Tratamento de Água – ETA do município, realizar exames operacionais da qualidade da água com o suporte da Unidade Móvel para o Apoio do Controle da Qualidade da Água para o Consumo Humano – UMCQA/Funasa, encerrando o evento com ações de educação em saúde ambiental, com enfoque na água para o consumo humano.

Participam do evento técnicos ligados ao controle da qualidade da água da Funasa/TO, da Secretaria de Estado da Saúde, da Agência Tocantinense de Saneamento, do Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins e técnicos de 14 municípios tocantinenses que operam serviços de sistemas de abastecimento de água autônomo.

A universalização do serviço de abastecimento de água é uma das grandes metas para os países em desenvolvimento, por ser o acesso à água, em quantidade e qualidade, essencial para reduzir os riscos à saúde.

A Funasa, por meio do Programa de Apoio ao Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano, busca beneficiar municípios com apoio técnico e financeiro, objetivando a redução das morbimortalidades por doenças relacionadas à água.

O Programa prioriza ações em municípios com dificuldade na implementação da Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, em áreas de interesse do Governo Federal, tais como comunidades quilombolas, reservas extrativistas, assentamentos rurais e populações ribeirinhas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias