Connect with us

Bico do Papagaio

Ananás, Luzinópolis, Angico e Riachinho participarão do Projeto Foco no Fogo

Publicado

em

Membros do Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo) realizaram uma reunião técnica para traçar a rota de execução dos trabalhos do Projeto Foco no Fogo que darão início à Semana do Meio Ambiente, no dia 7 de junho, realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

No planejamento, o Comitê definiu os primeiros passos que serão dados ainda em Palmas em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e o percurso para mais 30 cidades no raio de até 150 km da Capital, além de 4 municíos do Bico do Papagaio, sendo: Luzinópolis, Angico, Riachinho e Ananás.

A diretora Karyne Sotero, da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da Semarh (DDS), que coordena a logística de visitas do Projeto frisou que “foi definido o início dos trabalhos e começaremos na semana que vem os deslocamentos pelo interior do Tocantins levando orientação sobre os riscos das queimadas, e chegaremos, dentre outras pessoas, nas populações que não têm acesso à informação e muitas vezes desconhecem os danos que o fogo pode provocar à saúde e ao meio ambiente”.

Neste ano, o projeto Foco no Fogo conta com mais uma modernidade, o aplicativo ODK Collect, que irá proporcionar mais agilidade aos agentes na captação dos dados pessoais de quem receberá a visita em sua propriedade por meio de QR Code. Além de levar orientação e educação ambiental sobre prevenção e combate às queimadas, o Foco no Fogo, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realizará a entrega de cestas básicas e kits de prevenção contra o novo Coronavírus, causador da Covid-19, para as famílias carentes da zona rural.

Comitê do Fogo

O Comitê do Fogo foi instituído pelo Decreto n° 645 de 20 de agosto de 1998, no sentido de aperfeiçoar as ações de preparação, controle e prevenção, bem como na fiscalização das queimadas no estado do Tocantins, adotando a estratégia preconizada pelo Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal (Proarco), criado pelo Decreto n° 2.662, de 8 de julho 1998. Para a realização dos trabalhos do Comitê, são realizadas reuniões periódicas, que tratam, dentre outros, de assuntos como o plano de ações anual e o calendário de autorização de queimas.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Protesto neste sábado vai cobrar recuperação de via de acesso ao IFTO

Publicado

em

Funcionários, estudantes, prestadores de serviço, produtores rurais e população em geral, sofrem há mais de 5 anos, com o total abandono da Avenida Castelo Branco, no trecho que inicia próximo a creche Centro de Educação Infantil Dona Marina Pereira de Miranda, entre o Setor Aeroporto e Nova Araguatins até a entrada do campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO).

A Avenida Castelo Branco é a maior via urbana da cidade de Araguatins, começa no setor Feirinha, nas mediações do estádio Ricardo Pereira, passa pelo Setor Brejo, chega na Avenida Araguaia, corta o bairro Nova Araguatins, e a partir daí, se inicia o problema que é um transtorno, passando pelos setores Industrial e Santa Tereza, chegando no IFTO.

As reclamações são grandes. Nesse período, foram feitos recapeamentos de baixa qualidade, serviços de tapa-buraco, mas nenhum, trouxe solução definitiva.


Por conta dos problemas, populares que utilizam diariamente a via, estão organizando para o sábado, 26, a mobilização “Asfalto Já”, que vai protestar para que o poder público resolva o problema.

A mobilização começará às 8h30 em frente a guarita do campus do IFTO, no Bairro Santa Tereza e percorrerá em carreata até o centro da cidade.

Os organizadores pedem o respeito as medidas sanitárias, como uso de máscaras e distanciamento.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Carlesse garante retomada de obra da TO-010 ainda este ano

Publicado

em

Durante sua passagem pelo Bico do Papagaio no começo da semana, onde lançou obras nas áreas de Infraestrutura e Saúde, o governador Mauro Carlesse (PSL), foi perguntado por um morador da região, sobre as obras na rodovia TO-010, no trecho que liga Araguatins a Ananás.

Carlesse garantiu que a obra será retomada ainda este ano. O governado disse que já foi autorizada a licitação.

O Trecho da TO-010 entre Araguatins e Ananás tem 81 quilômetros e foi iniciada a pavimentação em 2014, durante o governo Siqueira/Sandoval, que chegou a pagar R$ 35.459.052,85, e feito por completo em torno de 7 km e que a obra conta com 50 km de terraplanagem concluída.

O governo da época acabou acusado de corrupção com o recurso da obra. Marcelo Miranda que sucedeu o comando do Governo do Tocantins, não deu conta de retomar os trabalhos e agora Mauro Carlesse, confirmou que executará o serviço.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta sexta, 25

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze