Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: 4ª CIPM homenageia crianças

Publicado

em

Dia da Criança (6)

Através do projeto “FAM em Ação” – Dia das Crianças/2013 realizado pela Fundação Pró-Tocantins pertencente aos policiais militares, bombeiros militares e seus familiares, a 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), realizou na manhã de sábado, 19, a comemoração alusiva ao Dia da Criança que nacionalmente acontece no dia 12.

A festividade que reuniu pais e crianças de todas as idades aconteceu no Clube da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). O público infantil teve a oportunidade de participar de muitas novidades, entre elas, gincanas, brincadeiras, lazer, palestra educativa voltada a saúde da criança e lanche para a garotada.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Leonardo da Silva Baião, fisioterapeuta do município, falou ao público infantil sobre a forma correta de se assentar ao lado de uma mesa no momento das refeições, como se abaixar para pegar objetos ao chão e a correta posição de se deitar, dormir e estudar.

A organização do evento ficou por conta da tenente, Marineide Martins de Sena, chefe da Seção de Saúde e Promoção Social da Fundação Pró-Tocantins na 4ª CIPM e da sargento Raimunda César da Silva Parreão, Assistente Social da Unidade. O responsável pela Capelania Militar Evangélica, tenente e pastor Deuramar, realizou o momento religioso com leitura da Bíblia, reflexão e oração.

Dia da Criança (4)

A palavra de boas vindas ficou por conta do comandante da 4ª CIPM, major SherlockLuis de Mesquita, que em seu discurso agradeceu a presença de todos e em especial à Secretaria Municipal de Saúde pela parceria na pessoa do fisioterapeuta, Leonardo que não mediu esforços em atender o convite e da Keila Ferreira, funcionária do PETI, responsável pelas dinâmicas e brincadeiras.

De acordo com a Fundação o projeto desenvolvido “Dia das Crianças 2013”, abrange todos os quartéis da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado com objetivo de relembrar e reforçar os cuidados preventivos com a saúde da criança focados em Obesidade infantil, Hipertensão na infância, Atividades educativa infantil sobre higiene pessoal, Alimentação saudável, Riscos dos acidentes domésticos e Cuidados com a saúde bucal.

As crianças da 4ª CIPM souberam aproveitar bem o momento, assimilando as informações que possibilita a criação de vínculos para poder cuidar e valorizar a saúde. (ASCOM 4ª CIPM)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Sindicato da Educação convoca servidores para ato por conta de salários atrasados

Publicado

em

O Sindicato dos Servidores da Educação de Araguatins (SINSEA) convocou manifestação na frente da Prefeitura Municipal, para a próxima segunda, dia 25, às 7h30. O motivo, é o salário do mês de dezembro de 2020 e parte do 13ª, não pagos pela gestão anterior, do prefeito Cláudio Santana (MDB).

Os educadores cobram uma posição do atual prefeito Aquiles da Areia (PP), sobre os pagamentos.

O grupo pretende ser recebido pelo atual gestor e entregar um oficio com reivindicações.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Medicina Veterinária no IFTO deve começar em 2022

Publicado

em

O processo de implantação do curso de medicina veterinária do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), teve mais um avanço, nesta quinta-feira, 21, foi aprovado no Conselho Superior (Consup) do IFTO o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

De acordo com o diretor-geral do Campus Araguatins, Josafá Carvalho de  Aguiar, o foco agora será a captação de recursos que serão destinados à construção da infraestrutura necessária para implantação do curso e aquisição de equipamentos. Seu funcionamento exige a construção dos blocos que farão parte de uma clínica veterinária. O projeto da clínica apresenta sua divisão em dois blocos, orçados no valor de 2 milhões de reais.

A previsão é que o primeiro vestibular para o curso de medicina veterinária seja realizado até 2022 e sejam oferecidas 45 vagas. O ingresso será por meio de vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

Continue lendo

Bico do Papagaio

Sistema Penal do Bico participa de campanha de combate à Covid-19

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 22, será o Dia D de combate à Covid-19 no Sistema Penal do Bico do Papagaio, com suas principais unidades em Araguatins, Tocantinópolis e Augustinópolis, bem como as demais do restante do Tocantins. Esta é uma ação da campanha A pandemia ainda não acabou, o cuidado continua, desenvolvida pela Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), que tem a finalidade de continuar estimulando servidores, comunidade carcerária e visitantes a permanecerem tomando todas as medidas de prevenção a contaminação e proliferação da Covid-19.

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Orleanes de Sousa Alves, explica a logística da campanha criada pelo Sistema Penal. “Ela consiste em ações educativas, de prevenção e de higienização, baseada no Plano de Contenção à Covid-19 do Sistema Penal do Tocantins que possui 12 eixos de atuação. A luta contra a proliferação do novo Coronavírus continua até que chegue a vacina e todos estejam imunizados”, ressalta.

A gerente de Assistência à Saúde ao Preso e Egresso, Marluce de Oliveira, destaca que foram criadas várias ações de conscientização em torno da necessidade de continuar tomando todos os cuidados individuais necessários para preservação da saúde e não infecção pelo novo Coronavírus, como uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento e triagem na entrada das unidades.

“No que tange aos cuidados coletivos, nesta data as 33 unidades penais desenvolverão atividades como higienização, sanitização, lavagem, roçagem e entrega de uniformes e kits de proteção individual as pessoas privadas de liberdade, com a finalidade de manter a saúde de quem adentra as unidades penais, e, principalmente, da comunidade carcerária”, explica Marluce de Oliveira.

Continue lendo
publicidade Bronze