- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 26 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Aldivino está entre as 100 personalidades brasileiras do ensino técnico

Mais Lidas

O Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC) concederá a no dia 15 de dezembro a Medalha Nilo Peçanha à 100 personalidades de todo o Brasil, pelo centenário da criação do Ensino Técnico e Profissional brasileiro.

Estas personalidades foram escolhidas pela Comissão do Centenário do MEC, considerando as indicações dos Reitores dos Institutos Federais de Educação, que julgaram os serviços prestados à educação técnica-profissional dos indicados.

O araguatinense Francisco Aldivino Gonçalves foi indicado pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), devido o seu trabalho de implantação, estruturação e Direção-Geral, frente ao Campus de Cáceres-MT, no período de 1980 a 1986.

O MEC resolveu aceitar a indicação do nome do Prof. Aldivino pelos seguintes motivos:

Aldivino tem uma história de 25 anos ininterruptos, dedicados ao ensino agrotécnico.

Tudo começou em 1973, quando oriundo da capital paulista, foi escolhido como chefe de uma equipe do Projeto Rondon, composta por universitários, em sua maioria da USP. A equipe do Projeto Rondon atuou em Guaraí, por 45 dias. Guaraí naquela época, conforme levantamento feito por Aldivino e sua equipe tinha apenas 120m casas, na sua maioria de madeira.

Aldivino foi visitar Pedro Afonso em um final de semana e se apaixonou pela cidade, lá fixando-se. Lecionou em diversos Colégios e logo foi nomeado Superintendente Regional de Educação e Cultura, com sede em Pedro Afonso. Nesta condição, Aldivino que tinha estudado em Escola Agrotécnica em Jaboticabal-SP, fundou, ainda em 1973, o Colégio Estadual Agrícola de Pedro Afonso, reconhecido pelo Governador Leonino Caiado em 1974. Neste episódio Aldivino obteve o apoio do então deputado federal Siqueira Campos. Aldivino trabalhou em Pedro Afonso até 1975, quando foi nomeado pelo MEC- Coagri, para dirigir a EAF/Urutaí-GO, hoje um dos mais importantes Campus do IFGO.

Em Urutaí, Aldivino teve um trabalho incessante de 1975 a 1980. O MEC, notando que Prof. Aldivino era de fato um desbravador, como o apelidaram em Brasília, nomeou-o Diretor-Geral da EAF/Cáceres-MT. Lá Aldivino comandou os trabalhos desde os serviços de desmatamento até a conclusão das obras, estruturação da nova Escola, concurso público, etc. Lá ficou de 1980 a 1986, ocasião em que se deslocava constantemente para Boa Vista em Roraima, para implantar o ensino agrotécnico, naquele Território Federal, a pedido do MEC.

Após cumprir a sua missão, no Mato Grosso, o MEC enviou o Prof. Aldivino para a EAF/Salinas-MG, na condição “interventor”, para colocar ordem na Instituição que se encontrava em greve. Aldivino permaneceu em Salinas-MG, de junho a Novembro/1986.

Ainda em Dezembro/86, Aldivino foi designado pelo MEC para construir, equipar, estruturar e fazer funcionar a EAF/ARAGUATINS. Aqui, Aldivino teve um trabalho hercúleo, pois iniciou da estaca zero, do primeiro tijolo. A fértil área da antiga EAFA, de 561 hectares era coberta por um extenso e fechado cerradão e mata. Aldivino comandou os trabalhos de desmate, iniciando também as obras, em convênio com a Prefeitura, cujo prefeito era Zé Guilherme. Já em 1987, a EAFA começou a produzir muito arroz e milho, além de iniciar a implantação das pastagens. As obras não podiam parar e o preparo do campo para implantação das Unidades Educativas de produção tinha que avançar, por vezes, tendo o próprio Aldivino no volante do Massey Ferguson- 95X, aos sábados, domingos e noite adentro.

Em 1988, a Escola já possuia os seus prédios administrativos e algumas unidades educativas de produção, mas não tinha nenhum servidor. Aldivino não titubeou. Em companhia de Zé Guilherme e do ex-prefeito João de Deus, foi até Miracema do Tocantins, onde conseguiu junto ao primeiro Governador do Tocantins, Siqueira Campos, autorização para contratar 40 servidores . Aldivino, mesmo sem autorização do MEC, iniciou o funcionamento da EAFA em meados de 1988, com mais de 40 alunos pioneiros. Foi uma luta incessante, transportando alunos em caçambas e carretas, por uma estrada péssima e uma ponte sobre o Taquarí, em más condições. Siqueira Campos pagou os servidores por quase 02 anos, até que o MEC realizasse o primeiro concurso público da EAFA.

Aldivino permaneceu na EAFA por quase 07 anos, de 1986 até 1993.

Cumprida a sua missão, o MEC enviou Aldivino para Colorado do Oeste-RO para implantar mais uma Escola Agrotécnica, nos mesmos moldes da EAFA. Lá Aldivino teve que desmatar e construir também a partir da estaca zero. De Colorado do Oeste, Aldivino se deslocava constantemente para Codó no Maranhão, para dar assistência técnica e pedagógica para a implantação da EAF/Codó.

Cumprida a sua missão em Rondônia e após quase um quarto de século como gestor de Escolas Agrotécnicas, Aldivino se aposentou.

Aposentado, Aldivino voltou para o Tocantins e a convite do então Governador Siqueira Campos, foi nomeado Assessor Especial do Governo, inicialmente, auxiliando na implantação do Provida.

Siqueira Campos, nomeou Aldivino para assumir a Delegacia de Ensino em Araguatins em 1999. Antes que Aldivino assumisse em Araguatins, o Governador chamou-o e pediu que continuasse em Palmas como assessor especial responsável pelo acompanhamento do processo de implantação da Escola Técnica Federal de Palmas. A ETF, naquela época estava com suas obras completamente paralizadas por falta de verbas. Aldivino em sua nova missão se deslocava constantemente para Brasília, onde tinha audiências com os deputados federais e senadores tocantinenses, para tratar do assunto.

Foi recebido em audiência pelo Ministro Paulo Renato e explicou a situação da ETF-Palmas. Aldivino teve o seu pedido atendido. A partir daí, as obras reiniciaram a “todo vapor”. Após a conclusão das obras, Aldivino deu por encerrada a sua missão. Mudou-se para Araguatins em 2001, continuando como assessor especial, até o final do mandato de Siqueira Campos. (Da assessoria de imprensa do professor Francisco Aldivino)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

14 Comentários

  1. Que belo curriculum. É um exemplo de dedicação ao serviço público.

    Aldivino merece esta condecoração, com muito louvor.

    Parabéns, Prof. Aldivino!

    Que continues assim, com sua simplicidade e honestidade. A sua cidade, Araguatins e também o nosso Estado, deveriam aproveitar esta sua fantástica experiência em seus projetos educacionais. O Senhor deve se lembrar de mim, como aluno pioneiro na antiga Escola Agro-Artezanal de Pedro Afonso, fundada em sua gestão e sob sua orientação quando eras Superintendente Regional de Educação.

  2. Nem este premio vai fazer vc ser o Diretor Regional de Ensino. os tempos são outros, precisa-se de pessoas com um perfil mais dinamico na gestão pública, pois, lidar com adversidade de várias escolas não é fácil, principalmente para quem está fora do processo educacional há tanto tempo.

  3. Esse Aldivino não abusa de colocar esse curriculun dele em todo lugar, daqui uns dias vai mandar imprimir e colocar nos bares da cidade, como faz os moto-taxistas para conseguirem passageiros, todo mundo já sabe o que o senhor já fez na vida, isso não vai fazer o povo de Araguatins gostar mais ou menos de você, pois assim como o senhor temos muitos em Araguatins e região, alguns até com condecorações e graduações maiores, vou deixar uma coisa bem clara, o político no Brasil e principalmente em Araguatins, além de inteligência, que isso você tem, não podemos negar, tem que ter carisma com o povo, dinheiro e voto, e essas três coisinhas básicas o senhor não tem, então não adianta foçar a barra, apoiar esse ao aquele, pois o povo de Araguatins não vai lhe engolir nunca, eu e muitos até o respeitam por tudo que o senhor já fez, mais só isso e mais nada…..na política e na gestão das coisas públicas em Arguatins, queremos força jovem…..

  4. PARABENS VELHO ALDIVINO QUE CONQUISTA VOCE É UM GRANDE ARAGUATINENSE. SOBRE A DIRETORIA SE A DECISÃO COM FOR VISAO DE MELHORAR A EDUCAÇÃO ENTAO O NOME SERÁ ALDIVINO CA CABEÇA, MAS SE A POLITICAGEM ARAGUATINENSE DE BAIXO NIVEL REINAR AI SERÁ MARCIA OU DINÁ. QUE DEUS, O POVO E SIQUEIRO NOS LIVRE ESSA GENTE MÁ.

  5. Este “NINGUEM” DEVE SER UM NINGUÉM MESMO.

    DEVE SER UM PÉ RAPADO, COMO O PRÓPRIO PSEUDÔNIMO INDICA, UM NINGUÉM.

    SE EXISTEM PESSOAS EM ARAGUATINS MAIS GABARITADAS QUE O ALDIVINO PARA A DRE, PORQUE NÃO CITA OS NOMES?

    NÃO SEJA DESPEITADO MEU CARO.

    O VELHO ALDIVINO, FAZ PARTE DE UMA LISTA DE APENAS 100 PESSOAS QUE SERÃO CONDECORADAS, NUM UNIVERSO DE 160.000.000 DE BRASILEIROS.

    SE FORNECEU UM POUCO DOS DADOS DO SEU CURRICULUM FOI CERTAMENTE POR PEDIDO, PARA QUE A REPORTAGEM PUDESSE SER FEITA. NÃO EXISTE NO MUNDO NENHUM JORNAL QUE POSSA ADIVINHAR DADOS DE QUALQUER PESSOA.

    DESCULPE-ME SE FUI UM POUCO GROSSEIRO.

    O TAL DE SONETO ESTÁ EQUIVOCADO. O ALDIVINO QUE ACUMULOU TANTOS ANOS DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO, CERTAMENTE É UM HOMEM DINÂMICO E CERTAMENTE ESTÁ SEMPRE SE ATUALIZANDO.

    SEU NINGUÉM, FIQUE NO SEU CANTINHO E SE CONFORME COM A GRANDEZA E MÉRITOS DE OUTRAS PESSOAS. NÃO TENTE JOGAR UMA CORTINA DE FUMAÇA EM QUEM MERECE E FEZ JUZ A TUDO ISSO.

  6. sabe qual é o problema desse aldivino?? ele é uma cagao, medroso e covarde. ele deveria ser prefeito da cidade ao inves de diretor de ensino. araguatins precisa se modernizar, se organizar, se preparar para o futuro, aldivino seria uma pessoa ideal para preparar araguatins para isso acontecer. mas não ele prefere ficar atras de idiotas como bolecho, rocha miranda que sao simbolos do atraso de nossa cidade. ACORDA ALDIVINO VAMOS AJUDAR ARAGUATINS A REAGIR HOMEM.

  7. Ao senhor Antonio Carlos Silva Tomás, como é bom falar algumas verdades, só assim aparecem babacas e babões que tem a honra de colocar seu nome completo em um comentário de blog para ter algum respaldo junto a alguém, deve ser para tentar arrumar alguma migalha, se sou pé rapado ou não isso só diz respeito a mim, ou você acha que pobre tem menos direitos que os outros e não podem dar sua opinião, respondendo sua pergunta, não citando nomes pois estes nomes não tem nada a ver com o assunto lhe digo, na EAFA e em Araguatins temos Doutores “com doutorado mesmo caso você não saiba o que é” e eu não disse que o Aldivino não tinha competência, disse que para ser político ele não serve, pois é isso que ele quer e sempre quis…..primeiro aprenda a interpretar as coisas e depois venha nos dá sua nobre opinião….e mais o fato de usar o pseudônimo “NINGUÈM” é só pelo fato de que não quero e nem espero nada dos outros, ao contrário do próprio Aldivino que já fez aqui nesse mesmo espaço comentários elogiando a se mesmo com um pseudônimo que não era seu nome…….Então não me venha com jurumelas….

  8. tudo o que a Educação presiza é de esperiência, não importa, se novo ou velho, o que não pode acontecer é colocar uma pessoa em determidada área sem que ela não entende do assunto, exemplo disso marcelo e gaguim atrapalharam o desenvolvimento do nosso estado, se os novos não estão dando conta coloca-se os mais esperiênte

  9. “FICHA LIMPA”quando não temos a capacidade de ler uma matéria e entendermos,interpretarmos falamos besteiras ou por que somos incapazes ou
    seja débio mental mesmo…deixa de ser doente citar nomes de Governadores do Estado…só pra vc ver o quanto que esse SIQUEIRA não tem compromisso com o Estado foi ele quem fez você votar nesse Marcelo
    pq pessoas como vc olha para baixo…e agora vc vota nele próprio,voltando a história suja e de ditadura…só pessoas da mente pequena como vc e Araguatinenses por isso é que essa cidade ARAGUATINS não sai do chão pq só olhão para baixo…quando vc deixar algum comentário se endentifique melhor,vai uma dica “SEM NEORÔNIO”

  10. Parabens Francisco, você atingiu o seu objetivo, saiu de São Paulo quando tinha vinte e oito anos, cumpriu sua missão, espero que não tenha esquecido das pessoas que passaram em sua vida. Estamos com saudades, passaram-se muitos anos, mas as lembranças ficaram.

  11. “Neurônio”…kkkkkkk Araguatinense vc está todo atrapanhado, NÃO TEM NADA HAVER VC CRITICAR OS ARAGUATINENSES, PELO CONTRÁRIO ARAGUATINS É UMA BELA CIDADE, NÓS É QUE NÃO TEMOS ALTERNATIVAS, VC DEVE SER UNS DESSES QUE DEVE ESTÁ ESCAPANDO AQUI EM ARAGUATINS, VEIO PUXANDO A CACHORRINHA, NÃO NÃO TENS ARGUMENTOS É MELHOR FICA CALADO, NÃO ACHAS????SEM NEURÔNIOS DEVE SER VC, POIS NÃO SABES NEM INTERPRETAR…..KKKKKKK, E NÃO É “OLHÃO” NÃO ASSASSINEM ASSIM O NOSSO PORTUGUÊS, VOU TE DAR UMA DICA ESTUDE MAIS, QUEM SABE COMECE PELO DICIONÁRIO AURÉLIO, OS PAIS DOS BURROS…..KKKKKKKKK

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias