- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 25 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: IFTO decreta luto pela morte do professor Francisco Filho

Mais Lidas

548330_1406028059632254_300181743_n

“Eu queria contribuir com o desenvolvimento da minha região”, respondeu o professor Francisco Filho quando lhe perguntaram sobre o porquê de ter retornado para o Tocantins depois de ter feito pós-doutorado nos Estados Unidos. E foi esse desejo de cooperar, por meio da pesquisa e do ensino, com a região do Bico do Papagaio que inspirou muitos estudantes do Instituto Federal DE Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Araguatins, onde atuava.

Francisco Filho da Silva, natural do povoado de Santa Luzia, do município de Axixá do Tocantins, tinha 38 anos, era formado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com mestrado e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Em 2007, Francisco teve a oportunidade de realizar pós-doutorado na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, onde recebeu treinamento em técnicas usadas em análise genômica.

Mas foi na antiga Escola Agrotécnica Federal de Araguatins (EAFA) onde essa história de sucesso começou. Nos anos de 1993 a 1995, Francisco foi estudante do curso técnico em Agropecuária, quando teve contato com as primeiras técnicas agrícolas. Ele dizia que os ensinamentos adquiridos ali formaram a base que o auxiliou profissionalmente. Em 2009, Francisco retornou à instituição como professor substituto. Depois de realizar concurso público, foi efetivado como docente do IFTO de Araguatins. Mesmo tendo outras oportunidades de emprego, a opção de Francisco pelo campus Araguatins foi por conhecer a instituição desde sua formação inicial e pelo desejo de contribuir com o desenvolvido da região do Bico do Papagaio, carente de profissionais qualificados.

Luto

Foi decretado, por meio da portaria nº 614/2013, luto oficial de três dias a partir desta terça-feira, 29, no IFTO. O documento também suspende as atividades administrativas e acadêmicas do campus Araguatins nos dias 29 e 30 de outubro, e determina o hasteamento das bandeiras a meia verga em todas as unidades da instituição, em sinal de comoção e respeito pela memória do professor. (Thâmara Filgueiras)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

9 Comentários

  1. Professor Francisco Filho viveu com sua infância no Povoado Sumaúma. Teve uma origem muito humilde. Sua mãe, “quebradeira de coco”, se esforçou muito para que o filho, inteligente e sempre o primeiro da classe, pudesse dar continuidade aos estudos. Com a ajuda de amigos e da Igreja, Francisco ingressou na Escola Agrotécnica de Araguatins. Lá se destacou sempre entre os melhores.
    Na Escola Agrícola conquistou a amizade e a admiração do corpo docente. Amigos, professores e familiares fizeram uma especie de “vaquinha’ para seu ingresso na Universidade Rural do Rio de Janeiro. De lá para os Estados Unidos e depois França. Francisco tornou-se o primeiro DOUTOR de Sítio Novo do Tocantins, onde goza de muito repeito e admiração, sendo um exemplo para muitos jovens que estão iniciando
    Francisco sempre dizia de seu desejo de contribuir com o desenvolvimento da Região Bico do Papagaio. Admirava as idéias de Pe. Josimo Tavares. Queria ajudar na melhoria do grave quadro social da região e via a agricultura familiar como uma saída para o desenvolvimento sustentável da região. Voltou para isso e temos certeza que no IFTO deixou um legado que aponta para esses objetivos.
    Lamentamos muito a morte de Francisco, um amigo que se tornou doutor sem nunca perder o jeito humilde, simples e hospitaleiro, coisa peculiar de sua origem familiar.
    Eu, a Vanda, a Leticia, a Naira Gabriella, o Milhomem e minha neta Gabriella lamentamos profundamente a morte desse amigo, companheiro e irmão. Que DEUS conforte a todos de sua família, principalmente a sua MÂE, nesse momento de separação e dor.
    GILBERTO MILHOMEM e Família.

  2. Fui Prof de Estatistica do Francisco quando cursou o mestrado e o doutorado na Instituicao. Tomei conhecimento agora aa noite da sua morte e sabendo da historia do Francisco e da sua luta, so tenho a lamentar muito o ocorrido.
    Sempre foi um amigo docil, fraterno e querido por todos. Fez da humildade o seu grande ensinamento!
    Aproveito a oportunidade para me juntar a todos, especialmente aos familiares e colegas do Francisco, quando todas as homenagens sao prestradas ao ser humano de escol e que retornava aa sua terra, certamente para retribuir o carinho que sempre recebeu de seus conterraneos.
    Nossa dor e nossas oracoes pelo colega querido!
    Tarcisio Thiebaut e familia

  3. Conheci o Chico no vestibular que fizemos na EAFA em 1995 e depois nos reencontramos na saudosa Rural em 1997.
    Chico á sinônimo de humildade e perseverança que inspirou tantos tocantinenses e nortistas que chegavam na Universidade Rural.
    Ele era um modelo a ser seguido na Rural por que víamos nele uma motivação constante em ser bom naquilo que se propunha a fazer sem ter que passar por cima de ninguém.
    Obrigado Chico por ser uma fonte de refrigério para aqueles que chegavam na Rural e você nos acalmava com palavras e atitudes de um homem manso e humilde.

    Raimundo Filho Freire de Brito e Família.

  4. nós de Sítio Novo do Tocantins, tivemos a alegria de conhecermos o Francisco uma pessoa sempre alegre e muito otimista com sonhos de um norte tocantinense melhor. E com grande pesar no coração que sentimos a noticia de sua morte. Que Deus na sua infinita misericórdia saiba confortar essa mãe que tanto lutou para que esse filho pudesse estudar. Que você possa esta na presença de Deus agora.

    Professor Charles e Família

  5. Em nome de todos da nossa família e do meus pais de coração e também pais de coração do Profº Doutor Francisco(Ex-vereador Almiro e Profª Alcina de Sitio Novo do Tocantins),externamos a nossa gratidão a todos que compareceram, enviaram mensagens, rezaram, oraram e se fizeram presentes e dividiram esse momento de dor conosco os nossos sinceros agradecimento.
    De modo especial agradecemos o Reitor do Instituto Federal – Araguatins Profº Décio e o todos do seu quadro de servidores IFTO que incansavelmente assumiram tudo desde o momento do acidente até o enterro no distrito de Santa Luzia 56 km de Araguatins, se mostraram pessoas solidárias, amigas,
    companheiras e tementes a Deus que sabem cuidar dos passam percam tão grande como essa.
    O Dr. Francisco (pra nós apenas FRANÇA) veio morar conosco ainda criança e teve todo nosso apoio até se tornar esse cientista maravilhoso, que sonhava em ver a região o Bico do papagaio desenvolvida economicamente, assim como todo Tocantis, foi uma perca irreparável, uma vida ceifada ainda em plena juventude e com muitos sonhos a serem realizados, mais aprendamos uma coisa:”vamos fazer no dia tudo que for bom para o nosso próximo”. Que esteja com todos nós, amém!!!

  6. Foi lá do Povoado Garimpinho próximo à Folha Seca município de Sítio Novo – TO, que Francisco Filho da Silva, saiu para galgar seu estrelato, e conseguiu, e como foi brilhante o reflexo
    dessa “estrela” Francisco, brilhou pelos passos da humildade, perseverança, garra, coragem e determinação, agora seu exemplo vai ficar para todos nós. Por isso o tema de suas palestras de motivação:” DO POVOADO GARIMPINHO À FLÓRIDA”

    Ficará para sempre em nossos corações!!!

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias