Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Instituições lamentam morte de quilombola Salvador Barros

Publicado

em

Diversas instituições lamentaram a morte do quilombola Salvador Batista Barros, de 81 anos, nesta quinta-feira, 19. A morte foi motivada por um câncer no fígado, descoberto já em fase terminal nos últimos meses.

Manifestações:

ARAGUATINS DE LUTO – CLÁUDIO SANTANA

O prefeito Cláudio Santana e a primeira dama Jacqueline lamentam profundamente a morte do senhor Salvador Batista Barros, ocorrida na manhã de hoje, em decorrência de problemas de saúde. Salvador tinha 81 anos e era patriarca da comunidade quilombola da Ilha de São Vicente. Sabemos que esse é um momento de sofrimento para toda a família, pois disseram o último adeus a uma pessoa que todos estimavam muito, mas devem ser fortes e confiar nos desígnios divinos.

Muita coragem para todos, e saibam que o nosso pensamento e sentimentos estão com todos vocês nesta hora difícil.

UNITINS

A Direção da Universidade Estadual do Tocantins – Câmpus Araguatins lamenta profundamente a morte do Líder Quilombola Araguatinense, o Senhor Salvador Barros que faleceu nesta quinta-feira, 19, aos 81 anos, vítima de um câncer no fígado.

Cidadão de conduta ilibada que dedicou sua vida as causas quilombola do município, sendo que seu principal legado foi o reconhecimento e titularidade da ilha quilombola São Vicente, por qual lutou intensamente, Deus conforte familiares e amigos por esta grande perda, que vai deixar uma lacuna no município de Araguatins.

 

NOTA DE PESAR FABIC

A FACMED/FABIC se manifesta seu pesar e sua solidariedade à família, aos amigos e aos admiradores do senhor Salvador Batista Barros, um dos líderes da Comunidade Quilombola da Ilha de São Vicente/Araguatins-TO, que faleceu na manhã de hoje, dia 19, aos 81 anos.

Empenhado na luta pelos direitos da comunidade quilombola da Ilha de São Vicente, em Araguatins, onde nasceu e viveu a vida inteira, Salvador Batista Barros, era um dos símbolos de luta da sua comunidade e morreu vítima de câncer no fígado, descoberto já em fase terminal nos últimos meses.

O Prof.º Me. Alírio Sérgio Mareco Batista é idealizador do Projeto Somos diferente? Em quê? Projeto que visa levar os acadêmicos a conhecerem a realidade de comunidades quilombolas e indígenas. “Esse é um dia de muita triste pra todos nós que tivemos a oportunidade de conhecer o Seu Salvador, a Comunidade Quilombola da Ilha de São Vicente, hoje perde parte da sua história… só nos resta agradecer a Deus a oportunidade que nos deu de ter conhecido tão grande homem.” Enfatiza o prof.º Alírio Sérgio.

 

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Com baixa vacinação, Saúde diz que falta adesão da população

Publicado

em

Sobre a baixa porcentagem de imunização da população contra Covid-19, no município de Araguatins, estando entre os oito piores do Tocantins, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, disponíveis no vacinômetro que pode ser acesso AQUI, a Secretaria Municipal de Saúde, disse nesta quarta-feira, 1º, que realiza rotineiramente campanhas de conscientização, com vacinação em massa, mídias sociais, carros de som, participação em rádios e busca ativas com intuito de que a população esteja imunizada contra a Covid-19.

A Secretaria de Saúde disse que o município conta com 32.550 doses aplicadas, dessas, 19.169 é referente a primeira dose e 12.478 de vacinados já com a segunda dose e dose única, constando ainda 903 individuo com a dose de reforço. Os dados são da plataforma https://localizasus.saude.gov.br/ atualizado até o último dia 24/11 que no momento encontra se em manutenção. A Secretaria ressaltou que os dados são alimentados diariamente direto ao Sistema SI-PNI do Ministério da Saúde, podendo haver delongamento na Plataforma Estadual.

O órgão municipal também lamentou a falta de adesão da população na imunização da Covid-19, e acredita que questões como Fake News, por causa ideologias políticas e/ou religiosas, tem atrapalhado.

Continue lendo

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Cadáver é encontrado boiando no Rio Tocantins nas proximidades do povoado Camarão

Publicado

em

O corpo de um homem de 26 anos, foi localizado por pescadores no Rio Tocantins, próximo ao povoado Camarão, no município de Praia Norte, no Bico do Papagaio, nesta terça, 29. Moradores acionaram a Central de Operações da Polícia Militar (COPOM), dando conta do fato, por volta das 17h30.

O corpo já estava em estado de decomposição.

Os pescadores que encontraram o cadáver, amarraram o mesmo e o arrastaram até às margens do rio, lado do Tocantins.

A Polícia Científica e o Instituto Médico Legal (IML), foram acionados para remanejamento do corpo para as devidas providências.

As primeiras informações são que o corpo seja de um dos assaltantes que tombaram em confronto com as Polícias Civil e Militar na última quarta-feira, 24 de novembro, no povoado de Bela Vista, em São Miguel, também no Bico do Papagaio, após os criminosos atirarem nos policiais que realizam a operação no intuito de prender os autores acusados de crimes de roubo e furto.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Moradores reclamam de falta de iluminação pública em bairros

Publicado

em

A falta de iluminação em alguns bairros da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, tem provocado reclamação. De acordo com moradores ouvidos nos bairros Conjunto Vitória e também em pontos da Nova Araguatins, a situação tem causado insegurança.

Eles também reclamam que já pediram por diversas vezes, para que a Prefeitura faça a manutenção do serviço, mas tem sido ignorados.

“O prefeito tem de entender que não adianta colocar luminária bonita em ruas do centro, e deixar os bairros dessa maneira. Ele tem de ter consciência da necessidade e parar de ficar empurrando as coisas sem resolver ou dar resposta”, disse a moradora Maria Rosana.

Já o pedreiro Moisés Amorim, considera que o descaso da Prefeitura prejudica a segurança dos bairros. “A iluminação é importante demais, pois nos dá segurança, tanto para nós que moramos aqui, quanto para quem passa por aqui. Pedimos que o prefeito Aquiles olhe com mais carinho e mais atenção”, afirmou.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze