Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Instituições lamentam morte de quilombola Salvador Barros

Publicado

em

Diversas instituições lamentaram a morte do quilombola Salvador Batista Barros, de 81 anos, nesta quinta-feira, 19. A morte foi motivada por um câncer no fígado, descoberto já em fase terminal nos últimos meses.

Manifestações:

ARAGUATINS DE LUTO – CLÁUDIO SANTANA

O prefeito Cláudio Santana e a primeira dama Jacqueline lamentam profundamente a morte do senhor Salvador Batista Barros, ocorrida na manhã de hoje, em decorrência de problemas de saúde. Salvador tinha 81 anos e era patriarca da comunidade quilombola da Ilha de São Vicente. Sabemos que esse é um momento de sofrimento para toda a família, pois disseram o último adeus a uma pessoa que todos estimavam muito, mas devem ser fortes e confiar nos desígnios divinos.

Muita coragem para todos, e saibam que o nosso pensamento e sentimentos estão com todos vocês nesta hora difícil.

UNITINS

A Direção da Universidade Estadual do Tocantins – Câmpus Araguatins lamenta profundamente a morte do Líder Quilombola Araguatinense, o Senhor Salvador Barros que faleceu nesta quinta-feira, 19, aos 81 anos, vítima de um câncer no fígado.

Cidadão de conduta ilibada que dedicou sua vida as causas quilombola do município, sendo que seu principal legado foi o reconhecimento e titularidade da ilha quilombola São Vicente, por qual lutou intensamente, Deus conforte familiares e amigos por esta grande perda, que vai deixar uma lacuna no município de Araguatins.

 

NOTA DE PESAR FABIC

A FACMED/FABIC se manifesta seu pesar e sua solidariedade à família, aos amigos e aos admiradores do senhor Salvador Batista Barros, um dos líderes da Comunidade Quilombola da Ilha de São Vicente/Araguatins-TO, que faleceu na manhã de hoje, dia 19, aos 81 anos.

Empenhado na luta pelos direitos da comunidade quilombola da Ilha de São Vicente, em Araguatins, onde nasceu e viveu a vida inteira, Salvador Batista Barros, era um dos símbolos de luta da sua comunidade e morreu vítima de câncer no fígado, descoberto já em fase terminal nos últimos meses.

O Prof.º Me. Alírio Sérgio Mareco Batista é idealizador do Projeto Somos diferente? Em quê? Projeto que visa levar os acadêmicos a conhecerem a realidade de comunidades quilombolas e indígenas. “Esse é um dia de muita triste pra todos nós que tivemos a oportunidade de conhecer o Seu Salvador, a Comunidade Quilombola da Ilha de São Vicente, hoje perde parte da sua história… só nos resta agradecer a Deus a oportunidade que nos deu de ter conhecido tão grande homem.” Enfatiza o prof.º Alírio Sérgio.

 

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Wanderley do Cocalin é nomeado secretário de Esporte, Turismo, Cultura e Juventude

Publicado

em

O prefeito Aquiles da Areia (PP), nomeou nesta segunda, 1º, Wanderley Ribeiro da Silva, para exercer o Cargo Comissionado de secretário Municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Juventude. Conhecido popularmente como Wanderley do Cocalin é também suplente de vereador e teve 420 votos na eleição de 2020.

Junto com Cocalin para a Secretaria, Aquiles também nomeou como diretor de Turismo, Cultura e Juventude, José de Alencar Milhomem Carvalho Júnior.

Agora sobe para nove, o número de Secretarias Municipais já nomeadas por Aquiles, são elas:

Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Juventude – WANDERLEY RIBEIRO DA SILVA
Gabinete do Prefeito – FRANCISCO SILVA MARTINS
Secretaria Municipal de Infraestrutura – JESSÉ LIMA DA SILVA
Secretaria Municipal de Administração – WENDEL MIRANDA
Secretaria Municipal de Educação – ULISSEVÂNIA SALES DA SILVA
Secretaria Municipal de Saúde – SIMYDARKUIA ARAÚJO DA SILVA
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Habitação – IVONETE MONTEIRO
Serviço Municipal de Saneamento de Araguatins (SEMUSA) – RAFAEL DE ASSUNÇÃO OLIVEIRA
Fundo de Previdência dos Servidores de Araguatins (FUNPREV) – JACQUELINE ADRIANE MACÊDO COSTA

Restam serem preenchidas as seguintes pastas:

Secretaria Municipal de Governo e de Relações Institucionais
Secretaria Municipal de Finanças
Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Dupla com arma de fogo e celulares roubados é presa

Publicado

em

A Polícia Militar realizou na sexta, 26, a prisão de dois homens, 18 e 23 anos, e apreendeu uma arma de fogo de fabricação artesanal que estava de posse da dupla, também acusados de praticarem roubo de aparelhos celulares de duas pessoas, ambas de 47 anos na cidade de Buriti do Tocantins, no Bico do Papagaio.

Militares  dos destacamentos de Buriti e Esperantina, pertencentes ao 9º Batalhão da Polícia Militar (9º BPM), intensificaram diligências após serem comunicados do roubo praticado pelos criminosos. E acabaram prendendo a dupla, onde além da arma, a PM também apreendeu, dois aparelhos celulares e uma motocicleta CG 160, usada no roubo.

Os autores juntamente com os objetos apreendidos foram apresentados na Central de Flagrantes para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Presidiário que pegou “Saidão do Dia das Criança” e não retornou é preso curtindo em bar

Publicado

em

Na noite de sábado, 27, no Bairro Boa Vista, na cidade de Augustinópolis, no Bico do Papagaio, um homem de 35 anos, que não teve seu nome revelado, foi abordado pela guarnição da Polícia Militar e não apresentou os documentos alegando que havia perdido os registros e ainda forneceu nome falso aos policiais.

Diante consulta ao banco de dados, a PM constatou que o autor se tratava de um foragido do sistema prisional de São Luís, no estado do Maranhão, onde cumpria pena por homicídio e roubo.

De acordo com informações obtidas, entre elas, cópia da decisão judicial determinando a prisão, o indivíduo havia sido beneficiado com uma saída temporária do Dia das Crianças em outubro de 2020, mas não retornou.

Ele foi levado para a Central de Flagrantes.

Continue lendo
publicidade Bronze