Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Nesta quinta-feira começa a 3ª edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico

Publicado

em

A 3ª edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins será realizado na cidade de Araguatins, nos dias 19 e 20 de outubro, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A abertura oficial do Fórum acontece nesta quinta-feira, 19, às 8h, sendo que a programação prossegue até às 18h15. Já na sexta-feira, 20, as atividades se iniciarão às 8h, com enceramento oficial às 17h.

O Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins tem como objetivo criar um ambiente de diálogo entre Estado e agentes capazes de desenvolver medidas viáveis ao desenvolvimento econômico regional. O evento é uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), em parceria com Agência de Fomento do Tocantins, Banco do Empreendedor, Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), e apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE).

Durante os dois dias de programação, o evento abordará os desafios e oportunidades para fortalecer a economia dos municípios do Tocantins com gestores municipais, autoridades, representantes de classes, empresários e empreendedores da região do extremo norte do Estado.

O Fórum de Araguatins debaterá temas que envolvem os desafios enfrentados para uma gestão eficiente como práticas da vivência administrativa, a captação de recursos e de oportunidades de negócios para as cadeias produtivas da piscicultura, Avicultura, leite e derivados e extrativismo. O evento envolverá palestras, reuniões técnicas, painéis e workshops.

O encontro reunirá representantes de 26 municípios da região do extremo norte do Tocantins. Ainda outras edições do fórum serão realizadas em Dianópolis e Araguaína.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até a data do Fórum, pela internet, no link https://goo.gl/iaQjBL. Ainda, quem optar pode se credenciar no local do evento.

Parceiros

São parceiros desta edição: Federação da Indústria do Estado do Tocantins (Fieto), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), Federação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual do Tocantins (Femicro), Federação das Associações Comerciais e industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins (Sescoop), prefeitura municipal de Araguatins; Associação Comercial do município; Instituto Federal do Tocantins (IFTO); e Sistema Nacional de Empregos (Sine).

Programação

Dia 19 de outubro

8h – Credenciamento/ acolhimento
8h50 – Abertura oficial
9h25 – Palestra: “A inteligência emocional – a arte gerar resultados”
10h25 – Painel de Diálogos “ Desafios e oportunidades para fortalecer a economia do Tocantins”
13h – Painel de especialistas I – “Oportunidades de Negócios para as cadeias produtivas da Piscicultura da Avicultura.
14h25 – Mesa Redonda de Acesso a crédito e Incentivos Fiscais – Possibilidades para APL identificadas
15h20 – Workshops Simultâneos – Diálogos para o Desenvolvimento – 1º Encontro de Desenvolvimento Econômico com os prefeitos e vice prefeitos da região do Bico.
Workshop: Cenários e Oportunidade para o Desenvolvimento Regional. 1º Encontro dos responsáveis municipais de desenvolvimento econômico da região do Bico
Workshop: A gestão Cultural e Economia Criativa. 1º Encontro dos responsáveis municipais de Cultura
Workshop: 2017 – O ano do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento do Tocantins. 1º Encontro dos responsáveis de Turismo
Workshop: inovação e tecnologia. 1º Encontro dos responsáveis municipais de Ciência e Tecnologia
Workshop: Ações e Investimentos
Workshop: Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável
Workshop: Simplifica Tocantins
18h15 – Encerramento

Dia 20 de outubro
8h – Credenciamento
8h40 – Palestra: ““Captação de recursos via convênios e emendas parlamentares federal e estadual e outras fontes”.
9h30 – Painel de especialistas II – Oportunidades de negócios para as cadeias produtivas do leite e derivados e do extrativismo.
11h – Prefeitura em Ação. Cases de Sucesso.
13h – Talk Show: “Tocantins na Rota do Desenvolvimento Econômico do Brasil e do Mundo”.
14h – Palestra Magna: “A Inovação que gera mudanças e liderança criativa do século XXI”
15h –Momento Oficial com autoridades.
17h – Encerramento oficial.

(Wladimir Machado/Foto: 3F Drone)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: BRK Ambiental inicia obra de expansão do sistema de esgoto

Publicado

em

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, iniciou as obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário de Tocantinópolis, município localizado na região norte do estado. 

Nesta primeira etapa, serão construídos cerca de 17 mil metros de novas tubulações, que irão beneficiar diretamente mais de 970 famílias dos setores Alto da Boa Vista I, II e III, garantindo o acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto. A previsão é que as obras sejam concluídas em setembro deste ano. 

De acordo com o engenheiro da concessionária, Igor Marinho, os benefícios da expansão do saneamento na região serão imediatos. “A chegada do saneamento em novas áreas transforma para melhor a vida das pessoas, garantindo mais saúde, educação, empregabilidade, além de colaborar com a preservação do meio ambiente”, explica. 

São mais de 15 milhões de brasileiros que tiveram suas vidas impactadas pelos serviços de água e esgoto de qualidade oferecidos pela BRK Ambiental em diversas regiões do Brasil. Durante as obras em Tocantinópolis, algumas ruas e avenidas precisarão ser interditadas, para a segurança dos trabalhadores e dos pedestres. 

Confira o cronograma completo: 

Segunda-feira (01) 

Rua Minas Gerais entre as ruas 21 de Abril e Rio Branco 

Rua Amazonas entre as ruas Araguaia e Imperatriz 

Rua 05 

Terça-feira (02) 

Rua Minas Gerais entre a Av. A e rua Rio Branco 

Av. Rio de Janeiro entre a Rua Rio Branco e Av. A 

Rua 05 

Quarta-feira (03) 

Rua Minas Gerais entre Av. A e Rua Imperatriz 

Av. Rio de Janeiro entre Av. A e Rua Imperatriz 

Rua 05 

Quinta-feira (04) 

Rua Minas Gerais entre Av. A e Rua Imperatriz 

Av. Rio de Janeiro entre Rua Araguaia e Rua Imperatriz 

Rua Rio Branco entre Rua Nova e Rua Bela Vista 

Sexta-feira (05) 

Rua Minas Gerais entre Rua Araguaia e Rua Imperatriz 

Rua Tocantins entre Trav. Araguaia e Rua Filadélfia 

Rua Rio Branco entre Rua Nova e Rua Bela Vista 

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Aquiles e Elizabete recorrem ao TRE sobre decisão que reprovou contas de campanha

Publicado

em

A defesa do prefeito Aquiles da Areia (PP) e da vice Professora Elizabete (PSD), após terem recurso negado que pedia em primeira instância, a reforma da decisão que reprovou a prestação de contas de campanha eleitoral de 2020, agora agravaram a decisão por meio de Recurso Eleitoral, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta terça, dia 2.

Aquiles e Elizabete tiveram suas contas de campanhas reprovadas por irregularidades principalmente na aplicação de recursos do Fundo Eleitoral de Financiamento de Campanha (FEFC), que é um fundo público destinado ao financiamento de campanhas eleitorais de candidatos políticos.

A Justiça também determinou que Aquiles e Elizabete, devolvam ao Tesouro Nacional R$ 78.305,00 (Setenta e Oito Mil Trezentos e Cinco Reais) e paguem multa eleitoral no valor de R$ 56.432,21.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Procon suspende atendimento presencial em Araguatins e Tocantinópolis

Publicado

em

As unidades do Procon no Bico do Papagaio, sediadas em Araguatins e Tocantinópolis, bem como nas demais pelo restante do Tocantins informa que, após reunião com toda equipe do órgão, para discutir medidas de prevenção e evitar a disseminação da Covid-19, decidiu suspender os atendimentos presenciais, a partir desta terça-feira, 2, pelo prazo de 15 dias, mas caso necessário, o prazo poderá ser prorrogado.

Além dos atendimentos presenciais, estão suspensas as audiências de conciliação e os prazos processuais. O superintendente do órgão de defesa do consumidor, Walter Viana, destaca que, a medida foi adotada após o número de casos confirmados aumentarem em todo Estado e também por alguns servidores, que testarem positivos. “O Procon desde o início da pandemia tem reforçado todos os protocolos de saúde no combate ao novo Coronavírus. E neste momento, temos como prioridade zelar pela saúde e vida dos servidores, consumidores, fornecedores e público externo”, afirma Viana.

Os atendimentos e as audiências já agendadas, serão remarcados e informados aos consumidores. É válido lembrar que os núcleos estão fechados, porém o consumidor tem como fazer formalizar sua reclamação no site do Procon Tocantins, http://www.procon.to.gov.br.

Continue lendo
publicidade Bronze