Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: PM e SSP criam Conselho de Segurança

Publicado

em

Por meio do 9º Batalhão da PM, a Polícia Militar realizou neste final de semana mais um Curso de Agente Comunitário de Segurança no estado do Tocantins. Araguatins foi beneficiada com a 33ª edição.

Na sede do 9º Batalhão, através da Assessoria de Polícia Comunitária, representada pelo seu assessor, capitão Thiago Monteiro Martins, o evento teve início às 19h e foi até às 22h de sexta-feira, 20. Contou com a presença do comandante da Unidade, major Valdeonne Dias da Silva acompanhado do subcomandante do Batalhão, capitão Frank Cinatra de Sousa Melo e demais militares. No sábado, 21, o curso se deu das 08h às 12h, no auditório do quartel.

Totalmente gratuito, mais de 70 pessoas marcaram presença e contou com autoridades eclesiásticas e diversos órgãos, entre eles, ministério público, prefeitura municipal, SEBRAE, associação comercial, demais empresários e membros da comunidade local.

De acordo com a Assessoria de Polícia Comunitária da SSP/TO a finalidade do curso de Agente Comunitário de Segurança foi em promover a criação do Conselho Comunitário de Segurança em Araguatins (CONSEG), com a participação da comunidade.

O curso seguiu com as temáticas: Funções Constitucionais das Polícias; Reconhecendo Situações de Risco e Mobilização Comunitária e Rede Comunitária de Segurança. Além do capitão Monteiro e agentes da Polícia Civil, policiais militares do 9º BPM tiveram participação como docentes na realização do curso. Em nome do Proerd, 1º tenente Vágner falou sobre prevenção ao uso de drogas ilícitas e o indevido uso das drogas lícitas. Tenente Auricélio sobre situações de risco, incluindo roubo, furto e demais crimes.

No sábado, o encerramento do curso se deu com a criação provisória do Conselho Comunitário de Segurança em Araguatins onde foram escolhidas seis pessoas da comunidade para comporem a diretoria: presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretário e ainda 1º e 2º tesoureiro. Como membros natos do CONSEG foram escolhidos dois policiais, um da Polícia Militar e outro da Policia Civil. Ao final, os concluintes receberam certificado de participação emitido pela Secretaria da Segurança Pública.

O CONSEG é uma entidade sem fins lucrativos, de adesão voluntária e que se reúne normalmente uma vez por mês ou em ocasiões especiais, quando necessário. Além de discutir estratégias para o enfrentamento dos problemas de segurança pública da comunidade, a organização atua também no desenvolvendo projetos educativos, sociais, culturais, esportivos e ambientais, sejam eles de iniciativa própria (do CONSEG) ou em parceria com antes públicos e privados.

A previsão é que mais duas cidades da região, Augustinópolis e Axixá sejam comtempladas ainda este ano com a criação do CONSEG. (Ascom 9 BPM)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Moradores reclamam de falta de iluminação pública em bairros

Publicado

em

A falta de iluminação em alguns bairros da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, tem provocado reclamação. De acordo com moradores ouvidos nos bairros Conjunto Vitória e também em pontos da Nova Araguatins, a situação tem causado insegurança.

Eles também reclamam que já pediram por diversas vezes, para que a Prefeitura faça a manutenção do serviço, mas tem sido ignorados.

“O prefeito tem de entender que não adianta colocar luminária bonita em ruas do centro, e deixar os bairros dessa maneira. Ele tem de ter consciência da necessidade e parar de ficar empurrando as coisas sem resolver ou dar resposta”, disse a moradora Maria Rosana.

Já o pedreiro Moisés Amorim, considera que o descaso da Prefeitura prejudica a segurança dos bairros. “A iluminação é importante demais, pois nos dá segurança, tanto para nós que moramos aqui, quanto para quem passa por aqui. Pedimos que o prefeito Aquiles olhe com mais carinho e mais atenção”, afirmou.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Redação do vestibular do IFTO será dia 5 de dezembro, domingo

Publicado

em

No próximo domingo, 5 dezembro, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizará a prova de redação do Vestibular Unificado, das 9h às 11h (horário local), com abertura dos portões às 8h e fechamento às 8h50. O candidato que chegar ao local de prova após o fechamento dos portões não poderá entrar sob nenhuma justificativa, ficando automaticamente eliminado.

Para a realização das provas, o candidato deve estar munido de documento original de identificação com foto, máscara, frasco individual de álcool em gel e caneta esferográfica de tinta PRETA fabricada em material transparente. Todo material para a resolução da prova é de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato.

A Prova de Redação em Língua Portuguesa, de caráter eliminatório, deverá ser feita à mão, com letra legível. Não será permitida a entrada do candidato: a) que se apresentar após o fechamento dos portões; b) que estiver sem máscara; c) que apresentar temperatura corpórea acima de 36,5 °C.

 
Somente os candidatos inscritos para as vagas nos cursos de nível superior farão a prova de redação, uma vez que a seleção dos candidatos aos cursos de nível médio consistirá apenas em análise curricular. Já para os cursos de nível superior, a seleção conta com análise curricular e prova de redação presencial. Após a análise do histórico escolar para os candidatos aos cursos técnicos e a análise do histórico escolar e da prova de redação para os candidatos aos cursos de graduação, serão convocados o número de candidatos 7 (sete) vezes o número de vagas de cada modalidade para a entrega de documentos que comprovem a adequação do candidato às modalidades de reserva de vagas e ações afirmativas.  

Confira mais informações no: seja.ifto.edu.br

Unidade de Araguatins

Na unidade Araguatins são ofertadas vagas para os cursos técnicos em Agropecuária e Redes de Computadores integrados ao Ensino Médio, Subsequente em Agropecuária, Engenharia Agronômica, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação.  

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Município está entre os 8 piores em vacinação no Tocantins

Publicado

em

A vacinação Covid no município de Araguatins, principal do Bico do Papagaio, segue a “passos de tartaruga”. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), apenas 33,84% dos araguatinenses já estão completamente imunizados com a 2ª dose ou dose única.

Para se fazer uma comparação, a média geral de vacinação em todo o Tocantins com 2ª Dose + Dose Única é de 50,03%. No Brasil, esse número é de 62,44%.

Araguatins desde o início da pandemia, acumula 74 mortos pela doença e 2,728 contaminados, segundo o Boletim Epidemiológico da SESAU.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze