Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Policiais do 9º BPM e 5ª CIPM recebem instrução para manuseio de novo armamento

Publicado

em

A Polícia Militar iniciou na manhã desta quinta-feira, 27, o curso de instruções de tiro para policiais militares pertencentes ao 9º Batalhão da PM (9º BPM) e 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM) em Tocantinópolis, Norte do Estado. O curso beneficia sete policiais militares, sendo cinco da unidade anfitriã e dois policiais militares da 5ª CIPM.

A instrução se destina ao uso, manutenção e manejo das pistolas Glock, G22/Gen5 e G23/Gen4, calibre .40 e fuzil Imbel calibre 5,56. As instruções teóricas acontecem no auditório do quartel do 9º BPM e as aulas práticas em um estande de tiro da cidade de Araguatins. O curso com 16 horas/aulas, será realizado em dois dias, com encerramento na sexta-feira, 28.


O curso contempla policiais militares do serviço operacional e administrativo do 9º BPM com a finalidade de proporcionar o correto conhecimento e capacitação no uso, manejo e manutenção das novas armas de porte adquiridas pela Polícia Militar do Estado do Tocantins.

A instrução que visa habilitar e prover conhecimentos técnicos no uso, manuseio e manutenção das novas pistolas é em consonância com a nota de instrução elaborada pela Seção de Planejamento, Instrução e Pesquisa do 9º BPM, a P/3, assinada pelo comandante do 9º Batalhão, major José Mário Carvalho Lemos Filho Wisbeck. A nota versa sobre a Instrução Tática Individual (ITI), o armamento, equipamento e tiro policial.

Para as aulas de instrução teórica, o curso possui uma estrutura curricular com conceitos, desmontagem completa, montagem, limpeza e manutenção, troca e intercambiabilidade de peças. A supervisão do curso é por conta do subcomandante do 9º BPM, major Cleyton Alen Rêgo Costa, o qual deu as boas vindas aos participantes do curso em nome do comandante, major Lemos Filho.

Os instrutores responsáveis pela ministração são do próprio 9º Batalhão. A equipe é composta pelo subtenente Edmar Silva Miranda e pelo cabo Leonardo Alves da Silva Guedes. A Instrução Tática Individual é por conta da equipe de Força Tática da Unidade.

“Cada policial militar que passar pelo treinamento ampliará seu leque de conhecimento e capacitação a fim de utilizar com segurança o referido armamento, fazendo com que a Polícia Militar e a sociedade ganhem em virtude da aplicação da instrução voltada especialmente aos princípios de direitos humanos”, destacou o comandante da Unidade, major Lemos Filho.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Prefeitura proíbe circulação de veículos pesados em vias da cidade

Publicado

em

A partir desta segunda-feira, 29, está proibido na cidade de Axixá, no Bico do Papagaio, o tráfego de veículos com Peso Bruto Total (PBT) superior a dez toneladas, por toda a extensão da Avenida Elza Legal e das Ruas São José e 13 de Maio, independentemente do tipo de veículo, ficando orientado que o mesmo deverá ser feito nas vias transversais ou adjacentes.

A Prefeitura Municipal informou que a medida, visa diminuir os danos ao patrimônio público e prejuízos financeiros, dificuldades de locomoção e de prestação emergencial de socorro, e ainda, risco aos pedestres na travessia das ruas, que tem sido provocada pelo trânsito de veículo com grande peso.

Quem infringir o Decreto serão autuados em conformidade com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANANÁS: Posto do DETRAN e Núcleo de Identificação são inaugurados

Publicado

em

Como parte da política de descentralização dos serviços público da esfera estadual, o governador do Estado do Tocantins em exercício, Wanderlei Barbosa, entregou à população de Ananás, no Bico do Papagaio, neste sábado, 27, o Posto de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e o Núcleo de Identificação Civil. A iniciativa visa facilitar o acesso da população aos serviços prestados pelos respectivos órgãos.

As unidades representam  uma antiga demanda reclamada pela população e vai atender ainda os moradores de cidades circunvizinhas como Cachoeirinha, Angico, Riachinho, que somam de mais de 20 mil habitantes.

A expectativa da gestão ao implantar o posto do DETRAN na cidade é melhorar o atendimento à população tocantinense, facilitando o acesso e ampliando a disponibilização dos serviços relacionados ao órgão estadual de trânsito na região. Essa é a trigésima quarta unidade do Detran no Estado.


Quanto aos núcleos de Identificação, o Tocantins passa a contar com 79 unidades de atendimento para emissão de 1ª e 2ª via de Carteira de Identidade. Os serviços são coordenados pela Superintendência de Polícia Científica, por meio do Instituto de Identificação, instituições ligadas à Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Ao defender a política de descentralização dos serviços públicos, em prática na sua gestão, o governador Wanderlei Barbosa explicou que o Tocantins não para e que ao interiorizar os serviços com a implantação da representação dos órgãos em cidades polos vai proporcionar cidadania e facilitar a vida dos usuários que necessitam dos serviços dos órgãos estaduais.

“Descentralizar os serviços para aproximar das pessoas é um ato de cidadania e uma missão de Governo. Já fazíamos esse trabalho e agora estamos aperfeiçoando para prestar um serviço melhor aos tocantinenses. As parcerias são fundamentais e tenho falado aos prefeitos que faremos um trabalho confiando na capacidade administrativa de cada um, porque estabelecer parceria é confiar nos prefeitos e nas suas capacidades de gestão”, frisou o governador.

Para o prefeito de Ananás, Valdemar Batista Nepomoceno, a implantação dos dois órgãos foi importante é constitui um sonho realizado não só para Ananás, mas para todas as cidades circunvizinhas. “São mais de 25 mil pessoas que estão sendo beneficiadas. Quantas vezes os usuários tiveram que se deslocar a outros centros com todas as dificuldades para realizar um serviço do Detran ou no Centro de Identificação! Agora esses serviços estão bem próximos, portanto, essas parcerias são importantes e demonstram a sensibilidade do governador Wanderlei ao estabelecer essa descentralização dos serviços”, frisou o prefeito.

O presidente do Detran, Paulo Roberto de Castro Nogueira, destacou que a descentralização dos serviços do órgão vai proporcionar satisfação à população. “Essa unidade que inauguramos é uma demonstração disso. Vai atender mais de 35 mil pessoas e o que queremos é prestar o melhor serviço possível. A nossa meta é levar esses serviços a todos os municípios tocantinenses”, disse.

O secretário de Segurança  Pública, Wlademir Costa, ressaltou que essa aproximação dos serviços do órgão da população é uma forma de proporcionar cidadania às pessoas. “Implantar esse Núcleo de Identificação vai permitir que as pessoas tenham acesso ao documento de identidade é garantir sua cidadania. É isso que o Governo do Tocantins está proporcionando às pessoas aqui da região”, pontuou o Secretario.

Inauguração

Ainda em Ananás o Governador Wanderlei Barbosa participou da inauguração da recuperação da estrada vicinal, bueiros e aterros que dão acesso aos Projeto de Assentamentos Antônio Alves Moreira, Luar do Sertão é Cacuri. As obras foram realizadas com recursos do Governo federal é do município de Ananás.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: “Quarteto da cachaça” promove perturbação, desacata policiais e vai finalizar patuscada na Delegacia

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na manhã de sexta-feira, 26, um equipamento de som no Bairro Siqueira Campos, na cidade de Axixá do Tocantins, norte do Estado, e realizou ainda a detenção de quatro pessoas, dois homens, 38 e 21 anos, uma mulher de 19 e um adolescente de 17 anos. O grupo desacatou a guarnição da PM, além de oferecer resistência ao ser flagrados perturbando o sossego alheio.

A guarnição da PM chegou ao local após o recebimento de denúncia via telefone 190, dando conta da perturbação do sossego alheio provocado por uma caixa de som que se encontrava ligada com volume excessivo. Os policiais militares constataram que os envolvidos ingeriam bebida alcoólica.  

A mulher de 19 anos, responsável pelo aparelho de som, ainda tentou esconder o aparelho em sua residência. Depois de ser orientada pela PM sobre o crime que praticava, acabou entregando o objeto aos policiais. 


Durante a ação, a mulher negou a apresentação dos documentos pessoais e começou a desacatar a guarnição da PM, mas acabou presa. 

Enquanto a mulher era conduzida para a viatura, os outros três envolvidos, incluindo o menor, e alguns populares interviram na ação da PM, na tentativa de impedir que a mulher fosse levada para a Delegacia. Outra viatura com reforço policial chegou ao local, e os indivíduos terminaram desacatando os policiais com palavras de baixo calão, sendo então contidos.

Os indivíduos foram informados da ilicitude da conduta praticada, e juntamente com o equipamento de som, foram entregues na Delegacia de Polícia para as devidas providências. 

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze