- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 07 / setembro / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Representantes da APAE e Educação participam do 1° Capacita APAE Brasil

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Educação e a APAE Araguatins participaram nos dias 14 e 15 de setembro do evento “1° CAPACITA APAE BRASIL e Encontro das APAES do Tocantins”.

A formação aconteceu no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp-Ulbra) e contou com a presença de várias autoridades, como José Turozi, presidente da APAE Brasil. Do município de Araguatins participaram a secretária de educação Ulissevânia Sales, as professoras da APAE, Maria Selsa Vieira e Elizângela Pereira Assunção, o presidente da APAE Araguatins, Idevaldo dos Santos Pimentel – o empresário Pimentel – e o autodefensor Luan Dauton Pinheiro de Andrade, que é estudante da APAE Araguatins.

A professora Elizângela explicou que o jovem tem espaço para sugestões e ideias, sempre em busca dos seus direitos, e tem o papel de representar os demais alunos. “Os autodefensores têm lugar e voz em todas as assembleias e reuniões da diretoria de cada APAE”, disse a professora.

Na quinta-feira (14) a equipe assistiu palestras sobre o histórico, estrutura organizacional e o papel da rede APAE – nacional, estadual, local – e sobre a política de atenção integral e integrada da Rede APAE. Ao longo dos dois dias as discussões envolveram assuntos relacionados à Política Educacional e de Assistência Social, Política de Saúde, inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho, Autodefensoria, entre outros.

“A capacitação foi de suma importância para nós. Para implementarmos os saberes através de um melhor conhecimento das deficiências existentes que a cada dia vão trazendo novas demandas para a instituição e para os profissionais”, afirmou a professora Elizângela Pereira Assunção.

A secretária Ulissevânia Sales disse que a participação da equipe da APAE está sendo valiosa para todo o município.

“Esses aprendizados adquiridos vão além das salas de aula da APAE. Toda a sociedade deve estar ciente da importância da inclusão das pessoas com algum tipo de deficiência. Essa é uma discussão que precisa estar em todos os espaços. Participei dos primeiros momentos do evento e valeu muito a pena. É muito bom saber que nossa equipe está nesse espaço de capacitação e contando com a participação do estudante Luan, nosso autodefensor, que está respresentando seus colegas”, disse a secretária. (Ascom)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias