- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 07 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Tratamento de resíduos será novidade na Praia da Ponta

Mais Lidas

A instalação de Estações de Tratamento de Efluentes e o desenvolvimento econômico sustentável na Praia da Ponta em Araguatins são decisões importantes já tomadas pela Agência de Desenvolvimento Turístico (ADTUR) em parceria com a Prefeitura Municipal. Os dois órgãos já estão em tratativas para a captação de recursos com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); Companhia de Saneamento do Tocantins (SANEATINS) e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), para que a ADTUR adquira os equipamentos para as estações e faça a doação ao município, através de Termo de Convênio, passando aos mesmos as responsabilidades pela guarda e manutenção do material.

Além da Praia da Ponta em Araguatins outras cinco praias nas cidades de Araguanã, Peixe, Caseara, Araguacema e Pedro Afonso receberam o projeto.

O servidor da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), André Souza, explicou que o Órgão tem a palavra final na regularização e fiscalização dominial dos recursos hídricos federais, estando as praias submetidas à sua liberação, item obrigatório para o funcionamento das estruturas.

A atuação da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins foi destacada pelo sub-comandante, Luiz Alberto da Silva, que trouxe ao conhecimento dos presentes o Plano de Ordenamento Costeiro, com legislação que regula procedimentos de segurança de transportes dos banhistas nos barcos e prática de esportes náuticos.

O apoio das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros é imprescindível na Temporada de Praias e ficou evidenciado nas sugestões que os órgãos trouxeram para acrescentar ao projeto, priorizando o policiamento preventivo e ostensivo e a logística médica (enfermeiros) para operações de primeiros socorros e salvamento.

Um dos parceiros constantes nas Temporadas de Praias, o SEBRAE adiantou a decisão de aportar recursos e consultorias, como disse Magvan Botelho. “Temos interesse em participar deste Projeto que prioriza a gestão e o empreendedorismo através da capacitação”.

Entre as próximas ações previstas para o Projeto, está a realização de um workshop em Araguatins para que se multipliquem as propostas junto às instituições de ensino, entidades e associações prestadoras de serviço turístico.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

1 Comentário

  1. Acho bom que se começem a organizar a temporada de praias. Os barqueiros tomam conta do cais de tal forma que pessoas de fora nao conseguem aportar seus barcos! Eles “delimitam” os locais que eles querem de tal forma que nao sobra muito pros demais como se fossem donos do local
    Para descer na praia eles dizem onde ELES querem que desçam as pessoas, enfim…..tratam muito mal os turistas….muitos amigos nossos ja reclamaram do tratamento dos barqueiros e acredito que uma organização e cursos de como tratar bem seus clientes ajudaria muito tanto a eles como a quem vem de fora. turismo é uma grande fonte de renda, se bem administrado.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias