Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Conselho Estadual de Educação visita câmpus da UNITINS para avaliar abertura do curso de Medicina

Publicado

em

O processo de implantação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) no câmpus Augustinópolis passa pela fase final. Os membros da Comissão de Avaliação, instituída pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) para analisar o processo e emitir o parecer oficial de autorização para a abertura do curso, visitaram na última sexta-feira, 18, a estrutura do câmpus e as unidades de saúde da cidade.

Foram vistoriadas salas de aula, setores administrativos, laboratórios, biblioteca, auditório e equipamentos tecnológicos adquiridos pela Unitins para atender o curso, como a Plataforma Multidisciplinar 3D e o boneco de simulação de doenças cardiopulmonares.

A Comissão de Avaliação designada pelo CEE é composta por Josiel Gomes do Santos, como presidente; bem como por Tibério Miranda Costa, Emerson Azevedo Soares e Gislane Neres Gomes como conselheiros.

Projeto Pedagógico

Além dos investimentos já realizados em estrutura física e laboratorial para o curso de Medicina, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi pensado para atender às necessidades do profissional a ser formado e da comunidade, como afirma o médico e presidente da comissão responsável pela implantação do curso de Medicina da Unitins, Valdir Odorizzi.

“O maior objetivo na construção desse PPC foi contextualizá-lo com a realidade da região. Pudemos estabelecer alguns diferenciais no curso, como o ensino de inglês instrumental como disciplina obrigatória da grade curricular, a disciplina de fitoterapia e, claro, todo o ensino em união com os equipamentos de tecnologia que facilitam teoria e prática”, destacou Valdir Odorizzi.

Estruturação

A diretora do câmpus de Augustinópolis, Gisele Padilha, que acompanha todo o processo de estruturação do curso, ressaltou que a Unitins já vem se estruturando e melhorando ao longo dos anos. “A Unitins cresceu muito ao longo dos anos e se consolidou como uma instituição de referência na oferta de ensino superior gratuito e de qualidade. Podemos perceber a evolução nos indicadores institucionais, a qualidade do ensino e a melhoria das instalações físicas do campus”, enfatizou.

Expectativa

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destacou que as expectativas para a abertura do curso de Medicina são altas. “O governador Mauro Carlesse é o primeiro apoiador desse projeto, um entusiasta do ensino superior. Ele nos dá todo apoio na articulação necessária com os parlamentares para destinação de emendas e recursos do tesouro para que o curso de Medicina da Unitins seja um marco do desenvolvimento no Bico do Papagaio”, apontou.

O reitor Augusto Rezende acredita que o curso pode ser referência na Região Norte do país. “Nós sabemos do poder transformador da Educação e é nossa missão oportunizar o ensino superior público ao maior número possível de tocantinenses, sempre primando pela qualidade. Nós sabemos das exigências e de quão criterioso é um processo dessa envergadura, mas cumprimos todos os requisitos exigidos pelo Conselho para a abertura do curso”, pontuou, demonstrando otimismo quanto ao parecer a ser emitido pelo CEE.

Parecer

O parecer do CEE ainda não tem data para ser finalizado e deliberado. Entretanto, essa é uma das últimas etapas no processo de implantação do curso, sendo que, a partir da autorização do CEE, a Unitins poderá realizar o vestibular para a primeira turma.

No dia 10 de junho, a Universidade recebeu o parecer favorável com a devida aprovação do Conselho Estadual de Saúde (CES) para a abertura do curso.

Investimento

Os investimentos para a implantação do curso são de mais de R$ 3 milhões, sendo oriundos de recursos do Governo do Tocantins e de emendas parlamentares dos deputados estaduais Eduardo Siqueira Campos, Fabion Gomes, Amélio Cayres, Jair Farias, Ricardo Ayres e Olyntho Neto. (Andreia Fernandes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira a lista de aprovados para Brigada de Incêndios Florestais

Publicado

em

Os interessados em fazer parte da Brigada de Combate a Incêndios Florestais fizeram Teste de Aptidão Física (TAF) nesta segunda-feira, 26, por meio da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), em Araguatins. Eram 10 vagas e quem se candidatou precisou suar a camisa, literalmente, para conquistar uma das matrículas no Curso de Formação, que terá início nesta quinta-feira, 29.

Para garantir vaga no Curso de Formação de Brigadistas, os candidatos tiveram que percorrer 2,4 mil metros, com 24 kg (uma bomba costal cheia), com o tempo abaixo de 30 minutos.

Prova 

Quem fez o teste prático pela primeira vez, brigando por uma vaga na Brigada, viu o quanto é difícil andar rápido com a bomba costal cheia. O TAF teve apenas esse exercício como forma de classificação e eliminação dos candidatos. Para tanto, 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros levou em conta as questões de segurança contra a Covid-19.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Wiston Gomes é convidado por Irajá e Tabocão para se filiar no PSD

Publicado

em

Neste final de semana, entre as intensas movimentações na residência do pré-candidato a governador, Edison Tabocão (PSD), que teve a presença dos senadores Irajá Abreu (PSD) e Kátia Abreu (PP), prefeitos, vereadores e líderes, o suplente de deputado estadual, Wiston Gomes, atualmente no PRTB, foi convidado por Irajá e Tabocão, a se filiar no PSD.

Wiston tem atuado nos bastidores com outros líderes de diversas regiões do estado, para formar uma “chapinha” composta apenas por pré-candidatos sem mandato, buscando equilibrar a disputa, porém, paralelo a isso, o convite de Tabocão pesa, pois Wiston tem apoio do empresário apalavrado desde a eleição municipal de 2020. Com o crescimento de Tabocão dentro do PSD, o empresário precisa ter nomes ligados diretamente a ele, dentro do PSD e não em outras legendas e Wiston seria um deles.


No primeiro semestre, o nome da vice-prefeita, Professora Elizabete, estava na lista de pré-candidatos do PSD, fato que também reforçaria o nome de Tabocão no contexto político. A informação foi publicada aqui no webjornal Folha do Bico, e imediatamente negada pela vice-prefeita. A negativa provocou enfraquecimento dela, junto a cúpula da legenda, que trabalha para fortalecer o partido, ainda mais agora, com um nome oficialmente colocado no cenário, como pré-candidato a governador. A nota divulgada pela vice-prefeita, deixou claro que da parte dela, não havia nenhum compromisso com a legenda. Aquiles percebeu a brecha, e sugeriu o nome do ex-prefeito José Guilherme, que já filiou e será o nome do prefeito, para reforçar o PSD.

Wiston Gomes ainda não se manifestou se aceitará ou não o convite de filiação.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Vacinação Covid para 30 anos começa nesta segunda, 26

Publicado

em

Começou nesta segunda, 26, a vacinação Covid para o público geral, a partir dos 30 anos, no município de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio.

O horário de vacinação é até às 13h, nas Unidades Básicas de Saúde.

É importante levar o cartão SUS, cartão de vacinação e CPF.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze