Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Diretores discutem ampliação do PRONATEC

Publicado

em

Diretores de escolas e diretorias regionais de ensino do Bico do Papagaio se reuniram com a senadora Kátia Abreu para discutirem as metas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) em Augustinópolis. O encontro iniciou com uma palestra do presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico (ADTUR), Ommar Hennemann e com apresentações artísticas dos alunos do PRONATEC do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, que fizeram esquetes teatrais, declamação de poesia e uma paródia para agradecer à senadora Kátia Abreu pela oportunidade do ensino técnico gratuito.

A senadora Kátia Abreu falou aos diretores de escolas e diretorias regionais de ensino de Tocantinópolis e Araguatins sobre a meta de atender dois mil alunos no Bico do Papagaio. “Quando conseguimos trazer o Pronatec para o Sistema Senar, eu não fugi do desafio e das 25 mil vagas para o Brasil, formamos o maior número de alunos, 5 mil alunos no Tocantins  ano passado e vamos formar 8 mil alunos este ano com o apoio e esforço de vocês.” A senadora também apresentou o mercado de trabalho onde esses jovens trabalharão. “Com os programas Travessia Leite, Travessia Bico, os investimentos em logística com a implantação da Hidrovia Tocantins e conclusão da Ferrovia Norte-Sul, nossos jovens terão mercado para trabalhar com uma boa remuneração.”

O objetivo do programa Travessia Bico é levar desenvolvimento a ponto de retirar a região do Bico do Papagaio do programa Território da Cidadania do Governo Federal, investindo em quatro mil pequenos e médios produtores rurais, com assistência técnica que os levará a descobrir a sua vocação através do programa Negócio Certo. “Vamos investir nos produtores rurais até que eles alcancem a sua independência.”

A diretora regional de gestão e formação de Araguatins, Ulissevania Sales da Silva ressaltou que o desafio é grande, mas a importância para a região é maior. “Eu fui aluna de escola rural e sei da importância da educação para quem mora no campo. Aqui no Bico, estávamos esquecidos e hoje temos oportunidades.”

Ainda pela manhã, os alunos do PRONATEC aproveitaram a oportunidade para mostrar para a senadora Kátia Abreu que estão colocando seus conhecimentos em prática na horta orgânica do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza. Kátia Abreu ressaltou a importância do ensino técnico. “Nossos alunos ao sair da escola, com a cabeça cheia de ideias, já poderão cuidar das propriedades rurais dos seus pais ou conseguir emprego em uma propriedade próxima. Vamos investir muito na pecuária de leite, piscicultura e apicultura, esses jovens serão de fundamental importância para que tenhamos sucesso.”

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.

Bico do Papagaio

ANANÁS: Com registro de novo óbito, município é o 3º do Bico em mortes por Covid-19

Publicado

em

Foi confirmada nesta quarta, 20, a 17ª morte por Covid-19, no município de Ananás, no Bico do Papagaio. As informações estão no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.

A vítima é um homem de 78 anos, com hipertensão e faleceu na segunda, dia 18, no Hospital de Ananás.

O município é o terceiro em número de mortos pela doença, atrás de Araguatins com 31 óbitos e Tocantinópolis com 24.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quarta, 20

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Mercado Municipal e Feira Coberta passarão por reforma

Publicado

em

O Mercado Municipal Antônio Alves de Sousa e a Feira Coberta do Município Antônio Goiano de Lucena passarão por reformas e adequações na estrutura para melhor atender às necessidades da comunidade local.

As melhorias vão priorizar medidas sanitárias e de saúde pública. A ideia é que as obras ofereçam otimização do local, proporcionando maior segurança para atender aos moradores, turistas e profissionais locais.

Continue lendo
publicidade Bronze