- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 26 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

BREJO GRANDE: Três nomes tentam se opor à Geraldo Bila

Mais Lidas

Mergulhado em problemas de toda natureza que vão desde administrativo, de saúde pública, servidores e problemas eleitorais, o município de Brejo Grande do Araguaia, com 7.317 habitantes, tenta se levantar em meio a uma região rica, mas de povo pobre.

Como Araguatins, Brejo Grande do Araguaia teve suas origens no município de São João do Araguaia, na década de 1950, com o início da exploração de terras situadas às margens do Rio Araguaia.

O primeiro morador de Brejo Grande foi Raimundo Victor que chegou no local, no dia 25 de julho de 1958. Por volta de 1959, chegaram à localidade algumas pessoas vindas de Bela Vista, atualmente município de São Miguel, no Tocantins. Essas pessoas, que eram lideradas pelo Sr. Raimundo Negro, consolidaram a fundação de Brejo Grande.

Em 1960, outras famílias chegaram ao local, dando origem à rua principal, atual Avenida Goiás, à Rua Trizidela e à Rua Nova. Na metade da década de 1960, aumentou o fluxo de pessoas em Brejo Grande do Araguaia, atraídas pela descoberta do garimpo de Itamerim, localizado a 16 km da sede municipal. O processo de emancipação de Brejo Grande do Araguaia teve início na gestão do então prefeito de São João do Araguaia, Luis Carlos Lopes, através dos vereadores Agenor Miranda de Brito e Severino Gomes Pereira, residentes em Brejo Grande, que muito lutaram pela emancipação.

Em 10 de maio de 1988, através da Lei nº 5.448, Brejo Grande do Araguaia foi elevado à condição de Município. Sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1989, com a posse da prefeita Maria Alves dos Santos, eleita em 15 de novembro de 1988. O nome de Brejo Grande do Araguaia é em homenagem ao igarapé local, que possui águas frias e cristalinas e está em sua maior parte, numa brejaria.

O Município tem São Raimundo do Araguaia como seu principal distrito.

Atualmente Brejo Grande é administrada por Geraldo Bila (PMDB), que enfrenta dezenas de processos na Justiça, e está prefeito por meio de decisão judicial.

Correndo por fora, alguns pré-candidatos tentam se alavancar e cair nas graças do eleitor brejo-grandense, para ocupar a vaga de prefeito. Atualmente três nomes tentam se opor ao grupo do prefeito Geraldo Bila, que caso seja pego pela Lei do Ficha Limpa, deverá lançar em seu lugar o vereador Antônio Professor. Décio Lino (PDT), esposo da atual vice-prefeita; Ana Paula (PR), ex-vereadora por dois mandatos e Carlos Eduardo, o Carlão (PCdoB), atual suplente de vereador, são os três que tentam fazer frente ao grupo de Geraldo Bila.

Carlão (PCdoB) pré-candidato a prefeito de Brejo Grande

O pecuarista Carlão que atualmente ocupa a primeira suplência de vereador e assumiu o mandato por cinqüenta dias, enumerou à nossa reportagem uma série de problemas que ele considera primordiais para serem resolvidos no município. A falta de médicos é o principal deles. “Hoje temos apenas um médico na cidade, e assim mesmo está afastado por problemas de saúde, nosso povo tem de buscar socorro em Araguatins, Augustinópolis ou Marabá, se quiser escapar”, disse Carlão. Outro sério problema apontado pelo pré-candidato é a restauração das estradas vicinais, com prioridade a Vicinal 03, que liga a sede do município à região do Itamerim e a vicinal OP3 que tem algumas pontes quebradas. A falta de infraestrutura nas vicinais tem dificultado o transporte de alunos e escoamento da produção de leite.

Carlão salintou ainda que a efetiva implantação em uma Comarca em Brejo Grande é fundamental para trazer estabilidade a região. Atualmente o cidadão de Brejo Grande que necessita dos serviços judiciários tem de buscar atendimento no Fórum de São João do Araguaia.

Outro ponto abordado por Carlão é o maquinário agrícola do município que se encontra parado e não atende o pequeno agricultor que é a base da economia local. “A agricultura familiar tem de ser prioridade. Os tratores estão parados sem serventia, sem fomentar a produção agrícola no interior do município”, afirmou Carlão. O pré-candidato pontuou ainda que atualmente a Prefeitura possui seis tratores para atuarem exclusivamente no suporte ao pequeno trabalhador rural, mas isso não tem acontecido.

Combater o nepotismo e fortalecer o trabalho de assistência social também foram pontuados pelo pré-candidato como prioridades.

Apoios

Carlão comentou que sua luta para tentar chegar ao comando da Prefeitura de Brejo Grande tem contado com o apoio irrestrito de companheiro de seu partido o PCdoB. E destacou que o presidente estadual da legenda, Jorge Luiz Guimarães Panzera, o líder regional Sezostrys Alves da Costa e a presidente municipal, Maria Emilia de Souza Silva, não tem medido esforços para ajudar na transformação do município.

Os outros

Na próxima semana falaremos com os outros pré-candidatos, Ana Paula (PR) e Décio Lino (PDT).

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

17 Comentários

  1. confesso que me emoçionei ao ver o nome de um verdadeiro bravo, desbravador, desse antigo distrito, hoje pujante e bela cidade brejo grande do araguaia, o pioneiro, meu tio severino gomes pereira, ex vereador, na epoca são joão do araguaia, brejo grande, cidade que abriga boa parte da minha familia, sucesso a todos, em espeçial, tio severino.

  2. Fico feliz em saber que o camarada CARLÃO é candidato a prefeito de “Brejo” Um municipio cansado de bandidos transvertido de politocos que levam o povo a ruína. Brejo Grande do Araguia é carente de homens publicos comprometidos com a sociedade. Parabens Brejograndense! CARLÃO É A SOLUÇÃO!

  3. Meus amigos, estou aqui para lembrar algo sobre os supostos canditados,

    Carlão: Não sabe administrar nem a terra de seu pai Lição, pois o mesmo vendeu boa parte de seus para pagar contas do carlão, sem falar que ele não anda bem das bolas.

    Ana Paula: Por causa de dinheiro ela muda de partido como se muda de roupa, sem falar que ela esta suja na praça por dever muito.E a mesma promete muita coisa e não cumpre.

    Derço Lino: O Candidato Derço Lino, dizia que nunca iria apoiar a candidata TETE, acabou mudando de partido para se juntar a tucana por causa de dinheiro.sua mulher trata muito mal as pessoas quando vão comprar em sua loja,agora imagina o que eles vão fazerem se ganharem a prefeitura???

  4. Boa tarde de sábado a todos os cidadões!

    A verdade é que: “tem muito cacique para pouca tribo”.

    Acredita-se, que muitas candidaturas a toque de caixa, estão sendo sugeridas para valorizarem certos grupos políticos como forma de valorização dos correlegionados na hora da divisão da fatia da pizza, ou seja, secretárias e/ou cargos de poder. Que na verdade, a cidade de Brejo grande possui pouquíssimos políticos de voto, e muitos, mais muitos, de politicagem feita pelo sensacionalismo na mídia.

    O conselho aos cidadões que acreditam no melhor para a cidade é observar muito bem o histórico político e pessoal de cada pretenso candidato, pois a memória de muitos eleitores geralmente é curtíssima, deixando se influenciar por discursos políticos bonitos e eloqüentes, quando na verdade a cidade precisa mesmo é de líderes que são julgados pelos seus atos e atitudes e não de mestres magos no período eleitoral.

  5. Senhores! Não há candidato perfeito! Assim como não há ser humano perfeito. Todos têm suas falhas! Seus desejos, seus ideais! Acredito que qualquer um desses, errando ou acertando ainda sim, seria melhor para Brejo Grande, do que a atual gestão que já estamos acostumados a ver. São anos de experiência. Querem ainda mais? E o pior que sim! Querem muito mais… e não é o melhor para nos Brejo-grandenses, se não, fariam o bem a todo tempo durante todos os anos. Não há desculpas! Chega do descaso!

  6. a verdade e o seguint eu voto ai em brejo grande to completament por fora da administraçao atual, mas lhe digo uma coisa , essa adminstraçao nao e boa e outra minha familia toda se mudou dai ,porq prometeram tanto pra gent e na hora de compruir nada! so um de nossa familia mudou o voto dai mas o resto ainda votamos ai, mas ra ser sincero nao faço muito empenho de ir votar ai! aonde estamos atualmente ta ruim ,mas se relacionando ai ta bem melhor mas acredito eu que esse ano vai ter um prefeito (a) que vai mudar essa historia de brejoa grande uma cidade muito sofredora pela jestao atual! . desd a epoca que morei ai nunca consegui um emprego foi so eu chegar aqui em maraba e consegui me estabilizar!

  7. ESSA E PARA MARCOS , QUERO TE DIZER QUE NESTE MOMENTO NAO ENTRA NO MERITO QUESTAO PESSOAIS MAS ACHO QUE VC E UM CARA DESINFORMADO SUGIRO QUE VC QUANDO FOR CRITICAR ALGUEM SEJA MAIS INTELIGENTE., VC E UMA PESSOA QUE TEM SEU LADO TUDO BEM ,MAS PROCURE SER MAIS SABIO EM SUA S COLOCAÇOES POIS O POVO DO BREJO SAO PESSOAS ALTAMENTE INTELIGENTES E BEM INFORMADAS E NAO VAO SE VENDER POR NADA POIS ELES TEM SEU VAOR ,E O POVO DE BREJO PRECISA DE UMA OPORTUNIDADE E CONCORDO QUE TEMOS QUE COLOCAR UMA PESSOA QUE TEM CONHECIMENTO E QUE POSSA MUDAR A VIDA DAS PESSOAS , CHEGA DO POVO IR EMBORA POR FALTA DE OPORTUNIDADE ,O CONTINUISMO NAO VALE. BOA TARDE

  8. OLA PARABENS A VC CARLAO PARA ENFRENTAR ESSA DECADENCIA DESTA CIDADE TAO RICA E FARTA TEVE PRAZER DE CONHECER ESA CIDADE QUE SEMPRE MEU TIO FALAVA DE SOU SOBRNHO DO APARECIDO CONHECDO COMO BODAO MS QUANDO TIVE AI ANO PASSADO FIQUEI DECEPICIONADO COM TANTO RECURSO QUE VAI PARA CIDADE E NAO E APLICADO COMO DEVIA E AREA DA SAUDE QUE VC FALA E PIOR NEGACAO QUE VI PRESENTE PARABENS NA SUA CAMINHADA POLITICA

  9. e uma vergonha o q o atual prefeito causou a nossa cidade,kd as estradas prefeito,kd os medicos q era pra estar nos atendendo,kd as melhorias em nossas escolas…ana paula estamos awe para t dar o maior apoio vamos mudar um pouko da nossa historia…vamos vencer esta luta

  10. Morei muitos anos em Brejo Grande, o meu sonho é que essa cidade tenha jeito, mais pelo jeito mais uma vez o somho foi adiado, sinto muito que um candidato perfeito para administrar a cidade tenha perdido, esse povo merece mesmo viver desse jeito, CARLÃO era o homen certo. Essa cidade era pra ser uma das mais belas do interior do Pará, pois é pequena e fácil de administrar, as pessoas é que precisam compreender e escolher os seus representantes melhor.Um grande abraço a todos.

  11. o povo fala muito do geraldo, mas mesmo assim o cara é forte,,!!!é so acompanhar a campanha politica da cidade que irão ver o que o povo quer!!!! o comentario do marcos ta excelente,pura verdade!!!! agora o resto tem que aprender a escrever primeiro pra deixar qualquer comentario!!!abraços.

  12. Meu caro jovem de Brejo Grande, seu português é alarmante e não acredito q vc seja tão ruim assim devido a educação do município pq eu tbm estudei na cidade e consigo me comunicar sem q as pessoas zombem de mim!!! Aprenda a escrever, em seguida: vc terá moral p se pronunciar em questões mais complexas.

    Fica a dica!!!

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias