Connect with us

Bico do Papagaio

Canteiro de obras da UHE Estreito completa três anos e entra em sua reta final

Publicado

em

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Estreito completa nesta segunda-feira, 15, três anos de implantação. Desde o início das atividades até hoje, uma gigantesca estrutura foi erguida modificando o cenário da região. Marcos da obra como o desvio do rio Tocantins e os avanços na estrutura da casa de força, onde ficarão as turbinas geradoras de energia, sentenciam uma realidade: Até o início de 2011, o Sistema Interligado Nacional de Energia estará sendo abastecido com energia produzida entre os Estados do Maranhão e Tocantins.

Ao longo dos três anos do empreendimento e com a força de milhares de homens, tendo a obra chegado a picos de mais de oito mil trabalhadores diretos, a UHE Estreito superou grandes desafios e entra em sua reta final. “Graças ao empenho e dedicação desses trabalhadores, hoje o rio Tocantins corre pela estrutura de concreto de vertedouro. E Graças a eles também, teremos a primeira turbina gerando energia até o início do próximo ano”, declara o Gerente de Contratos do Ceste, Massilon Gomes.

Curiosidades do canteiro de obras

Dividido pelo rio Tocantins, o canteiro de obras da UHE Estreito possui 1.300 hectares de área e é uma verdadeira cidade dentro dos municípios de Estreito (MA), margem direita, e Aguiarnopólis e Palmeiras do Tocantins, margem esquerda, onde moram e trabalham cerca de quatro mil pessoas.

Para atender toda essa população, o canteiro conta com uma infraestrutrura de causar surpresa para quem nunca visitou uma obra dessa natureza. São três refeitórios, alojamentos com capacidade para até 3 mil homens, escritórios, ambulatórios médicos, áreas de vivência que disponibilizam aos trabalhadores sala de jogos, salão de cabeleireiro, lojas de confecção, doces e cosméticos, academia de ginástica, sala de cinema, oficina de arte, biblioteca, duas quadras poliesportivas, prática da capoeira, lanchonete, caixa 24hs, fábrica de concreto, fábrica de gelo, lavanderia, viveiro de mudas, salas de TV, aterro sanitário e estação de tratamento de esgoto.

Motivo de orgulho também, dentro do canteiro de obras, a “escola de produtividade” proporciona alfabetização aos funcionários. “Esse empreendimento foi uma benção pra mim. Além de estar trabalhando e ajudando minha família, estou tendo a oportunidade de ler e escrever”, declarou o armador Josenildo Sousa, que reside nos alojamentos do canteiro.

Para execução da atual fase da obra, estão mobilizados cerca de seis mil trabalhadores que utilizam uma grande quantidade de equipamentos e máquinas industriais necessárias para execução de obras civis de grande porte como é o caso da Usina Hidrelétrica Estreito. Até agora já foram usados no canteiro de obras da Usina, aproximadamente 720 mil metros cúbicos de concreto. Destes, foram 442 mil metros cúbicos na margem esquerda (vertedouro) e 278 mil metros cúbicos na margem direita (casa de força). Estima-se que ao final do empreendimento sejam utilizados 917 mil metros cúbicos de concreto, o suficiente para construir 11 estádios do porte do Maracanã.

A Usina Hidrelétrica Estreito é uma obra de utilidade pública realizada com investimentos da ordem de R$ 3,6 bilhões e faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, o PAC. Quando estiver em pleno funcionamento terá a capacidade para gerar 1.087 megawatts de energia, o suficiente para o abastecimento de uma cidade com 4 milhões de habitantes. ( Assessoria de Imprensa UHE Estreito)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
2 Comments

Bico do Papagaio

Municípios do Bico vão receber adicional no FPM em julho

Publicado

em

Os municípios do Bico devem receber reforço nos caixas no próximo dia 8 de julho. Os valores são referente ao 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), previsto na Emenda Constitucional 55/2007. Os recursos têm origem na arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda (IR) entre julho do ano passado e junho deste ano. 
 
Os recursos são uma estimativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que faz o cálculo com base nos dados da Receita Federal e no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias disponibilizado pela Secretaria do Tesouro Nacional. 

Segundo a CNM, a arrecadação da União com IPI e IR em 2021 será de R$ 487,842 bilhões. Se isso se confirmar, representa 7,48% a mais do que o previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021. A boa notícia para os cofres municipais é que, nos quatro primeiros meses deste ano, a arrecadação desses dois impostos está maior do que em 2020.
 
Somente entre março e abril, houve crescimento de 41,29% e 41,78%. 

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Rixa em bar tem tapa na cara, tiro de espingarda e prisão

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na noite de quinta-feira, 13, uma espingarda calibre 20, em poder de um homem de 36 anos, que acabou preso por porte ilegal de arma de fogo e também por efetuar disparo com a própria arma em vias públicas. A ocorrência se deu nas proximidades de um bar em um bairro de Araguatins, no Bico do Papagaio.

A equipe de policiais militares foi chamada para atender uma ocorrência nas proximidades de um bar, onde acontecia uma briga envolvendo o autor e outro homem de 38 anos, por motivos não revelados.


O autor disse aos policiais, que se encontrava no bar quando o homem de 38 anos, que também acabou sendo preso, chegou e começou a lhe agredir fisicamente com tapas, causando escoriações na cabeça e nas costas.

O autor também relatou à PM que após a agressão foi em sua residência e buscou a espingarda e apontou para o homem de 38 anos e só não atirou devido ter pessoas próximas. 

No momento da ação o autor acabou sendo contido por populares que estavam no bar, e que a espingarda disparou acidentalmente para o alto no momento em que ele era imobilizado. A espingarda foi escondida e entregue aos policiais militares a qual acabou sendo apreendida. 

Os dois homens e a arma de fogo foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Homem com mandado de prisão por furto é preso e também responde por dois homicídios

Publicado

em

Um homem de 29 anos, natural de Imperatriz/MA, acabou sendo preso na noite desta quarta-feira, 12, por volta das 23h50, em Tocantinópolis, em razão de um mandado de prisão em aberto.  

A guarnição da Policia Militar, durante a Operação “Ruas Seguras”, realizava patrulhamento pela cidade quando se deparou com o autor em atitude suspeita.

 
O homem recebeu ordem de parada e, feito busca pessoal no indivíduo, bem como consulta dos seus dados, no sistema, constatou-se que o mesmo possuía mandado de prisão em aberto, por furto, expedido pela 2ª Vara Criminal De Araguaína -TO, Comarca em que o autor também responde pela prática de dois homicídios.

Diante dos fatos, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, sendo, o indivíduo recolhido posteriormente, à Unidade Prisional de Tocantinópolis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze