Connect with us

Bico do Papagaio

Canteiro de obras da UHE Estreito reúne marcos e histórias em quatro anos de instalação

Publicado

em

Há quatro anos, exatamente no dia 15 de fevereiro de 2007, o Consórcio Estreito Energia (CESTE), iniciava na divisa dos estados do Maranhão e Tocantins, os primeiros serviços de terraplanagem para a instalação do canteiro de obras de um dos maiores empreendimentos de geração de energia elétrica em construção no país: a Usina Hidrelétrica Estreito. No lugar onde antes era apenas uma imensa área de terra, hoje reúne importantes marcos e histórias de milhares de trabalhadores.

Histórias como a do senhor Pedro Ferreira Lima, operador de martelete ou marteleteiro da obra que, coincidentemente, comemorou 61 anos de idade no dia 15 de fevereiro. Morador de Estreito (MA), ele começou a trabalhar na hidrelétrica em junho de 2008, como ajudante. Até então, só tinha trabalhado como lavrador.

“Este é o meu primeiro emprego numa obra deste tamanho. Tenho orgulho de fazer parte da construção desta importante Usina para o Brasil e para o meu Estado”, ressalta seu Pedro acrescentando que, com o trabalho na obra, conseguiu comprar um lote e construir uma casa em Estreito. “Além da experiência, também conquistei o sonho da minha casa própria, graças à oportunidade que tive aqui”.

Com potência instalada de 1.087 megawatts de energia, o suficiente para o abastecimento de uma cidade com quatro milhões de habitantes, a Hidrelétrica de Estreito deve começar a operar a primeira de suas oito unidades geradoras já neste primeiro semestre do ano. Toda sua estrutura emociona mesmo aqueles que já vivenciaram a experiência de trabalhar em outras hidrelétricas.

“Cheguei aqui em junho de 2007, quando tinha apenas o rio. Trabalhar em barragem é uma paixão da minha vida e ver hoje a dimensão dessa obra é muito gratificante e me passa a sensação de dever cumprido”, comenta o Gerente de Contratos do Ceste, Massilon Gomes. Ele é um dos primeiros engenheiros do Consórcio a atuar no empreendimento e que possui mais de 30 anos dedicados à construção de hidrelétricas, tendo trabalhado também em Tucuruí (PA), Paulo Afonso (BA) e Xingó (SE/AL).

Canteiro de Obras

Com uma área de 1.300 hectares, o equivalente a mais de mil campos de futebol juntos, o canteiro de obras da UHE Estreito possui hoje uma grande estrutura erguida nos municípios de Estreito (MA), margem direita, Aguiarnópolis e Palmeiras do Tocantins (TO), margem esquerda.

Para atender aos milhares de trabalhadores dessa gigantesca obra, o canteiro possui uma estrutura de cidade, com aterro sanitário, estação de tratamento de esgoto e coleta seletiva de lixo, além de refeitórios, alojamentos, ambulatórios médicos, áreas de vivência que disponibilizam aos trabalhadores sala de jogos, salão de cabeleireiro, loja de confecção, academia de ginástica, lanchonete, biblioteca, quadras poliesportivas, escola e palco para shows.

Motivo de orgulho para o Ceste, a Escola de Produtividade já possibilitou a alfabetização e a conclusão do ensino fundamental (1º ao 5º ano) a 200 alunos-trabalhadores. Outros 12 fazem o curso atualmente.

Fora isso, numa parceria com o SENAI/MA e integrando o Programa Jovem Aprendiz do Consórcio Rio Tocantins (CRT), foram ofertados os cursos de Rotinas Administrativas e Nível Básico de Edificações (armador, carpinteiro, pedreiro e eletricista predial). Ao todo, 54 trabalhadores concluíram os cursos em 2010 e, já neste ano, outros 96 estão participando das aulas. A idade deles varia de 18 a 65 anos.

O Presidente do Consórcio Estreito Energia (Ceste), José Renato Ponte, destaca que uma obra como a Usina Hidrelétrica Estreito é importante em qualquer lugar do mundo. “É uma obra que vai trazer energia e incrementar o desenvolvimento do país, graças ao empenho de milhares de mulheres e homens que se dedicaram a ela”, finaliza.

Serviços

O canteiro de obras tem ainda um Centro de Visitantes, localizado próximo à entrada. O espaço é o ponto de partida de grupos de visitantes formados por estudantes, representantes do poder público (legislativo, executivo e judiciário) e funcionários de empresas de diversos setores que querem conhecer as obras da hidrelétrica e, num futuro bem próximo, a Usina em funcionamento. Desde a inauguração do Centro de Visitantes, em fevereiro de 2010, mais de 1300 visitas já foram registradas no local.

Grupos que desejam conhecer o canteiro de obras da UHE Estreito podem entrar em contato pelo telefone 0800.280.9191 ou enviar um e-mail para [email protected] solicitando a visita.

Outro dado curioso do canteiro de obras da UHE Estreito é a Plataforma de Coleta de Dados Ambientais, instalada próximo ao Centro de Visitantes. Ali, via satélite, são repassados dados referentes à previsão do tempo na região, ao Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), parceira do Ceste para esta ação. No site da Usina Hidrelétrica Estreito (www.uhe-estreito.com.br) é possível conhecer este serviço.

Informações gerais – Usina Hidrelétrica Estreito

Capacidade instalada: 1.087 MW

Localização: no Rio Tocantins, na divisa dos estados do Maranhão com Tocantins

Mão de obra diretamente empregada no pico das obras: 10 mil diretos e 25 mil indiretos

Área do reservatório: 555 km2, incluindo a calha natural do Rio Tocantins

·         Municípios da área de abrangência: Estreito e Carolina (Maranhão) Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Filadélfia, Darcinópolis, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante e Tupiratins (Tocantins)

·          Unidades Geradoras: oito turbinas tipo Kaplan

·          Acionistas: GDF SUEZ/Tractebel Energia, Companhia Vale do Rio Doce, Alcoa e Camargo Corrêa

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Homem morre em acidente envolvendo moto e ônibus

Publicado

em

Um acidente na noite deste domingo, 19, na cidade de Augustinópolis, no Bico do Papagaio, deixou uma vítima fatal. O sinistro ocorreu na Avenida Goiás, entrada da cidade e envolveu uma motocicleta e um ônibus.

O motoqueiro conhecido como Dui, de 43 anos, acabou sendo atingido pelo pneu traseiro do ônibus e morrendo no local.

Segundo relatos do motorista do ônibus, ele trafegava pela via e foi surpreendido pelo motociclista, que invadiu a faixa em que o ônibus estava.

A Polícia vai investigar as circunstâncias do acidente.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: UBS é reinaugurada e Alberto Moreira anuncia novas aquisições para Saúde

Publicado

em

No último sábado (18) aconteceu em São Miguel do Tocantins a reinauguração da Unidade Básica de Saúde I e a entrega de um aparelho de ultrassom, da emenda parlamentar do deputado Amélio Cayres. Além disso, o prefeito Alberto Moreira anunciou a parceira com uma clínica para a realização de exames de mamografia e a aquisição de medicamentos para o abastecimento das farmácias nas UBS.

“Hoje reinauguramos a Unidade Básica de Saúde em nome de um ex-funcionário que perdeu a vida trabalhando por São Miguel do Tocantins. E também recebemos do deputado Amélio Cayres o aparelho de ultrassom que já está funcionando, também anunciamos recursos vindo da bancada estadual do deputado Amélio Cayres, são 200 mil reais para aquisição de medicamentos que vão atender a todas as unidades básicas de saúde”, explicou o prefeito Alberto Moreira.



A Unidade Básica de Saúde I passou por uma revitalização, contemplando telhado, instalações elétricas e hidráulicas, consultórios, móveis, equipamentos de saúde, climatização, além de placas de identificação e adesivo com informações para os pacientes e servidores. Além disso, a UBS agora tem um nome: José dos Santos Noleto.


Autora do projeto de lei que determinou o nome da UBS, a vereadora Neila Paixão, explica a homenagem. “Conhecido carinhosamente como seu Zeca, ele tem uma história no nosso município. Eu tive o prazer de conviver e trabalhar com ele nesse período que ele prestou serviço ao nosso município. Ele deixou um legado, não só na minha pessoa, como um profissional ético, mas na história de São Miguel. Não poderíamos deixar de homenagear um homem tão honrado, de uma família de tamanha grandeza dentro do município de São Miguel”, disse a vereadora.

A UBS agora também contará com um aparelho de ultrassom, um equipamento muito aguardado pela Saúde do Município. “Com a emenda do deputado Amélio, nós recebemos esse equipamento. É um equipamento moderno, completo. Se você andar no norte do Tocantins, você não vai encontrar um equipamento com essa qualidade. Então o município está de parabéns pela aquisição do equipamento e mais ainda a população porque nós temos hoje a capacidade de resolver muitas coisas aqui no município sem precisar sair para outros lugares” explica o médico especialista em ultrassonografia, Dr. Aldino Benigno.

O equipamento já está em funcionamento e a paciente Edinete Ferreira, 42 anos, foi uma das pacientes atendidas neste sábado na UBS. “Eu gostei, não demorou não. Aqui mudou pra melhor, a gente tá vendo aqui tudo bem explicadinho, as placas, melhorou”, contou Edinete. Sobre os exames, a paciente destaca a importância. “A gente que precisa, a gente sabe o quanto isso é importante, principalmente depois dos 40 anos, então é muito importante pra gente não precisar esperar muito” destacou.

São Miguel do Tocantins conta hoje com dermatologista, psiquiatra, ginecologistas, psicóloga, nutricionista, clínicos gerais, pediatra, cardiologista, fisioterapeuta, educadora física, e dentistas. “Se você for ver e andar no estado do Tocantins, cidades do tamanho de São Miguel as vezes não contam nem com um médico, e hoje nós temos, com o esforço do prefeito Alberto, essa quantidade enorme de especialistas e de clínicos trabalhando” destaca o Dr. Aldino Benigno.

Outra novidade anunciada na solenidade foi a parceira para a realização de exames de mamografia e raio-x. “A população agora vai contar com exames de mamografia e raio-x, com a parceria do nosso prefeito. Hoje a gente tem visto que tem melhorado bastante a saúde do município”, diz a secretária de saúde Eudilene Florêncio. (Stephanne Menezes)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta segunda, 20

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze