Bastidores
Carlesse e Mourão planejam juntar PHS e PT
Na coluna Antena Ligada, desta quinta-feira, 21, no Jornal do Tocantins, o jornalista Emerson Alencar, adiantou a criação de um bloco partidário liderado pelos deputados Mauro Carlesse e Paulo Mourão, juntando PHS e PT.
Leia a nota:
“Um novo bloco partidário surgirá em breve. Formado pelo PHS, PT e pelo menos quatro outros partidos, o grupo teria dois pré-candidatos ao Governo para 2018. Pelo PHS o presidente da Assembleia, deputado Mauro Carlesse, e pelo PT o deputado estadual Paulo Mourão. A proposta do grupo é criar musculatura no processo eleitoral e dar força à pré-candidatura de Carlesse e Mourão. Ao que parece, o fato de ter dois pré-candidatos num único grupo não seria problema. A estratégia é quem estiver mais forte no momento eleitoral e apresentar melhores condições para se candidatar e disputar a eleição será o nome defendido pelo grupo”.

Bastidores
“Auxílio Emergencial precisa chegar à população ainda este mês de março”

“Boa notícia para quem aguarda a chegada do novo auxílio emergencial. Concluímos no Senado a votação da PEC 186/2019, que abre caminho para o governo federal pagar novas parcelas do benefício para a população mais atingida pela ”pandemia” da fome que estamos vivendo no Brasil”
“Agora, o texto precisa ser votado pela Câmara dos Deputados antes de entrar em vigor. O valor, a duração e a abrangência do novo auxílio serão definidos pelo Executivo. Tenho conversado com as principais lideranças do Congresso e a expectativa é de que a proposta seja aprovada em definitivo na semana que vem. Temos que dar uma resposta rápida para que o dinheiro chegue à população ainda este mês”
As falas são do senador Irajá Abreu (PSD).
Bastidores
Turismo da região Norte deve criar roteiros amazônicos integrados com foco na pesca esportiva

A parceria entre os estados da Amazônia Legal para o fortalecimento do turismo e a construção de ações integradas, a serem coordenadas pelos atores do desenvolvimento em suas regiões, foi pauta de reunião ocorrida nesta sexta-feira, 5.
A reunião dos secretários de turismo da região Norte do país buscou alternativas para a inclusão dos produtos turísticos divulgados individualmente pelos estados, em uma proposta de integração para o fortalecimento da Amazônia Legal. O objetivo é unir os roteiros com perfis turísticos similares e, assim, elevar a atração de turistas nacionais e estrangeiros.
Dentre os produtos turísticos, que devem ser impulsionados com a integração dos roteiros amazônicos, está a pesca esportiva, um segmento que proporciona, aos turistas, grandes emoções e um contato direto com a natureza. Além disso, propicia uma aproximação com outros segmentos, como turismo rural, etnoturismo, turismo de experiência e turismo de aventura, com um grande impacto na economia local.
Já as ações de promoção, a serem realizadas pelos gestores, contemplam a criação de um portfólio de produtos turísticos unificado com os principais atrativos de cada Estado, com divulgação em revistas, mapas, redes sociais, sites, feiras, congressos e demais eventos direcionados ao turismo.
Novas ações
Dentre as ações pactuadas pelos estados durante a reunião, e que devem ser executadas pelos gestores, está a de construir uma agenda de produção de informações para compartilhamento, visando à integração de conteúdo promocional para peças publicitárias; propor um calendário de eventos híbridos (presencial e virtual) da região, para lançar os segmentos prioritários em cada estado e à elaboração da Carta Turismo na Amazônia – Roteiros Amazônicos Integrados pelos Secretários de Turismo da Região Norte.
Participantes
A reunião contou com a participação da superintendente do Turismo, Maria Antônia Valadares; do superintendente Estadual de Turismo de Rondônia, Gilvan Pereira Júnior; do diretor do Departamento de Turismo de Roraima, Bruno Muniz de Brito; e do secretário de Estado de Turismo do Pará, André Orengel Dias, além de técnicos das pastas de turismo dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. (Henrique Lopes)